Uncategorized

Significado de urbe e suas definições

Significado de urbe

Algumas palavras do nosso dia a dia são ditas há muito tempo por nós mas poucas vezes realmente sabemos dizer qual o seu significado e de onde ela veio. Como temos uma gramática infindável, fica cada vez mais difícil recordar a origem e os motivos que levaram algumas dessas palavras a entrarem em nosso vocabulário diário. Hoje conheceremos a palavra urbe.

Significado da palavra urbe

A palavra urbe nada mais é do que um sinônimo para se referir a cidade. De acordo com o dicionário, a palavra designa de um centro geográfico e social, constituído por um elevado aglomerado de habitantes e uma grande quantidade de oficios administrativos, mercantis, profissionais, educativos, científicos, artísticos, entre outros.

Dentre muitas palavras do nosso vasto vocabulário essa, com certeza, você não conhecia, e provavelmente não se lembra quando ou como a usou. Mas por esse motivo estamos aqui para desvendar sua origem e seu significado.

Língua portuguesa

  • Dentro da língua portuguesa estão as definições gramaticais da palavra urbe que você encontra no texto abaixo:
  • A classificação gramatical da palavra urbe é de um substantivo feminino;
  • Além disso sua divisão silábica é: ur-be;
  • Os sinônimos mais conhecidos da palavra urbe referem-se a cidade, município e povoação;
  • O termo possui 4 caracteres, sendo eles 2 consoantes e duas vogais;
  • Outras palavras vizinhas, que nada mais são que palavras que aparecem antes ou depois da palavra em questão ser consultada no dicionário são: urbano, urbanoide, urbanólogo, urbe, urbícola, urbi et orbi e urca;
  • O plural do termo urbe é urbes.

Significado de urbe

Definição

A palavra tem origem do latim, e vem do radical urbs, que é o equivalente ao encontrado em quaisquer termos que sejam alusivos aos conceitos de cidades. Como por exemplo nas palavras subúrbio, urbanizado e urbano.

A definição encontrada em Portugal para esse termo implica a uma povoação de um local, mas que é superior a uma vila. Ou seja, é caracterizada pelo número elevado de habitantes, definido por uma elevada condensação populacional, assim como bases de uma organização, condições indispensáveis de uma economia avançada, serviços básicos de uma sociedade e condições substanciais de uma sociedade.

Outra definição encontrada, mas que é menos usual, é que urbe também pode ser atribuído a um projeto de construção de edificações.

Ainda no latim, a palavra apresenta-se como um declínio da conjunção ablativa do radical urbs. Em outras palavras, o significado de urbe corresponde áquilo que em nossa língua portuguesa é um adjunto adverbial de lugar.

Sua variante latina, urbi, é a inclinação do caso dativo, que indica alusão, orientação e direção na complementação dos verbos e dos substantivos.

Em outras palavras, o termo urbi reflete da mesma forma tudo aquilo que corresponde à cidade, do mesmo modo que é alusiva a Roma. A cidade italiana é o retrato absoluto do que é a urbi.

A expressão urbi pode ser encontrada também em um dito latino, utilizado pelo Papa da Igreja Católica, durante suas celebrações e bençãos nos dias da Páscoa e do Natal, “Urbi et Orbi”, que em termos literais significa “à cidade de Roma e ao mundo”.

Entendendo a expressão Urbi et Orbi

Esse termo originário do latim se refere ao início de um pronunciamento romano, mas na atualidade é intitulado como as bênçãos da Páscoa e do Natal, no momento em que o Papa destina tais bênçãos aos fiéis na Praça de São Pedro na Itália.

Para demonstrar a totalidade da igreja católica ao mundo, do alto da famosa varanda central da Basílica de São Pedro, o Papa costuma realizar esse pronunciamento em 63 línguas diferentes, para que todos sintam-se abençoados pelo Pontífice.

A finalidade mais significativa para essa benção é por ela assentir arrependimento para os fiéis que se confessaram, praticaram a comunhão e não cometeram qualquer pecado mortal durante o ano, e principalmente durante o período da Quaresma, que é finalizada com a missa de Páscoa.

Significado de urbe

Variação da palavra urbe

Uma das variações da palavra urbe é a palavra urbano. Esse termo origina-se também do latim urbanus, que significa algo como aquele que é pertencente a uma cidade. O significado de urbano está relacionado diretamente todo aquele ou aquilo que está pertencente com a vivência, a existência ou a presença na cidade.

Sejam eles indivíduos habitantes desse local ou suas edificações. É um termo que contrapõe a palavra rural, que é relativo a tudo que é originário e situado no campo, ou ao interior.

O ambiente urbano possui inúmeros elementos que contrapõem e contrastam com os componentes do meio rural. São inúmeros os exemplos, como o elevado número da população, a infraestrutura desenvolvida como as rodovias, transportes públicos, instituições de ensino, hospitais, área residencial, comercial e industrial, as vastas opções encontradas para lazer e entretenimento como nos shoppings e uma grande variedade de centros culturais.

Outra característica muito marcante é da vida urbana é por conta do frenesi, inquietação do dia a dia, transtornos no deslocamento como no trânsito, poluição sonora e visual, agitação e descontrole emocional. O meio rural já apresenta mais sossego, tranquilidade, calmaria e menor agitação para com os afazeres do dia a dia.

O estilo de vida de quem está localizado no meio urbano é representado por pessoas ativas, que se encontram sempre estressadas e com pressa para completarem suas tarefas em prazos apertados. São caracterizados como consumistas, tanto de lazer e moda quanto de novidades tecnológicas.

O modelo de vida urbano é definido também pela alimentação regrada em fast-foods, congelados e produtos industrializados. Assim como evidentes complexidades de problemas na esfera sociocultural, como o crime, racismo, subdesenvolvimento dos mais pobres e desemprego.

Considerações finais

O termo urbe é tão antigo quanto a história da escrita, e seu significado atravessa ao longo dos anos mudanças geográficas que se adaptaram ao conceito do que é a sociedade. Crescendo junto com as cidades que se desenvolviam, ela foi responsável também pela afirmação de um estilo de vida e comportamento de pessoas em um local superpovoado e desenvolvido. A urbe faz parte das contingências da cidade denominando tudo aquilo e aquele que nela vive.