Tecnologia

Veja o significado de Messenger

Na mão de muitos, nos celulares de todos nós! Venha entender o que significa o termo messenger e saber mais sobre os tão famosos aplicativos que nos prendem às telinhas dos smartphones!

Antigamente, o MSN Messenger era um fenômeno. Ele surgiu como um programa para conversas instantâneas entre usuários da internet em qualquer parte do planeta.

De propriedade da Microsoft, ele foi lançado em 1999 e mudou de nome para Windows Live Messenger. Mas, claro, a evolução desses “mensageiros” não parou por aí!

O significado de “messenger”

Messenger não é apenas o nome pelo qual é conhecido o programa Windows Live Messenger. Para quem ainda não sabe, messenger significa “mensageiro” em inglês. Criado pela Microsoft, softwares como esses nos permitem uma comunicação instantânea entre dois e até mais usuários.


Apesar de ter origens como um chat, ele cresceu até virar um software completo e ajudar a criar uma nova geração de aplicativos, facilitando a troca de arquivos e qualquer tipo de comunicação.

Os aplicativos mensageiros

Com os aplicativos com função messenger, você pode fazer mais do que apenas conversar, mas hoje em dia ainda fala e realiza videoconferências em tempo real!


Outra opção que oferece os aplicativos messenger é a possibilidade de enviar mensagens a usuários que embora não estejam online, podem receber mensagens assim que se conectarem.

Aplicativos com função “messenger”

Vem com a gente conhecer alguns aplicativos mais baixados para trocas de mensagens instantâneas! Apesar de os aplicativos desempenharem a mesma função de mensageiro, pequenas diferenças sempre vão existir, a começar pela interface gráfica.

Ainda é bom lembrar que esses chamados “apps” estão disponíveis para download gratuito nas chamadas “lojas de aplicativos” dos celulares.

Telegram

Esse messenger tem as mesmas funções que todos, como a troca mensagens de texto, fotos e vídeos entre seus usuários. Algumas funções são do aplicativo são a troca de arquivos variados e acessá-los de dispositivos distintos ao mesmo tempo, como computadores e tablets.

Facebook Messenger

Um dos mais completos e populares, ele ligado diretamente à rede social Facebook, embora seu download possa ser feito à parte na loja de aplicativos. Além da tradicional troca de arquivos e mensagens, esse messenger permite ainda compartilhar arquivos, fotos e até emoticons.

 

Por ser gratuito, o Messenger não cobra por mensagens, ficando a cargo do seu plano de dados. Uma vantagem desse mensageiro é trocar mensagens entre os amigos do Facebook e também para os contatos da sua agenda, apenas inserindo o número do telefone.

messenger

Para o bate-papo em grupo, crie quantos grupos de pessoas quiser e envie as mensagens. Basta dar um nome e definir a foto de cada participante, tudo num só lugar.

No caso de fotos e vídeos, grave e tire selfies e fotos diversas diretamente do app, enviando-os com um simples toque.

Lembrete importante: suas ligações são gratuitas! Fale o quanto quiser até mesmo com contatos de outros países. Mas essas ligações são grátis apenas por wi-fi. Aqui valem as regras das cobranças sobre os dados que você contratou!

Como todo mundo quer sair bonito na foto, aqui você ainda vê uma prévia de suas fotos, selfies e vídeos antes das postagens e sem sair da conversa. Após escolha a melhor, você também pode gravar e enviar mensagens de voz.

Como recursos adicionais, o Facebook Messenger indica quando cada pessoa viu suas mensagens. Outro recurso válido é o de poder encaminhar mensagens para contatos que não estavam na conversa original.

Enfim, para procurar pessoas ou grupos e entrar em contato com eles facilmente, é só ativar a localização por GPS que o mensageiro acha as pessoas que você poder estar procurando na sua região.

Como é fácil saber quem está online no Messenger, você ainda pode criar atalhos para fácil acesso a qualquer conversa já feita direto da tela inicial.
Hangsout

Esse já é um messenger vinculado ao Google, embora possa ser usado mesmo por quem não tem um perfil associado à sua rede social. Mesmo assim, ter uma conta Google acaba sendo imprescindível.

Criado com a função de ser outro simples bate-papo, suas atualizações mais recentes incorporaram a ele a possibilidade de enviar SMS, criar grupos com dezenas de membros, trocar emoticons e fotos.

Além do mais, esse mensageiro também realiza chamadas de vídeo entre dois usuários ou até 10 pessoas ao mesmo tempo.

Messenger

Skype

Esse é outro messenger da Microsoft e um dos mais utilizados. Embora seja criado para conversas de vídeo entre pessoas ao redor do planeta, o mensageiro Skype ainda permite trocas de mensagens de texto.

Sua instalação como quase todos os outros. Pode ser no celular, computador, tablete e até mesmo numa TV smart, apenas requerendo o aplicativo.

Aqui, nas chamadas de vídeo, além de ouvir você ainda pode ver tudo. Você pode se reunir com vários parentes e amigos numa chamada com qualidade HD.

Com o recurso de chat, você alcança pessoas imediatamente, envia mensagens, chama a atenção com menções e até criar uma sala em grupo para planejar reuniões e encontros de família.
Na hora de compartilhar, use e abuse do envio de vídeos e fotos para a família toda e amigos. Por segurança, você também pode salvar esses arquivos diversos.

No caso das chamadas de voz, evite a câmera e realize chamadas para quem quiser pelo messenger Skype.

Para expressas melhor todas as suas ideias, adicione e incremente a conversa com emoticons, arquivos GIF, imagens variadas da web e ainda faça anotações sobre as imagens.

Aqui também vale lembrar que todas as chamadas de Skype para Skype são grátis, mas os custos das taxas de dados da sua operadora podem ser incidir. Para resolver isso, nossa dica é investir em planos de dados ilimitados ou a boa (e cada vez mais nova) rede com conexão wi-fi!

ZapZap

Parece aquele aplicativo famoso, mas podemos dizer que o mensageiro ZapZap é nossa “versão brasileira” do WhatsApp.

Como vantagens, o ZapZap oferece a criação de grupos temáticos para possibilitar uma maior interação entre as pessoas mais próximas, a partir da ativação dos serviços de localização por GPS.

About the author

yasmin