Geral

Hakuna Matata: o que significa, de onde surgiu e como se popularizou?

Uma das maiores expressões no final do século passado foi Hakuna Matata. Presente até hoje nas conversas, o termo vem do suaíle, uma das línguas mais faladas da África. Caso tenha curiosidade em ter mais informações além das apresentadas no desenho O Rei Leão, leia mais abaixo.

O significado de Hakuna Matata

Um dos desenhos mais famosos da Disney foi O Rei Leão. Lançado em 1994, contava a história de animais na África. Focava na vida de Simba, um leãozinho que era despossado de seu reino após a morte de seu pai.

Em sua saga pela savana africana se encontra com dois amigos. Um suricate e um javali. Que ficaram conhecidos como Timão e Pumba. Os dois levavam a vida de maneira tranquila e para isso utilizavam um termo para defini-los: Hakuna Matata.

Como eram dois animais que andavam livremente e despreocupados, cantarolavam o termo. Ele significa sem problemas, sem encrencas, está tudo bem.

Segundo o Google Tradutor, utilizado como fonte de pesquisa mundialmente, Hakuna significa não. E Matata, no suaíle, significa problema, vicioso. Assim, a melhor tradução seria sem problemas.

Mais histórias sobre o termo

O momento em que Timão e Pumba cantam para Simba uma música em que no refrão havia Hakuna Matata ficou eternizado na memória de várias crianças.

Muitos acharam que era uma expressão inventada pelos criadores do desenho. Ao contrário, não é uma expressão em inglês, e sim a junção de palavras de um idioma africano.

O filme O Rei Leão e sua consequência foram importantes também para que a África ganhasse maior visibilidade. Para entender melhor o que significa a expressão, sempre se lembre que mesmo com as misérias da África, seu povo ainda é feliz.

A expressão reapareceu nos filmes seguintes de O Rei Leão. Ela é um dos marcos do filme e de uma geração. Sendo comum entre aqueles que assistiram ao último filme lançado em 2004 e quem assistiu ao primeiro em 1994 usarem a expressão.

Quem possui o DVD do desenho, pode conhecer um pouco mais sobre como a Disney descobriu o termo. Ali, pessoas da equipe do desenho afirmaram que descobriram a frase em um guia turístico. No DVD, se contava sobre um safari no Quênia e como a experiência seria Hakuna Matata, sem problemas, sem preocupação.

Porém há especulações de que a expressão tenha sido utilizada pela primeira vez em uma música dos anos 1980. E a utilizava com o mesmo significado que do filme.

Porém na África não é tão comum escutar a expressão, mas sim Hamna Shida, que significaria com mais clareza sem problemas. Assim, caso vá a um safari na África do Sul ou em outro país do continente, não imagine que todos precisam te entender caso diga Hakuna Matata. Respeite a cultura e aprecie as belezas da natureza.

Somado a isso, o termo também, atualmente foi alvo de várias discussões.

Hakuna Matata

A apropriação cultural em Hakuna Matata

Uma das principais discussões que atingiu a música e o filme foi a possibilidade de ser uma apropriação cultural.

Com o uso da cultura africana para comercializar, a Disney foi acusada de se apropriar do termo. Ativistas da África revisaram a música e afirmaram que usar o termo é desconsiderar a história do continente. E passaram a dizer ao mundo que a expressão não é da África, e não da Disney.

Há até mesmo um abaixo assinado pedindo para que a Disney reconheça que o termo não é deles. Apesar da empresa sempre ter deixado claro que não era uma palavra em inglês ou que ela tivesse inventado, os ativistas querem reconhecimento.

Entretanto, independente das discussões, não é possível negar que a música ficou muito famosa. Influenciou muitas pessoas e é utilizada até mesmo pela psicologia pra animar as pessoas. Para fazer com que elas não se importem tanto com os problemas, que fiquem menos estressadas e aproveitem melhor os momentos.

Em um tempo em que somos tão nervosos, Hakuna Matata é uma possibilidade de respirar.

Porém, nunca se esqueça que é um termo que veio da África e sempre faça a referência devida. E, sempre que puder, elogie essa cultura, tão rica, mas que seu povo sofre tanto em decorrência de guerras e miséria.

Oscar, um prêmio merecido

No ano de 1995, a música ganhou o Oscar de melhor Música Original. Naquele ano, o prêmio já era esperado, visto que foi cantada por inúmeras crianças e adultos. Segue sendo cantada até hoje. A melodia da música foi de autoria de Elton John. E a autoria da letra era de Tim Rice.

A trilha sonora original de O Rei Leão era tão aclamada que não concorria somente com uma canção naquele ano. Mas com 3. E concorria com outras duas músicas de dois outros filmes.

Assim, não restava dúvida de que o prêmio seria ganho. Era um reconhecimento. Em sua história, a canção não foi desenvolvida da noite para o dia. A música teve mais de uma versão até chegar à última e seria eternizada.

Hakuna Matata

Uma vida Hakuna Matata

Como os personagens do desenho animado da Disney, é melhor levar uma vida mais tranquila. Caso esteja na fase dos 30 anos, escute a novamente. Lembre-se de quando era uma criança e como a vida era mais leve.

Isso pode te dar mais ânimo para seguir nas atividades diárias.

Mesmo diante dos momentos mais difíceis, levar a vida da maneira tranquila te fará tomar melhores decisões. Algo que pode evitar uma das doenças mais comuns no dia de hoje, a depressão.

Timão, Pumba e Simba tinham uma amizade muito forte. Isso os fez com que encarassem as aventuras a que foram submetidos de maneira mais leve. Ou seja, no seu ambiente de trabalho, quando as questões ficam mais tensas, tente respirar.

O Rei Leão não era apenas um desenho para crianças. Era uma lição de vida para muitas pessoas e conseguiu ser eternizada no refrão de uma música.

Diante dos problemas e desafio da vida, diga Hakuna Matata! Encare os problemas com seriedade, mas não se deixe abalar por eles e seja feliz!

About the author

yasmin