Geral

Minions: quem são? Quando e como surgiram?

Você com certeza já ouviu falar de minions. Esse nome se tornou muito popular na última década. Eles estão em todos os lugares: estampas de camisetas, canecas, pelúcias, meias, gorros, cadernos e mais.

Os famosos ajudantes do Gru, vilão no filme Meu Malvado Favorito, são pra lá de inconvencionais e desastrados. Sempre metidos em confusão e considerados o alívio cômico da cena, os minions são os fiéis escudeiros do vilão da franquia.

Mas você sabe porque essas criaturinhas amarelas fazem tanto sucesso nos cinemas? O que significa o nome “minion”? Eles foram inspirados em reais experimentos nazistas?

Veja também – Significado de Oakley

Ficou curioso para esses e outros fatos sobre esses mascotes? Continue lendo o nosso artigo!

Significado de minion

A palavra “minion” significa “ajudante”, “auxiliar” ou “favorito”, em alemão.

O que são os famosos “minions”?

Os leais companheiros de Gru são criaturas milenares, que surgiram na Terra muitos anos antes dos homens. A função de um minion é obedecer aos vilões, isto é, auxiliá-los no cumprimento de seus planos maquiavélicos.

Os minions trabalham como as engrenagens de um vilão, colaborando para seus objetivos. Esse encargo remonta ao início dos tempos, e especula-se que os minions ajudaram os maiores vilões desde o período pré-histórico. Por obra das trapalhadas dos minions, nenhum desses “chefões do mal” teve um desfecho feliz.

Essa mítica é abordada na franquia Meu Malvado Favorito, onde os minions são introduzidos para humanizar o vilão Gru.

O filme “Minions”

Não é de se estranhar que esse estrondoso sucesso e popularidade tenha dado frutos capitais. Após o estouro de Meu Malvado Favorito, os ajudantes amarelos ganharam seu próprio spin off. No filme solo, é narrada a história dos minions e de como chegaram ao seu manda chuva, o vilão Gru.

Dessa vez, eles elegem um novo vilão para oferecer seus serviços desastrados, mas leais. O vilão em questão não é ele, mas ela: após as confusões mais malucas, os minions encontram, na Antártica, a vilã Scarlet Overkill.

Scarlet está obstinada a ser a primeira mulher a dominar o mundo e minions vão ajudá-la nessa missão – ou atrapalhá-la. A diversão é garantida nessa oportunidade de conhecer melhor essas criaturinhas amarelas e milenares.

Minions

Verdadeiro ou falso: os minions foram baseados em experimentos nazistas?

No ano de 2015, uma foto ganhou inúmeros compartilhamentos e viralizou na internet. Na imagem, é possível distinguir um grupo, presumivelmente de crianças, vestindo uniformes similares aos dos minions. Os trajes evocam os macacões fechados e esféricos, além dos visores semelhantes aos dos personagens amarelos.

O texto onde a imagem é anexada afirma que o termo “minions” era utilizado pelos cientistas nazistas. Esse termo, segundo o texto, servia para se referir às crianças submetidas aos experimentos com químicos. O produto químico em questão se chamaria Cyklon-B, e teria sido popular na época da Segunda Guerra Mundial.

Afinal, é verdade ou fake news?

A imagem que circulou pela internet, sendo associada aos minions, não tem qualquer relação com os mascotes da Illumination Entertainment. A foto tampouco pode ser linkada ao nazismo.

A famosa imagem foi postada no Facebook, por um usuário chileno que pretendia lançar um experimento: o quão propensas as pessoas são a acreditar no que leem na internet sem checar fontes?

O teste, porém, tomou proporções inesperadas. O número de compartilhamentos alavancou e a fake news é espalhada até hoje como uma informação verídica.

O que está acontecendo na imagem viralizada?

Mas se não são os embriões dos minions ou vítimas do nazismo, quem são essas pessoas na imagem? A imagem data do ano de 1908, pelo menos vinte anos antes do nazismo alemão (ocorrido entre 1933 e 1945). A reunião não se trata de um grupo de crianças, mas de adultos encarregados de testar a roupa de mergulho.

Os mergulhadores presentes na fotografia foram os pioneiros da Royal Navy, localizada no Reino Unido. A foto é de propriedade do Museu Nacional da Marinha, situado no Reino Unido.

Curiosidades sobre os Minions

De onde vieram?

Mas se os ajudantes amarelos não foram inspirados em experimentos nazistas, quais as referências dos criadores? De acordo com os próprios, os ajudantes amarelos, mais conhecidos como minions, foram inspirados em dois filmes: Star Wars e Fantástica Fábrica de Chocolate. Mais especificamente em Jawas e Oompa Loompas, respectivamente. E aí, consegue fazer a ligação?

Um contraponto

Apesar de se tratarem de “peões” para os maquiavelismos dos vilões, os minions representam um contraponto. Eles foram introduzidos à franquia de Meu Malvado Favorito para humanizar o vilão Gru. Com o decorrer do desenvolvimento de seus backgrounds, os minions ganharam mais profundidade e até mesmo um spin off.

Minions

Mascotes

Os minions são tão queridos entre os diretores que, além de virarem mascotes da Illumination Entertainment, foram dublados pelos próprios. É isso mesmo: foram os diretores de Meu Malvado Favorito que dublaram os amarelões mais queridos das telonas!

Mais inspirações

Mas a inspiração não para em Star Wars e Fantástica Fábrica de Chocolate. E se disséssemos que as referências passaram também por Frajola e Piu Piu? Você lembra do episódio em que o pássaro amarelo se transforma em um monstro através de uma fórmula? O episódio muito famoso, utilizado como memes nas redes, serviu de base para a criação da versão maligna dos minions. Nessa versão, os ajudantes deixam de ser amarelos para se tornarem roxos, a cor oposta ao amarelo no espectro das cores.

Genética

Os minions são muito parecidos entre si, pois possuem o mesmo código genético. Mas apesar do DNA, os bichinhos apresentam algumas diferenças. Entre eles, existem os minions de um olho e de dois olhos. Além disso, é possível que os minions exibam cinco tipos diferentes de cabelos e penteados. Mas existe uma característica que não varia: todos os minions apresentam somente três dedos em cada uma das mãos.

O idioma

Você já deve ter se perguntado qual o idioma falado pelos minions. No início, os criadores queriam apostar no idioma francês. Porém, os produtores interferiram na escolha. Segundo eles, a língua francesa poderia ser um obstáculo na popularização dos bichinhos. Numa tentativa de globalizá-los, os produtores criaram um idioma que contempla o russo, francês, inglês, coreano, italiano e espanhol. Essa familiaridade seria um elemento decisivo para a identificação e diálogo dos minions com os telespectadores.

About the author

giovanna