Geral

Oakley: o que é? O que significa?

Empresa norte-americana, fundada em 1975, a Oakley é reconhecida mundialmente pela produção de óculos de sol, roupas e artigos esportivos. Os desenhos originais, a qualidade das peças e as cores vibrantes tornaram a empresa cobiçada entre jovens e esportistas do mundo todo.

Além de seus produtos, a empresa é vista como referência de criatividade e inovação. Ela foi capaz de se reinventar ao longo do tempo, sem abrir mão de seu jeito irreverente e sua busca permanente por oferecer produtos modernos e de qualidade.

O que é Oakley?

Oakley Inc. é o nome da empresa, especializada na produção de óculos, roupas e itens para esportes, fundada por Jim Jannard no estado da Califórnia, Estados Unidos.

Veja também – Significado de cleptomaníaco

A tecnologia inovadora e o design futurista dos produtos Oakley fizeram com que a marca conquistasse consumidores e fama por todo planeta. São óculos, relógios, mochilas, bonés, calçados e roupas para uso diário ou desenhadas para uso específico em esportes diversos como natação, ciclismo, esqui, entre muitos outros.

Criada com apenas 300 dólares, a Oakley inicialmente vendia manoplas para pilotos de motocross. Com o passar do tempo, a empresa foi ampliando o seu foco de atuação e passou a produzir óculos projetados para o uso durante a prática esportiva e também artigos para outros esportes e roupas de uso diário.

O forte investimento em tecnologia, associadas às estratégias de marketing deram visibilidade e tornaram a empresa referência no setor de produtos esportivos. Uma tática bem-sucedida da empresa foi patrocinar atletas vencedores, de diversas modalidades, que ajudaram a divulgar o nome e os produtos da empresa pelo mundo.

Após conquistar um bom espaço no mercado de óculos, a empresa chegou até mesmo a comprar alguns concorrentes, e em 2007 a Oakley se uniu ao grupo Luxottica que já era dona da marca Ray-Ban, criando assim um dos maiores conglomerados de óculos do mundo.

Atualmente a empresa está presente em mais de 100 países, inclusive no Brasil, possui mais de 3.000 funcionários e fatura cerca de US$ 1.5 bilhão de dólares anualmente. São mais de 300 lojas que vendem artigos de vestuário e equipamentos esportivos.

Os maiores concorrentes da Oakley são a Adidas, Nike e a Reebok. E para se manter em condições de igualdade e competição com estes fortes competidores a empresa investe no desenvolvimento de produtos inovadores e esteticamente atraentes.

Oakley

Significado de Oakley

A palavra Oakley era o nome dado por Jim Jannard à sua cadela de estimação que era da raça Setter inglesa. A sonoridade e facilidade de pronuncia da palavra levaram Jim a acreditar que este seria um nome apropriado para a empresa que ele estava criando.

Criatividade, estilo e inovação talvez sejam as melhores expressões para designar como a palavra Oakley é vista por quem a admira por sua forma de trabalhar e pela qualidade de tudo que ela produz.

A Oakley é considerada uma empresa jovem e moderna que está sempre associada à melhoria contínua e a busca por criar produtos inovadores, que sejam práticos, úteis e bonitos.

O símbolo da Oakley

A logomarca da Oakley sofreu várias mudanças ao longo dos anos, tendo adotado diversos tipos de letras para composição do nome. Porém a evolução visual da marca atualmente é considerado um bom exemplo de marketing bem-sucedido.

A letra inicial do nome da empresa é o principal ícone desta marca global. Um “O” em formato oval é rapidamente identificado como a representação da Oakley. Variações da logomarca, que já foi representada com diversos tipos de texturas e estilos demonstram que a empresa conseguiu o maior objetivo de marketing de todas as empresas, que é ser facilmente reconhecida por quem é e também quem não é seu consumidor.

Produtos inovadores Oakley

Ao longo dos anos a empresa conquistou mercado, e fãs, por meio da qualidade e inovação de seus produtos. Foram diversas inovações que fizeram a Oakley ser reconhecida como uma inovadora e que investe muito em tecnologia e em design.

Dentre os inúmeros exemplos de produtos de sucesso, destacam-se os óculos de prescrição, óculos de sol com tocadores de MP3 integrados, óculos com telefone utilizando a tecnologia Bluetooth, mochilas específicas para alpinistas, botas anti-fogo desenvolvidas para o exército norte-americano, entre outros.

Botas de caminhadas na neve, sapatos para pilotos de carros e jogadores de golfe, relógios, moda fitness e equipamentos para esportes radicais são outros exemplos da diversidade de produtos oferecidos pela companhia ao redor do mundo.

Apesar da grande variedade de produtos disponíveis a empresa ainda depende em grande parte das vendas de óculos. Eles representam cerca de 75% do faturamento anual da companhia. É uma dependência perigosa que a Oakley procura diminuir através de seus outros produtos.

Hoje o catálogo de produtos é extenso e renovado periodicamente. São acessórios de moda, como cintos, carteiras e bolsas, artigos esportivos como roupas, agasalhos e sapatos de uso específico além de uma vasta gama de outros itens que garantem o crescimento das vendas e a popularidade da marca.

A inovação e o sucesso dos produtos Oakley faz com que a empresa seja considerada uma das mais modernas e bem-sucedidas do mundo. Isto é o sonho de toda empresa, vender muito e ser reconhecida. Porém, isto traz uma consequência indesejável que é a grande pirataria que a empresa sofre em vários cantos do mundo.

Oakley

Futuro da Oakley

A associação da empresa com o grupo italiano Luxxotica, que também produz óculos sob licença para várias grifes como Channel, Polo Ralph Lauren, Prada, Tiffany, Versace, Vogue fez aumentarem as expectativa do mercado quanto ao futuro da empresa.

O dinheiro proveniente da negociação, somado ao conhecimento que este grupo também possui sobre as áreas de moda e acessórios permitem imaginar que a empresa fará grandes investimentos para continuar produzindo produtos de ótima qualidade e inovadores. É uma forte parceria que pode aumentar o mercado e a fama da empresa.

Muitos analistas afirmam que esta associação poderá levar a empresa à um dilema: continuar sendo uma marca jovem e esportiva ou tornar-se de vez um grife mundial? Os próximos passos da empresa dirão qual será o caminho escolhido e como ele vai influenciar para o futuro e os produtos da empresa.

About the author

yasmin