Geral Língua Portuguesa

O que significa lúdico? Saiba mais sobre o conceito da palavra

O que é e o que significa lúdico?

Lúdico, do latim ‘ludos’, tem o significa relacionado a atividades de jogos e divertimento, mas no sentido de recreação. Exemplos de atividades lucidas são: visitas ao clube, à praia, jogos de cartas com os amigos, etc. Ou seja, são atividades que proporcionam prazer e entretenimento aos envolvidos.

Atividades lúdicas têm o seu conceito assemelhado ao conceito da palavra ludismo, ou seja, com o ato de brincar. Logo, quando alguém faz referência ao termo ‘atividades lúdicas’, essa pessoa está se referindo a atividades divertidas e prazerosas.

Veja também – O que é onomatopeia?

A palavra ‘lúdico’ também é muito utilizada em escolas para alguns tipos de ensinamentos, pois são excelentes estratégias para ativar o cérebro e incentivar o conhecimento.

Além disso, ainda existem os discursos ou textos lúdicos, que possuem origem cultural e são produzidos com o intuito de divertir o leitor ou o ouvinte.

Lúdico sinônimo

Para um maior entendimento, podemos pegar como exemplo algumas palavras que são consideradas sinônimos de lúdico. Confira:

  • Divertido, recreativo, prazeroso, brincalhão, alegre, etc.

Exemplos com a palavra lúdico

  • Ela organizou um jogo lúdico que envolveu a todos.
  • Atividades lúdicas são essenciais para o aprendizado.
  • A apresentação lúdica arrancou o sorriso de todos os telespectadores.

o que significa lúdico

Lúdico na educação infantil

As iniciativas lúdicas são essenciais na aprendizagem, principalmente das crianças que estão sendo alfabetizadas.

A importância desse tipo de iniciativa é para que os envolvidos nesse método de ensino consigam assimilar o aprendizado ao divertimento e, dessa forma, não desistam de aprender por não achar os estudos uma coisa prazerosa.

As atividades lúdicas na educação infantil incentivam a criatividade e auxiliam no desenvolvimento intelectual. Resumindo, é essencial para chamar atenção e fazer com que as crianças se apaixonem pelo ensino.

Além disso, as atividades lúdicas  ainda ajudam no desenvolvimento cognitivo, psicológico e social das crianças, pois é através desse tipo de iniciativa que as crianças conseguem se expressar e criar relacionamentos sociais.

Dessa forma, podemos dizer que atividades lúdicas na educação infantil possuem um papel fundamental para o preparo dos alunos tanto para o meio acadêmico quanto para o funcionamento do mundo.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica