Uncategorized

Subsídio: o que é, qual o significado?

Todo subsídio pode ser o auxílio financeiro ideal para contribuir para que organizações e pessoas possam sobreviver a suas dificuldades. Afinal, é preciso superar momentos de crise e fases em que a economia do Brasil anda preocupando empresas de diversos setores, instituições governamentais e principalmente o cidadão comum.

E você, já pensou em entender mais sobre o que é o termo “subsídio”? Acompanhe este nosso artigo e saiba mais sobre sua definição, exemplos e como ele pode auxiliar em diversos aspectos da nossa economia.

O que é subsídio

De forma geral, todo subsídio pode ser definido como um ajuda, auxílio, benefício e até mesmo um aporte. Na prática, ele representa um importante papel em nossa economia, por ser um valor financeiro concedido e fixado por corporações ou pelo Estado para obras de interesse público ou beneficência.

Como forma direta de auxílio monetário concedido por poderes públicos, subsídio ainda pode significar a contribuição financeira concedida a particulares e empresas com a finalidade fundamental de socorrer ou prestar ajuda. Para entender melhor essa situação, como simples exemplo etmos o subsídio destinado a vítimas de acidentes naturais e enchentes.

No Brasil, além de também ser denominado como os vencimentos recebidos por parlamentares como deputados, senadores e vereadores, o termo subsídio também é classificado como a quantia que o governo concede por meio de convenções e acordos e os dados e as informações relevantes usadas como pilar para defesas jurídicas, estudos e relatórios, por exemplo.

Os significados

Outro exemplo das várias palavras derivadas do latim, o vocábulo “subsídio” tem origem da palavra subsidium, resultado da composição entre os termos “sub” e “sedere”. Analisando dessa forma, a preposição “sub” pode equivaler ao nosso “sob” e significar “abaixo”. Já o termo “sedere”, ele é um verbo de origem latina e significa “se sentar”.

Como resultado, o conceito por trás da palavra subsidium pode ser a de uma força ou de alguém escondido, abaixado, como se esperasse a hora certa para agir. Mas, entre uma série de áreas e situações para seu emprego, o vocábulo “subsídios” pode apresentar significados variados. Confira abaixo alguns exemplos mais comuns.

  • Concessão monetária realizada entre Estados da federação, por meio de acordos e tratados;
  • Valor entregue, sem contrapartida, pelo Estado a coletividades e empresas;
  • Auxílio oferecido pela União a instituições indivíduos ou empresa devido a certas circunstâncias ou condições;
  • A contribuição pública em dinheiro para atividades e obras de interesse da população.

Sinônimos de subsídio

Para aprender alguns sinônimos e suas áreas mais comuns de emprego, confira abaixo como você pode substituir a palavra “subsídios” adequadamente.

Como auxílio econômico

Incentivo, financiamento, custeio, contribuição, achega, subvenção, aporte.

Como ajuda financeira

Benefício, adjutório, auxílio, ajuda, assistência, recurso, socorro.

Como vencimento dos parlamentares

Proventos, rendimento, vencimento, salário, ordenado, honorários.

O conceito de subsídio

Para você compreender melhor o emprego do vocábulo, podemos dizer que subsídio é o auxílio ou a ajuda econômica usada de forma extraordinária concedida por órgãos oficiais. Para exemplificar seu emprego, temos o subsídio por desemprego e por invalidez, como os mais comuns.

Mas ainda é preciso ressaltar que ele pode ser destinado para missões e objetivos diferentes, assim como os subsídios para a estimulação de produção e consumo de determinados serviços e bens.

Outra forma de utilização é o de prover ajuda financeira por um determinado tempo até que momentos de crise sejam superados, como já citamos no caso do subsídio por desemprego. Neste caso, um trabalhador despedido ou que perde seu emprego, pode ter acesso a uma ajuda econômica por um certo período.

Exemplos em frases

Você já deve ter ouvido o termo subsídio em jornais, revistas e noticiários da TV. Mas vale conferir aqui, em nossos exemplos, como ele costuma ser empregado em frases.

  • A empresa quis pedir subsídio, mas o Estado estava rejeitando sua proposta;
  • Além de ganharem um alto subsídio, os senadores ainda têm direito ao auxílio moradia;
  • Em apenas um ano, o subsídio concedido representou grande parte do PIB nacional;
  • O couro era pago como um subsídio à Coroa inglesa;
  • Em muitos países, o teto máximo relativo ao subsídio supera as dívidas internas;
  • Com a ajuda do subsidio, milhares de famílias tem condições de melhorarem de vida.

Tipos de subsídio

Para melhor compreensão das vantagens e emprego de um subsidio, confira algumas áreas em que o recurso traz benefícios diretos.

Subsídio habitacional

Esse é um dos vários recursos oferecidos pelo Estado, criados para facilitar a aquisição de uma casa própria por famílias que comprovam baixa renda. Neste caso, o subsídio vem em forma de um valor liberado para ser empregado para diminuir parcelas de financiamentos imobiliário, principalmente pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Fornecendo um bom desconto, ele torna o valor final compatível com cada orçamento doméstico e, mesmo direcionado para quem tem direito, facilita a compra do imóvel.

Subsídio por desemprego

Como já citamos, o caso do subsídio por desemprego é o valor a receber que compensa a perda dos rendimentos em situações de perda de emprego. No geral, ele é concedido em parcelas mensais, embora ainda possa ser repassado de uma só vez para os trabalhadores que queiram abrir o próprio negócio.

Subsídio agrícola

Importante para o agronegócio, o subsídio agrícola também garante ajuda financeira para produtores agrícolas. Isso porque eles recebem do governo uma ajuda visando reduzir o custo final de financiamento de produtos, aumentando a competitividade dentro dos mercados internacionais.

Em geral, todo o subsídio que é direcionado à agricultura está seguido de outras vantagens, como a taxa de juros mais baixa que a do mercado, certas barreiras sanitárias e fiscais para produtos importados similares, redução de alguns impostos, facilidades para financiar a compra de insumos, defensivos agrícolas, adubos e até maquinários.

Licença-maternidade

Para auxiliar mais o cidadão comum, ainda vale destacarmos o subsídio conhecido como licença-maternidade, destinado especificamente a mulheres grávidas. Neste caso, cada Estado faz uso dessa prática para alcançar uma certa meta social. Como simples e fundamental exemplo, esse subsídio ajuda milhares de famílias a cobrir todas as suas necessidades básicas, assim como melhorar o acesso do casal à cesta básica.

Comentar