Geral

Ilusão de ótica: significado e exemplos. Confira!

O que é ilusão de ótica?

Você certamente já se deparou com alguma imagem contraditória que bagunçou a sua visão e até prendeu a sua atenção por um tempo. Esse efeito nesses tipos de imagem, que confunde a visão humana é chamada de Ilusão de Ótica. 

Enquanto o cérebro pode processar alguns dos atributos da imagem ou objeto, há aspectos que são enganosos e, portanto, levam a erros no processo perceptivo.

Veja também – O que é arco-íris? Como se forma? Quais as cores?

Estamos rodeados de ilusões de óptica e a televisão é um exemplo. Ela é um conjunto de imagens estáticas que parecem ter movimento quando são apresentadas de forma rápida.


O conhecimento e o estudo sobre ilusões de óptica começaram em 1915 com o cartunista W. E. Hill que publicou o primeiro desenho e ficou conhecido mundialmente.

Tipos de ilusão de ótica

Ilusão de ótica literal

Quando o cérebro recebe uma informação visual, ele preenche detalhes ou lacunas que na verdade não existem. Junto com o olhos, eles escolhem e focam em objetos específicos que fazem com que parte da imagem apareça de um jeito ou de outro.


Dependendo do que o cérebro escolhe para focar, ele pode perceber duas imagens diferentes em uma, esse tipo de ilusão de ótica é a ilusão literal.

ilusão de otica

Na imagem acima, por exemplo, o artista desenhou apenas a uma mulher jovem, de perfil. Porém, como nossa mente usa bordas para identificar objetos e pessoas, vemos não só a mulher jovem desenhada, mas também os traços de uma mulher velha.

Ilusão de ótica cognitiva

Uma ilusão cognitiva refere-se ao tipo de ilusão que distorce o conhecimento e as suposições de quem está olhando em relação a um elemento ou objeto físico e seu ambiente.

O médico alemão, Hermann Helmholtz, sugeriu que uma ilusão cognitiva surge quando há uma interação com as crenças e suposições do mundo, resultando em inferências inconscientes.

São quatro os tipos de ilusão de ótica cognitiva:

  1. Geométrica-ótica: ilusões de ótica geométrica são aquelas que apresentam distorções do comprimento, forma, tamanho, curvatura e/ou posição;
  2. Ambígua: ilusões ambíguas são imagens de objetos que desencadeiam uma troca entre possíveis alternativas no nível perceptivo. Essas ilusões incluem os chamados “objetos impossíveis”;
  3. Ficcional: as ilusões de ficção são ilusões que provocam a percepção de uma figura que não está realmente presente no estímulo;
  4. Paradoxais: as ilusões do paradoxo são aquelas que são feitas por objetos paradoxais ou improváveis.

Ilusão de ótica fisiológica

As ilusões fisiológicas são os efeitos nos olhos ou no cérebro da estimulação excessiva de um tipo específico de caráter, como brilho, inclinação, cor, movimento, e assim por diante.

ilusao de otica

Exemplos de ilusão de ótica

A maioria das teorias sobre a ilusão de movimento na arte óptica tem a ver com a incapacidade do cérebro de processar as diferentes cores e formas simultaneamente.

ilusao de otica

Para simplificar, há tanta coisa acontecendo em imagens desse tipo que o movimento é percebido onde realmente não existe nenhum.

ilusao de otica

O círculo laranja da esquerda é menor do que o da direita, certo? Errado! Ambos possuem o mesmo tamanho. Os círculos ao redor dão essa impressão de tamanho.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice