Geral História

O que é o Código Morse? Para que serve? Entenda tudo!

O Código Morse é um sistema de representação de letras, números e sinais através de um sinal codificado, composto por pontos, traços, espaços e alguns sons longos e curtos. Esse sistema é composto por todas as letras do alfabeto e todos os números, e é funcional em quase todas as línguas.

As mensagens são transmitidas através de intervalos de som (apito) ou luz (lanterna), podendo ser captadas por diversos aparelhos, como, por exemplo, o radiotelégrafo e o telégrafo.

Origem do Código Morse

A criação do Código Morse data o ano 1835, quando o norte-americano Samuel Morse revolucionou o cenário da comunicação á distância mundial. O inventor, além de criar o sistema de codificação, também foi o responsável pela criação, poucos anos antes, do telégrafo, um aparelho que era bastante utilizado no século XIX para transmissão de mensagens a longa distância.

Veja também – Significado de cronograma capilar

Desse modo, a utilização do Código Morse se popularizou rapidamente, atingindo praticamente todos os países europeus. Em 1865, após a realização de algumas modificações no sistema, o Congresso Internacional Telegráfico regulamentou o Código Morse Internacional, que proporcionou maior dinamismo às comunicações.

Porém, com o avanço tecnológico e criação de meios de comunicação mais eficientes, como o telefone e o rádio, o código morse entrou em desuso, sendo comum apenas em meios militares e na comunicação interna de grandes navegações.

A radiotelegrafia, usando o código Morse, foi de fundamental importância durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente na transmissão de mensagens entre os navios de guerra e as bases navais de diversos países envolvidos no conflito.

Antigamente era exigido o total conhecimento do código para se especializar em áreas de aviação ou marítimas, pois o uso ainda era pertinente. Hoje em dia, entretanto, é necessária somente um conhecimento básico para ingressas nessas áreas.

Como ler o código Morse?

Como foi dito anteriormente, todas as letras, números e símbolos do alfabeto possuem suas devidas representações no Código Morse.

O código Morse internacional é composto de seis elementos:

  • Sinal curto, ponto ou ‘dit’ (·)
  • Sinal longo, traço ou ‘dah’ (-)
  • Intervalo entre caracteres (entre pontos e traços)
  • Intervalo curto (entre letras)
  • Intervalo médio (entre palavras)
  • Intervalo longo (entre frases)

Por sua vez, a representação do alfabeto é a seguinte:

codigo morse

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice