Língua Portuguesa

Definição e significado de concerto (e diferença para conserto)

A nossa língua portuguesa é cheia de pegadinhas, afinal, uma única palavra possui significados diferentes, sem contar que um termo pode ter a mesma pronúncia, mas uma escrita diferente. No fim das contas, uma expressão muito parecida pode ter um significado completamente oposto, como ocorre no caso das palavras concerto e conserto.

Essas naturalmente não são as únicas palavras que nos confundem na hora da escrita, existem muitas outras, mas é fato que essa incerteza em particular costuma deixar muita gente com a “pulga atrás da orelha”.

Não é por acaso, portanto, que o português é uma das línguas mais difíceis de aprender, até mesmo para o próprio brasileiro.

Mas não se preocupe, ao menos a definição da palavra concerto e a diferença para conserto, você vai dominar perfeitamente a partir de hoje. Na sequência apresentamos uma série de detalhes para que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto. Confira!

Veja também Significado de paráfrase

Significado das palavras concerto e conserto

Algumas pessoas ao se depararem com essas palavras acreditam que uma delas está escrita de forma errada. Não por acaso, não são raras as discussões entre aqueles que afirmam que a forma correta da escrita é com C e os que defendem que é com S.

No fim das contas, porém, ambas estão escritas de maneira correta, o que muda na prática são seus respectivos significados.

A palavra conserto, escrita com a letra S, significa que algo será consertado, ou seja, é a realização de um reparo em algo. Isso pode ser um conserto de eletrodoméstico, conserto de celular, conserto de roupas, dentre outras coisas que podem ser consertadas.

Já a palavra concerto com C, tem um significado voltado a uma sessão de música, como por exemplo, o concerto do cantor Roberto Carlos, um concerto beneficente ou um concerto de rock.

concerto

Os verbos Concerto e Conserto

Sim, as duas palavras são relacionadas a verbo. Nesse caso, conserto e concerto são provenientes dos verbos consertar e concertar, respectivamente, sendo que elas estão na primeira pessoa do presente do indicativo no singular.

A palavra conserto

Aqui o conserto equivale à palavra reparação, que vem do substantivo masculino. Conforme já destacado, ela tem como sinônimo o reparo. Relacionando bem essa palavra fica mais fácil usá-la de forma correta.

Basta lembrar que ela diz respeito a reformar algo, remendar para consertar. Bons exemplos da colocação da palavra em uma frase são: “o conserto do relógio ficou barato” e “esta mesa está precisando de conserto”.

A origem da palavra conserto vem do latim consertu, por essa razão ela deve ser escrita com a letra S na sílaba dois: con-ser-to.

A palavra concerto

Já aqui o termo concerto escrito com a letra C, diz respeito a um espetáculo musical, conforme já sugerido previamente. Ela também é um substantivo masculino, mas está relacionada com sons que derivam de instrumentos musicais, orquestra ou cantores.

Apesar disso, o concerto com a letra C além de ter referência com música, também pode ser usada quando ocorre um acordo ou um pacto entre duas ou mais pessoas.

Ela pode ainda ser sinônimo de sarau, recital, acordo, combinação, ajuste, concordância, consonância, harmonia, composição, simetria e reunião.

Bons exemplos de uso da palavra concerto em uma frase são: “vamos apreciar um concerto de música clássica” e “a Madonna sempre lota seus concertos”.

A origem da palavra concerto vem do termo italiano concerto, tendo a letra C na segunda sílaba: con-cer-to.

Sendo assim a palavra concerto vem do verbo concertar, e o verbo concertar possui principalmente a referência no que diz respeito a entrar em acordo, de forma que haja harmonia entre pessoas.

Por sua vez tem como sinônimo termos que significam acordar, combinar, harmonizar, concordar, compatibilizar, acertar, compor e assentar.

Nesse caso, entre os bons exemplos de uso da palavra concerto em frases, estão: “para colocar um basta nesse problema eu concerto com você” e “eu concerto com meu pai, pois o amo”.

concerto

As palavras concerto e conserto e sua pronúncia

Você pode ainda não ter percebido, mas existe uma pequena alteração na pronúncia das palavras concerto e conserto, mas apenas quando diz respeito ao verbo ou aos substantivos.

Veja, nos substantivos masculinos, quando pronunciada as palavras conserto e concerto, pronuncia-se vogal, mas também fechada (ê).

Já quando o assunto é o verbo conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, pronunciam-se de formas diferentes, deixando as palavras conserto e concerto com a vogal, mas também abertas (é).

Como você pode ver a cima, as palavras concerto e conserto possuem a mesma fonética, tendo a mesma pronúncia ao falar, mas possuem escrita e significados completamente diferentes.

Quando isso ocorre na língua portuguesa, recebe o nome de homófonas. Para nos deixar um pouco mais confusos, nossa língua portuguesa possui várias palavras homófonas além das palavras conserto e concerto.

Temos por exemplo as palavras cinto e sinto,  cozer e coser e cela e sela,  bem como acento e assento, isso só para citar algumas. É necessário estudar bem cada termo para não errar na hora de escrever determinadas palavras.

Isso porque um simples deslize pode comprometer completamente o que você está escrevendo, mudando completamente o sentido da frase pretendida.

Por isso mesmo, agora que conhece o significado das palavras concerto e conserto, já sabe que ambas estão escritas da forma correta, mas que o significado de uma não tem relação alguma com o que significa a outra.

Saiba, portanto, o momento certo de se concertar com alguém, de mandar consertar algo quebrado e de ir a um concerto.

Parece complicado, mas na medida em que você for praticando a escrita pensando exatamente no que dizer ao escrever cada palavra, saberá qual é a correta em cada ocasião.

Se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, volte sempre que necessário a este artigo e tire suas dúvidas. Aqui em nosso site definição.net, você encontra mais que um simples dicionário.

Buscamos esclarecer todas as dúvidas relacionadas aos diferentes tipos de palavras e termos, tanto em português, quanto em inglês e até mesmo em latim, além de outras línguas.

Seja sempre bem-vindo e fique à vontade para compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

About the author

yasmin