Finanças Expressões em inglês Siglas

ETF é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores

ETF – Exchange Traded Fund é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores e que pode ser explicado como uma cestinha de ações compostas por empresas que possuem ações na Bolsa e que representam algum índice de ações mais negociadas.

Em resumo, um ETF seleciona os índices das melhores ações e faz um pacote delas para vendas, e podem ser encontrados no Home Broker de corretoras.

Significado de ETF

Como investir em uma ETF

Os ETFs são recomendados para quem tem interesse em começar a investir na Bolsa de Valores, pois são vendidos como ações e possuem cotas.

Veja também – GVT – Global Village Telecom

Hoje, é possível comprá-los a partir de R$500,00. Mas lembrando que, para adquiri-los, é necessário comprar cotas, ou seja, frações daquela ETF, que variam de acordo com cada uma delas.

Por exemplo, o ETF do BOVA, que é do índice Bovespa, pode ser adquirido a partir de dez cotas. Já outros podem ser adquiridos por mais ou menos cotas.

Sendo assim, não há um número determinado de cotas que podem ser adquiridas, pois, dependendo do caso, pode variar.

Taxas pagas na ETF

Os ETFs possuem taxas de administração e imposto de 15% ou 20% sobre o lucro da operação.

Peguemos como exemplo um ETF que foi adquirido por mil reais e vendido no dia seguinte por mil e quinhentos. O imposto cobrado, neste caso, será de 15% sobre os R$ 500,00 que renderam. Caso a ETF seja adquirida e vendida no mesmo dia, o imposto é maior. Passa a ser de 20% sobre aquilo que valorizou no sua venda.

Significado de ETF

Rendimento de um ETF

Não é possível afirmar o rendimento de um ETF, pois ele faz parte da renda variável e não é possível afirmar o que pode ou não acontecer com essa renda variável.

É por esse motivo que é muito importante estudar bastante o mercado de valores antes de investir e saber que ETFs são investimentos de risco e que você tanto pode perder dinheiro quanto ganhar.

Então, depois de estudar bastante, avalie o quanto esses índices estão variando, pois não é porque uma ação é muito negociada que significa que ela será muito valorizada.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica