Expressões em inglês

Mindfulness é uma técnica que faz o indivíduo se concentrar no momento presente

Mindfulness

A partir de uma nova forma de meditação, a técnica do mindfulness é rotina para muitas pessoas. Assim como executivos, empresários, estudantes e até personalidades. Já que sua finalidade é atingir a atenção plena, ajudando praticantes a se conectarem a fundo consigo mesmos.

Além do mais, a técnica ajuda a administrar melhor questões da vida pessoal e até profissionais que são workaholic. Entre essas questões, estão o estresse, as pressões diárias, a falta de concentração, problemas de relacionamento e o cansaço mental.

Por outro lado, o mindfulness ainda pode ser usado para ajudar na prevenção de diversas doenças. Afinal, o mais importante no processo é que você aprenda reeduque sua vida colocando em prática os melhores valores da vida.

A definição de mindfulness

Enquanto a meditação tradicional procura limpar a mente visando maior harmonia, a prática do mindfulness visa focar apenas no presente. Com uma tradução que remete ao termo “atenção plena”, a técnica ainda auxilia a reduzir casos de ansiedade e diversas fobias.

Sendo assim, para você fazer sessões, basta reservar apenas alguns minutos do seu dia. Já que o momento precisa de atenção total, visando melhorar as sensações e a respiração do seu corpo.

Com isso, é claro afirmar que o mindfulness é a forma mais atual para você ficar focado apenas nas questões do presente. Pois é preciso ter consciência total de suas emoções e sensações relacionadas à sua rotina cotidiana.

Sobretudo, essa é uma forma para você vivenciar de modo intenso cada fato que ocorre no dia. Seja sentindo suas roupas, pela própria noção de respiração e até mesmo perceber o ambiente ao seu redor.

Uma exigência da técnica é evitar qualquer distração cotidiana. Ao passo que, para enfrentar esses problemas, o método demanda exercícios para você aprender a concentração no agora.

A partir dessas técnicas e exercícios de concentração, sua atenção ficará plena para realizar a rotina diária com mais foco. Como os atos de se alimentar, trabalhar, estar com pessoas queridas e até viajar.

Mas o mindfulness ainda tem mais benefícios. Já que ela pode aumentar a criatividade, as sensações de relaxamento e felicidade e até os prazeres profissional e pessoal.

Mindfulness

Origem da técnica de mindfulness

Embora muitos pensem, a técnica não é oriental. Pelo contrário, ela surgiu numa universidade de Boston, Estados Unidos, no fim da década de 1970. Posto que ela fora criada a partir de estudos com o hospital da instituição.

Vale lembrar que seu criador já sabia sobre budismo e meditação. A partir daí ele foi convidado para aplicar a técnica no tratamento de enfermos com problemas de adaptação a remédios.

Então, com o desenvolvimento de um programa, sua meta era ter um grupo de pacientes para promover mais bem-estar e qualidade de vida geral. Por certo, os resultados foram prósperos, pois o mindfulness nem apresenta resistência para algumas religiões.

Enfim, no fim do programa, equipes médicas se surpreenderam com o método, empregando-a em demais hospitais. Com isso, seus benefícios forma conquistando mais pessoas, incorporando a técnica dentro do dia-a-dia.

Por dentro de algumas técnicas de Mindfulness

Com as rotinas agitadas, o foco da técnica pode ficar comprometida, assim como a saúde mental e até mesmo sua memória. Contudo, a prática vai ajudar você a se desligar de coisas irrelevantes ao mindfullness.

Por isso que a técnica é uma atividade comum às rotinas de profissionais de várias áreas. Tudo para que as metas sejam auxiliar a combater o estresse e a tomar decisões. Assim, confira abaixo certas técnicas para você praticar o método.

A caminhada meditativa

Aqui, a meditação é feita durante caminhadas, apenas respirando e mantendo foco total na ação de caminhar.

A meditação e a compaixão

Aqui o processo envolve pensar tanto em pessoas queridas quanto em pessoas indiferentes a você. Com isso, a conexão movida pela técnica vai motivar você a contatar seus sentimentos maduros e positivos, resultando num bem-estar pleno.

Meditação da respiração com mindfullness

Nesta técnica, todo o foco precisa estar na respiração. Ou seja, como dica nos exercícios, você pode pensar numa forma de contagem para melhorar a concentração, assim como focar numa parte do corpo para reorientar sua mente ao notar desatenção.

Movimentos em mindfulness

Também com manobras e gestos corporais, você pode melhorar a consciência entre corpo e mente. Para isso, procure ainda notar os comandos da mente para o corpo.

Fazer um escaneamento corporal

Essa é uma prática de meditação para você prestar mais atenção ao seu corpo. Mesmo que algum instrutor guie seu foco, você pode desenvolver mais consciência sobre cada sensação corporal.

Mindfulness

Os benefícios do mindfullness

Entre os mais variados e comprovados benefícios, o conceito dessa prática não tem origens místicas, transcendentais nem esotéricas. Aliás, ela tem bases numa metodologia científica, sendo desvinculada de qualquer crença ou religião.

Conforme psicólogos e especialistas internacionais, pesquisas já comprovaram cientificamente seus benefícios. Esses até já foram publicadas pelo mundo desde os anos 1980.

Entre eles, podemos falar sobre as melhoras mental e física nos pacientes que têm doenças como câncer, estresse, dores crônicas, pacientes com HIV e até problemas cardíacos. Confira abaixo o que a ciência ainda fala sobre a técnica do mindfulness.

  • Auxilia na perda de peso;
  • Melhora a qualidade de vida dos pacientes com câncer e dores crônicas;
  • Reduz sintomas de estresse, depressão e ansiedade;
  • Melhora o aproveitamento escolar e a concentração;
  • Reduz riscos de depressão entre gestantes.

Além do mais, ainda há estudos demonstrando que a prática de mindfulness pode alterar a anatomia do nosso cérebro para melhor. Por isso que, em alguns países do mundo, essa prática já é parte do sistema público de saúde.

A técnica mindfullness para melhorar a vida profissional

Claro que a técnica faz cabeça de profissionais em cargos de liderança. Contudo, pessoas comuns podem apender a relaxar a mente e o corpo para ajudar a resolver conflitos internos.

Decerto, quanto mais desenvolvida for a sua capacidade de controlar suas atitudes e ter consciência, melhor a sua vida como profissional. Com isso, não importa o estilo de vida ou a profissão. Já que o mindfulness pode proporcionar a você mais consciência. Além de ajudar no controle das emoções.