Geral

Significado das cores: veja o que significam as mais comuns

Qual o significado das cores? Dê que maneira elas influenciam e afetam a nossa vida? Elas podem auxiliar em nossa saúde? Nesta matéria falaremos sobre o significado e qual a importância das cores em nossas vidas.

Como as cores afetam as nossas emoções?

Quando se trata de afirmar categoricamente que as cores afetam diretamente as nossas vidas, os especialistas e psicólogos têm opiniões diferentes. Seguindo o raciocínio do conceito de psicologia das cores, elas podem realmente influenciar em nossas vidas proporcionando sentimentos agradáveis ou não, acalmando, melhorando o humor ou causando euforia, por exemplo.

Já segundo outros, as cores estão relacionadas às preferências e ao gosto de cada indivíduo e, dessa forma, nenhuma cor poderia causar algum tipo de impacto diretamente sobre as emoções, mesmo porque, cada uma tem uma simbologia e significado diferente em outros países e culturas.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Podemos dizer que apenas três cores são verdadeiras e classificadas como primárias: vermelho, amarelo e azul. A mistura dessas cores resulta nas secundárias: verde, laranja, roxo. As misturas obtidas entre uma cor primária e uma ou duas secundária são as terciárias, como por exemplo, marrom, azul-esverdeado, magenta arroxeado.

Já o preto é a ausência total de cor e o branco, luz isenta de cor. Para alguns pesquisadores tanto o preto quanto o branco não são considerados cores. Entretanto, são fundamentais para serem misturados a outras e darem origem a novas cores e tonalidades.

Significado das cores mais comuns

Acompanhe, a seguir, o significado das cores mais comuns.

Azul

A cor azul transmite confiança, aumenta a concentração e acalma a mente. Cor do céu e do mar, o azul representa o divino, proporciona estabilidade, certeza, fé e vontade de viver. Também é sinônimo de ingenuidade e reflete o talento. Os tons claros acalmam a mente e os mais escuros estimula os pensamentos de forma que sejam mais claros e diretos.

Vermelho

O vermelho em tons claros está ligado à coragem, desejo, paixão, luxúria e criatividade. Ao mesmo tempo simboliza perigo, poder, força e guerra, quando em tons mais escuros. É uma cor forte que estimula os sentidos.

Amarelo

O amarelo desperta a alegria, promove a sensação de calor e simboliza o brilho e a vida ligados respectivamente ao ouro e ao Sol. Os tons mais escuros de amarelo estão associados à covardia, ao medo e a inveja.

Verde

A cor verde está ligada diretamente à natureza e simboliza fertilidade, renovação, crescimento, esperança e renascimento por ser relacionada com a primavera. Também simboliza dinheiro, alegria e juventude.

Roxo

A cor roxa simboliza poder, nobreza, luxo e riqueza e está associada diretamente a aristocracia sendo usada por reis e sua casta. A cor ainda está associada ao misticismo e a magia, bem como aos mistérios do universo.

Violeta

Derivado do roxo, a cor violeta é o símbolo do segredo, representa o equilíbrio entre a matéria e o espírito e é o símbolo da Alquimia. Também associada à morte e ao luto, a cor também pode trazer sentimentos de melancolia.

Rosa

O rosa é a cor da feminilidade, da delicadeza e do romantismo. A cor proporciona inspiração, esperança e renova os sonhos e está lidado diretamente ao intelecto infantil através dos contos de fadas e de princesas.

Laranja

A cor laranja simboliza felicidade, criatividade e determinação. Ao mesmo tempo, simboliza a renúncia aos prazeres mundanos e reforça os laços de amizade e familiares.

Cinza

A cor cinza é considerada neutra e simboliza dúvidas e tristeza, mas ao mesmo tempo transmite um toque de elegância, sofisticação, respeito e reverência. A cor ainda está associada à velhice em razão do surgimento dos cabelos grisalhos.

Marrom

O marrom está ligado a terra e por isso significa maturidade, resistência, vigor, segurança e disciplina. Mas, ao mesmo tempo simboliza a simplicidade.

Prata

A cor prata está ligada ao moderno, as inovações e a novas tecnologias. Sendo a cor da Lua, que está sempre em mudança, ela é associada à intuição feminina, a sensibilidade, a versatilidade, assim como também está relacionada com os mistérios da vida.

Dourada

O dourado está ligado à riqueza e a nobreza. Por ser a cor do ouro simboliza poder, energia, vigor, força, confiança e poder de persuasão, mas também está ligada a arrogância e à soberba.

Bege

O bege está associado à cor da lã e proporciona aconchego e conforto. Por ser uma cor neutra está ligada ao conservadorismo e a praticidade. Mas, ao mesmo tempo traz sentimentos de melancolia.

Branco

A cor branca está associada à pureza, santidade, inocência, ingenuidade, virgindade, luz e fé. É a cor da paz, da clareza, do equilíbrio e da sofisticação.

Preto

Representado pela ausência total de cores, o preto está ligado ao mal, à morte, ao luto e aos mistérios das trevas, sendo o oposto do branco, cor da luz e da santidade. Mas ao mesmo tempo está associado à sofisticação, ao poder e a autoridade.

Curiosamente, na Índia, no Japão, na China a cor preta não é utilizada durante o período de luto, mas sim a cor branca.

As cores podem auxiliar na saúde?

A cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, é uma terapia alternativa que auxilia no tratamento de determinadas doenças. Conheça, a seguir, o efeito terapêutico de cada uma delas.

Azul

Auxilia no controle da pressão arterial, combate o estresse, a irritabilidade, o nervosismo e a insônia.

Verde

Considerada uma cor com propriedades tranquilizantes, o verde combate o estresse e a ansiedade, mas também é eficaz para melhorar a memória, promover a desintoxicação e prevenir problemas cardiovasculares.

Amarelo

O amarelo auxilia no tratamento de doenças psicossomáticas e problemas digestivos.

Vermelho

O vermelho é uma cor estimulante e combate a impotência sexual, a depressão, a ansiedade, a frigidez e a anemia.

Laranja

Auxilia no processo digestivo, bem como estimula o apetite. Também está ligada ao aparelho reprodutor e possui propriedades antissépticas e rejuvenescedoras.

Violeta

A cor violenta possui propriedades anti-inflamatória e anti-infecciosa sendo indicada para tratar problemas de pele. Também atua no sistema nervoso como tranquilizante.

Rosa

Utilizada na cromoterapia para afastar a solidão e fazer com que aflore sentimentos de amor, proteção e carinho.

Branco

Geralmente a cor branca não é utilizada sozinha na cromoterapia, mas associada à outra cor que será predominante. Ela auxilia no processo de calcificação dos ossos, bem como estimula a vontade de viver.

Preto

A cor preta é utilizada para afastar medos, traumas e para combater a insônia. Além disso, ela potencializa o efeito de outras cores quanto é utilizada juntamente com elas.