Religião

Significado de yeshua: descubra o conceito e definição desse termo

O que é?

Yeshua significa “salvação” ou “salvar”. Trata-se de um termo de origem hebraica também considerado por muito estudiosos como o nome original de Jesus Cristo.

Definição:

  • Origem: Abreviação de “Yehoshua”, nome hebraico que em português significa “Josué”. Yehoshua também quer dizer “O Eterno Salva”, o que leva muitos estudos a acreditarem que este se trata do nome de Jesus Cristo no idioma hebraico ou aramaico.
  • Sinônimos: Filho de Deus, salvação, salvar.
  • Antônimos: Condenação.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Entenda melhor sobre o que significa yeshua

Yeshua é uma palavra hebraica que quer dizer “salvação” ou “salvar”. Por outro lado, vários estudiosos e teólogos acreditam que o termo se refere também ao nome original de Jesus Cristo, escrito no idioma hebraico. No entanto, por se tratar de um tema polêmico, ainda há muita discussão em torno do assunto, já que, na realidade, o idioma falado na terra onde Jesus morava era o aramaico.

Porém, vários estudos sobre a etimologia do termo e sua evolução desde o hebraico mostram como ocorreram as mudanças do nome próprio. Na verdade, Yeshua se trata de uma abreviação de Yehoshua, nome hebraico que foi traduzido para o português como Josué.

“Yeoshua” significa “O Eterno salva”. Na Bíblia, a figura de Josué aparece como o sucessor de Moisés na missão de levar o povo de Israel para a terra de Canaã. Já o nome que se refere a Jesus, o “Salvador”, surge nas escrituras bíblicas tanto como Yeshua como Yehoshua.

Para você entender melhor como o termo chegou até o nome Jesus, tal como conhecemos hoje, nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, houve uma transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que também foi transliterado posteriormente para o latim como “Iesus” e, por fim, para o português como “Jesus”. Não é à toa que existem várias músicas de artistas e bandas que são dedicadas a Jesus a partir do uso da palavra Yeshua.

Além disso, em menções do Teledot Yeshu, o “anti-evangelho” medieval que é considerado uma paródiado Evangelho cristão, alguns elementos são conflitos pelos indivíduos chamados de “Yeshu” no Talmud. Para eles, “Yeshu” seria uma abreviação de “Yeshua” e que esta era a forma pelo qual Jesus era conhecido pelos Judeus.

Por fim, a grafia Yeshua é encontrada na Antiga Bíblia Siríaca, datada do século III d.C., outro ponto positivo que conta a favor da originalidade do termo.

Esse artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que ele também ajude outras pessoas a entender o significado de yeshua!

Até a próxima…