Geral Língua Portuguesa

O que é ementa? O que deve constar? Confira conceito e exemplos

A ementa é um esboço de um futuro documento, um registro escrito, onde destaca os principais tópicos sobre determinado assunto. Segundo o dicionário,  é uma “síntese; texto curto e resumido que contém o essencial”. Sendo assim, na ementa deve constar todas as informações cruciais que apresentem, de forma resumida, certo projeto.

A etimologia da palavra vem do latim ementum, que significa “pensamento”, “ideia”.

O que é ementa do curso?

A ementa é um arquivo escrito que trás, em síntese, todos os tópicos essenciais a serem tratados. Por isso, quando se fala em ementa de curso, significa a síntese de tudo que o curso citado trata. Em outras palavras, é uma apresentação de um texto que mostra todas as principais características do curso.

Veja também – Serasa

O mesmo se aplica à ementa de disciplina ou ementa escolar, que é a sinopse de todas as matérias que serão tratadas no ano letivo, e os ponto-chaves de alguma matéria a ser ministrada.

O que é ementa da lei?

Já âmbito jurídico, ementa refere-se à um resumo do que determinada lei quer dizer. Geralmente é apresentada antes do texto que descreve a lei em si.

Para que serve uma ementa?

Como é um resumo objetivo e conciso, através da ementa é possível ter conhecimento, mesmo que de forma rasa, dos conteúdos a serem tratados em algum projeto, como uma lei, uma disciplina ou uma apresentação de uma escola.

Outras atribuições

Em Portugal, usa-se ementa para se referir à um cardápio de alimentos ou menu, pois é um texto onde apresenta as principais refeições que são servidas no estabelecimento.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice