Língua Portuguesa

Catacrese é o emprego de palavras fora de seu significado real

Catacrese

A catacrese é considerada uma figura de linguagem e que está muito mais presente no nosso dia a dia do que você imagina. A língua portuguesa é muito rica e alguns conceitos nos permite utilizar termos que estejam fora do seu conceito original. Saiba mais sobre o significado dessa palavra e onde utilizá-la.

Existem algumas figuras de linguagem muito utilizadas na nossa língua portuguesa. Com o uso contínuo dessas metáforas, elas acabaram se cristalizando na nossa linguagem. Ou seja, a maioria das pessoas a utilizam, sem nem sequer pensar se faz sentido.

Entenda as diferentes expressões de linguagem e aumente o seu conhecimento sobre a língua portuguesa.

O que é catacrese?

Catacrese na língua portuguesa significa uma figura de linguagem que tem como função a de representar alguma metáfora. Principalmente, alguma metáfora de uso muito comum.

Com os usos constantes dessa metáfora, ela acabou se cristalizando e com o tempo mais desgastada.

Desgastada, porque de tanto ser utilizada, as pessoas nem pensam mais sobre o seu significado. E principalmente, nem questionam mais esse sentido figurado. Por exemplo, quando dizemos sem pensar que o pé da cadeira está quebrado.

Engraçado não é mesmo? Sem dúvidas você já usou uma catacrese no seu dia a dia.

Este exemplo acima é um clássico para você ver as diferenças entre o sentido denotativo e o sentido conotativo. O sentido denotativo de pé se refere literalmente a extremidade do membro inferior dos animais terrestres.

No sentido denotativo o que vale é apenas o significado que encontramos no dicionário.

Já no sentido conotativo as palavras ganham um sentido figurado, pois a cadeira não possui pés de jeito nenhum.

Contudo, a catacrese é uma metáfora muito especial e que já foi incorporada por praticamente todos ou quase todos os falantes da língua portuguesa.

Ou seja, os pés da mesa por já estar desgastada, sem originalidade e estereotipada é considerada uma catacrese.

Nesse sentido figurado, a palavra perde o seu sentido e a linguagem é utilizada para expressar a proximidade com determinado objeto.

Isso significa que é usado um termo determinado por não existir nada que designe esse objeto especificado. Então, a palavra acaba perdendo seu significado original e ganhando novo sentido.

O que é metáfora?

Metáfora é outra figura de linguagem muito utilizada, é basicamente a utilização de uma palavra com a intenção de expressar o que outra significa. Sendo assim, é fácil identificar uma relação de analogia entre elas.

Para que essa analogia aconteça é necessário que exista uma correlação semântica entre as palavras.

Essa relação que pode existir entre os dois termos, ocasiona em uma transferência de significados. Acontece naturalmente uma comparação implícita.

Conheça alguns tipos de figuras de linguagem

1 – Figuras de Pensamento

As figuras de pensamento acontecem quando alteramos o campo semântico e o significado de expressões e palavras. Os tipos de figuras de pensamento são: Antítese, Ironia, Eufemismo, Paradoxo, Prosopopeia, Hipérbole, Gradação e Apóstrofe.

2 – Figuras de Sintaxe

Conhecida também como figuras de construção, essas figuras de sintaxe correspondem basicamente a um grupo de diferentes figuras de linguagem que atuam junto com outras figuras como as do som, palavras e pensamentos.

Sua utilização tem o poder de mudar a estrutura da parte gramatical de uma frase. A intenção é de oferecer unicamente uma maior expressividade ao texto em questão.

3 – Figura de Palavras

Essas figuras de palavras são usadas principalmente para produzir uma maior expressividade à comunicação que está sendo feita.

Além das figuras de palavras, outras também fazem parte como as figuras de sintaxe, pensamento e som.

4 – Figuras de Som

Esse tipo de figura de som, como o próprio nome diz, está associada a tudo o que é sonoro.

Elas possuem um poder de aumentar a expressividade que um texto pode ter. E fazendo tudo isso de acordo com a sonoridade.

Catacrese

Conheças alguns exemplos de catacrese

Utilizada principalmente na linguagem mais informal e frequentemente em músicas e textos, a catacrese é mais comum nesses seguintes exemplos abaixo. Confira, porque sem dúvidas você vai achar alguma expressão que fala ou já tenha falado.

  • Boca da garrafa;
  • Árvore genealógica;
  • Braço do sofá;
  • Céu da boca;
  • Fio de óleo;
  • Boca do túnel;
  • Pele do tomate;
  • Braço da cadeira;
  • Pé da página;
  • Braço de rio;
  • Corpo do texto;
  • Coroa do abacaxi;
  • Pé de limão;
  • Pé da cama;
  • Pé da montanha;
  • Asa da xícara;
  • Perna da mesa;
  • Dentes do serrote;
  • Maçã do rosto;
  • Asa do avião;
  • Cabeça do prego;
  • Dentes de alho;
  • Cabeça do alfinete;
  • Cabeça do alho;
  • Batata da perna.

Catacrese de escritor famoso

Famosa frase de Graciliano Ramos em sua obra chamada Vidas Secas.

“Dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciar-se um pouco dos lugares onde tinha vivido alguns anos.”

Nos textos poéticos é comum a expressão “cotovelo da estrada”, pois é de muito maior expressividade.

Mais informações sobre catacrese

É do latim “catachresis” e do grego “katakhresis” que vem a palavra que conhecemos como catacrese. Seu significado é o mau uso.

A palavra embarcar antigamente era utilizada apenas para expressar o ato de alguém entrar no barco. Com o tempo de tanto ser utilizada pelas pessoas para indicar a entrada em outros meios de locomoção, ela acabou se tornando um caso clássico de catacrese.

Outro caso clássico e que está muito presente no nosso dia a dia e utilizamos sem nos darmos conta é a palavra azulejo. Azulejo é usado apenas para determinar os ladrilhos azuis. Mas, não é bem assim, não é mesmo? Hoje ele é usado para qualquer tipo e cor de ladrilhos.

E a palavra encaixar então. Seu significado se refere apenas ao ato de colocar uma caixa em cima da outra. Esse exemplo de catacrese é tão utilizado hoje em dia, que usamos a palavra encaixar para a colocação de qualquer coisa em determinado lugar.

Entender as diferentes formas de linguagem e expressão que existe na língua portuguesa é muito importante para que a nossa comunicação seja feita de maneira eficiente.

Nesse texto foi possível descobrir que a catacrese é diferente de outros tipos de figura de linguagem. Ela é utilizada principalmente para facilitar os processos de comunicação em suas relações cotidianas.