Geral

Qual a diferença entre nissei e sansei? O que significa? Confira

Significado de nissei e sansei

No Japão, nissei e sansei são termos utilizados para se referir, respectivamente, aos filhos e netos de japoneses, nascidos fora do país.

Em japonês, o ideograma sei em português significa “geração”, e issei “primeira geração”.

Veja também

Quando um issei, no caso um imigrante japonês, tem um filho em outro país, este é chamado de nissei. Sendo assim, issei é a primeira geração, nissei a segunda, e sansei a terceira.

Por exemplo, os primeiros imigrantes japoneses aqui no Brasil são os chamados issei, já os seus filhos, nascidos aqui no Brasil, são nissei, e os filhos destes, sansei.

Quais são as características do nissei e do sansei?

O nissei (二世) é o filho nascido no país que foi imigrado por um japonês. Como por exemplo, Mina, japonesa que foi para os Estado Unidos, é a mãe de John. Sendo assim, Sana é a issei, primeira geração de imigrante, e John passa a ser um nissei, membro da segunda geração de imigrante.

Continuando na mesma linha de raciocínio, suponha que John tenha um filho, nesse caso o filho de John, neto de Sana, é um sansei (三世), membro da terceira geração de imigrantes. Logo, nissei e sansei são, respectivamente, filhos e netos de imigrantes japoneses, como foi explicado no inicio.

Sendo assim, a diferença entre nissei e sansei se dá apenas pela linha de geração. O nissei está uma geração acima do sansei.

Mas lembre-se que esse termo se dá somente para imigrantes descendentes de japoneses. Atente-se também em não confundir sansei com sensei, embora ambos termos sejam japoneses, eles possuem atribuições diferentes, tanto no ideograma quanto em sua forma de uso.

Geração de imigrantes

Existe uma lista de termos que são usadas como atribuição às gerações de imigrantes japoneses e descendentes nascidos fora do país, de acordo com cada geração, estes são considerados, na língua japonsesa, nikkeis. São eles:

  • Issei: primeira geração, imigrantes japoneses;
  • Nissei: segunda geração, filhos de japoneses;
  • Sansei: terceira geração, netos de japoneses;
  • Yonsei: quarta geração, bisnetos de japoneses;
  • Gossei: quinta geração, trisanetos de japoneses;
  • Shichissei: sexta geração, pentanetos de japoneses.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice