Natureza

Significado da Flor de cerejeira: saiba mais sobre a flor da beleza!

O que é a flor de cerejeira?

A flor de cerejeira é, na verdade, uma flor que nasce da árvore ‘cerejeira’ e que marca o fim do inverno e a chegada da primavera no Japão.

Também conhecida como ‘Sakura’ pelos japoneses, a flor de cerejeira é considerada muito importante para essa nação. Afinal, ela floresce por todo o país justamente no período em que os japoneses consideram como o ‘ano novo japonês’,  em meados de abril.

Como a flor possui uma vida breve, os japoneses realizam uma verdadeira festa quando ela aparece e aproveitam para relembrar o quanto a vida é breve e o quanto ela precisa ser celebrada em cada momento.

Veja também – Significado de isento

significado da flor de cerejeira

Significado da flor de cerejeira

A flor de cerejeira carrega consigo a simbologia da renovação, da esperança e da felicidade. Mas, além disso, ela representa a beleza, a pureza e o amor, o que a torna muito utilizada em casamentos japoneses.

Ao redor da flor ainda há uma simbologia mística para os japoneses. Como ela antecede a colheita do arroz, esse povo acredita que quanto mais essa flor florescer, maior será a abundância desse alimento. Para os japoneses, o arroz representa uma dádiva divina.

Além de toda a simbologia em volta da flor de cerejeira, ela ainda é muito emblemática para os asiáticos, uma vez que por ter vida curta, a flor lembra o quanto os samurais se sacrificavam para um bem comum, sendo ela, portanto, o local sagrado escolhido por esses samurais para sessões de meditações.

A lenda de Sakura

Como mencionado acima, a flor de cerejeira também é conhecida como ‘Sakura’ pelos japoneses, devido a uma velha lenda que circula pelo país.

Ainda no Japão antigo, durante as guerras feudais, muitas pessoas foram mortas e muitas florestas destruídas. No entanto, havia uma floresta linda que ninguém tinha a coragem de prejudicar.  Apesar disso, havia no meio dessa floresta uma árvore que nunca havia florescido, embora permanecesse forte e saudável.

Certo dia, uma fada se aproximou dessa árvore e disse que queria vê-la linda e radiante e, portanto, impediria que qualquer coisa acontecesse à ela dentro do período de 20 anos, tempo em que a árvore deveria encontrar um sentido para se transformar e ficar linda como as outras.

Essa fada deu, ainda, à árvore o dom de sentir como humanos e até de se transformar em um, e foi justamente o que aconteceu.

A árvore, que se transformou em um homem, conheceu uma linda moça cujo o nome era Sakura, e, depois de muito se conhecerem, ambos se apaixonaram.

Durante uma conversa do casal, o homem revelou à amada que era uma árvore e em breve partiria, pois não havia conseguido cumprir o acordo com a fada. Portanto, o seu tempo estava acabando.

A moça se desesperou e não sabia o que fazer para impedir que a situação acontecesse. Quando chegou a hora de ver seu amado se transformar em árvore e ir embora, ela suplicou que a fada a fizesse ser como ele, para que eles pudessem ficar juntos para sempre.

A fada, comovida com o sentimento do casal, perguntou se ela gostaria de se ‘fundir’ a ele e ambos se tornassem um só. A jovem, sem pensar, duas vezes consentiu. De repente, aquela árvore tão sozinha e que não conseguia florescer se transformou em uma linda cerejeira.

A palavra ‘Sakura’ significa cerejeira, mas, de acordo com a lenda, a árvore que se transformou em homem não sabia disso.

Flor de cerejeira artificial

Por sua beleza excepcional, a flor de cerejeira é muito buscada para decoração de casas, restaurantes, entradas de grandes empresas, etc. Mas pelo fato de ser uma árvore e, obviamente, não ter uma estrutura para esse tipo de decoração, ao menos a maioria, pois há sim cerejeiras naturais para decorações como no caso de bonsais, muitas pessoas optam pela cerejeira artificial.

Há empresas especializadas nesse tipo de negócio que conseguem reproduzir a imagem real de uma cerejeira, mas, para encontrá-los, é preciso muita pesquisa, pois belas cerejeiras não são fáceis de encontrar, além de ter em mente que é uma decoração que tem um custo alto, justamente por ser muito procurada e trabalhosa na reprodução.

De qualquer forma, cerejeiras são lindas e conquistam os corações de todos. Com certeza, se você optar por ter uma em casa, seja real ou artificial, o seu ambiente ficará ainda mais lindo e cheio de boas simbologias e vibrações.

Quer conferir algumas cerejeiras artificiais? Veja a seguir:

significado da flor de cerejeira significado da flor de cerejeira significado da flor de cerejeira

Flor de cerejeira desenho

Tem ainda quem nunca teve a oportunidade de ver de perto uma flor de cerejeira e não possui poder aquisitivo para adquirir uma natural ou artificial, já que ambas são bem custosas. Dessa forma, a alternativa é abusar do talento e através de desenhos conquistar corações de muitas pessoas.

Imagina o tanto que a flor de cerejeira é apaixonante! Seja ela real, artificial ou até mesmo representada através  de desenhos, continua a arrancar suspiros de muitos fãs e até mesmo dos não tão fãs assim.

Além disso, por sua importância tão grande, a flor é muito abordada em uma espécie de arte japonesa desenhada em madeira mai.

Confira alguns desenhos da flor de cerejeira:

significado da flor de cerejeira

significado da flor de cerejeira

Flor de cerejeira tatuagem

A flor de cerejeira, quando usada em tatuagens, faz menção ao fato de que a vida é passageira e precisa se aproveitada intensamente com tudo que à ela é oferecido.

Por conta desse simbolismo, essa flor oriental é muito procurada por pessoas do mundo inteiro para serem registradas em seus corpos. Se você tem interesse em fazer uma tatuagem da flor de cerejeira, confira as inspirações a seguir:

significado da flor de cerejeira significado da flor de cerejeira significado da flor de cerejeira

Artigos relacionados:

About the author

Jessica