Flores

Flor de lis: veja o que é e quais seus significados

É provável que já tenha ouvido bastante a expressão “flor de lis” e até visto, sem saber que estava diante da dita cuja. É um símbolo tão famoso quanto antigo e apesar de ser retratado e anunciado inúmeras vezes em canções, heráldicas e como símbolo de determinados grupos a explicação, a origem, o seu significado não é tão difundido. Talvez por contar com mais de um significado.

Se é fã de música, é bem possível que tenha ouvido a canção composta pelo cantor e poeta, sofisticado e erudito (as vezes tão erudito que apenas os editores da Revista Piauí ou Cult são capazes de entendê-lo) Djavan.

Se gosta de história ou tem uma relação especial com a França, também é provável que tenha se deparado com a flor de lis em algum momento, pois o símbolo é de grande significado para a nobreza francesa.

A mesma situação também pode ter ocorrido se está habituado a cultura dos escoteiros.

Ou seja, está mais que evidente que a flor de lis é representada em diversas situações, é alvo de inspiração para diversas pessoas e grupos ao longo da história. E por que tem tamanha repercussão, porque é alvo de tanta referência, admiração, qual é o significado que oculta?

Todas essas questões relacionadas a flor de lis responderemos a seguir nos tópicos abaixo.

Para saber mais sobre o que é e qual o significado da flor de lis prossiga na leitura.

Confira!

O que é a flor de lis?

A tão famosa e retratada flor de lis é um lírio, planta, flor que foi representada graficamente em diversos brasões, heráldicas, escudos da realeza francesa, a época de Luís XIII, quando tal símbolo, arte, ficou conhecido como flor de lis.

E por que os sangues azuis franceses resolveram adotar essa flor nos brasões que representavam suas casas?

A explicação tem origem na religião, no cristianismo.

Ela era uma representação que tal casa que a ostenta-se em seu escudo tinha se convertido para o cristianismo.

Na mitologia bíblica, a flor de lis está associada a Jesus Cristo.

Como o filho do Homem é a representação de tudo que há de edificante, belo, majestoso, nobre, valoroso, positivo, o antônimo absoluto do mal, a flor de lis passou a ganhar associações muito do agrado dos que integravam ou queriam integrar a realeza:

  • Poder;
  • Honra;
  • Soberania;
  • Lealdade.

Mas essa associação cm Cristo será explicada mais adiante no tópico de simbologias.

A origem do termo

Flor de lis tem origem na língua francesa, onde foi popularizada a partir do já mencionado Luis XVIII, o primeiro a utilizá-la como símbolo a carregando, expondo-a em um sinete.

Vem de “lis” cujo significado é “íris” ou “lírio”.

Simbologias

A flor de lis é carregada de simbolismos. Vimos que é associada a nobreza e a uma série de qualidades que gozam de grande prestígio entre os nascidos de famílias abastadas, por causa de uma interpretação, uma simbologia de origem bíblica.

Mas ela também está presente em outros grupos, associações, e que lhe dão significações diferentes, muito por causa do formato da planta.

Vamos explicar quais são esses significados, simbolismos. E comecemos por aquele que já adiantamos um pouco sobre a sua origem, o significado religioso.

Visão do cristianismo

A conexão com o ungido do Todo Poderoso para libertar a humanidade de seus pecados por meio de um sacrifício único ocorre por causa de uma das passagens bíblicas. Nesta passagem em específico relata-se a fala de Cristo em que recorre aos lírios do campo para ilustrar um pensamento que desenvolvia. É onde é citada a famosa frase “Olhai os lírios do campo” (há quem possa ter tido contato primeiro com essa frase com o famoso livro do escritor gaúcho Érico Veríssimo que recebe o mesmo nome).

Desde então, a flor é associada ao messias bíblico, que também é associado a outros símbolos, expressões, como Leão de Judá.

Outras simbologias

A flor de lis é usada como símbolo em grupos fechados e técnicas famosas, como Maçonaria, Alquimia e escoteiros.

Esses grupos a utilizam em razão do formato da flor, que é composta por três pétalas.

As pétalas da flor de lis serviriam para representar o tripé de princípios na qual se baseiam.

Teorias sobre a origem da flor de lis

Como apontado acima, a flor de lis foi definida como um retrato estilizado do lírio, que serviu para ornar os brasões da realeza francesa a partir de 496 d.C. Mas essa é a versão mais aceita e difundida.

No entanto, há historiadores e pesquisadores que defendem outras versões sobre a origem do símbolo que ficou conhecido como flor de lis.

Uma delas sugere que o símbolo tenha sido inspirado na flor de lótus encontrada no Egito. E a argumentação sustenta-se no fato de que a representação gráfica do que ficou conhecido como flor de lis é muito parecida com a planta egípcia.

Outra possibilidade aventada é que a flor de lis na verdade foi inspirada em uma arma de guerra medieval, uma espécie de lança de combate, cujo formato de  uma de suas extremidades é bem semelhante com a imagem da flor de lis. Além do formato parecido essa lança tem três pontas.

E as versões sobre a origem, a inspiração para a criação da flor de lis não acabou. Ainda resta uma que é a teoria, a versão, de que seria uma cópia direta do pendão que o Rei David utilizava e também cópia de moedas antigas, moedas assírias.

Em tatuagens

Devido ao seu formato exótico e pelos significados que detêm, a flor de lis faz sucesso nos estúdios de tatuagem.

Os significados que mais atraem o público, quando não apenas encantando pelos formatos de suas linhas, são aqueles associados a nobreza que tiveram como inspiração as diversas associações positivas ao salvador bíblico. No entanto, nada impede que maçons e escoteiros possam tatuar o símbolo no corpo em razão da identificação dos grupos aos quais pertencem.

Gostou desse conteúdo sobre flor de lis?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.