Geral

Significado de Senpai: tudo sobre essa forma de tratamento

Você já ouviu ou leu em algum lugar a palavra japonesa Senpai? Sabe o que ela significa? E quanto ao termo Kouhai? Você sabe dizer qual é a relação existente entre essas palavras originadas no idioma japonês? É muito provável que você tenha ouvido alguns personagens de animes utilizando essa palavra para se dirigir a alguém.

As palavras Senpai e Kouhai são usadas como honoríficos de tratamento que se baseiam em noções de hierarquia e status. São termos que tendem a ser utilizados com apreço e carinho, e não uma ideia ou posição de superioridade de uma pessoa sobre a outra.

Veja também:

Embora não exista uma tradução exata para a nossa língua, apresentamos, ao longo deste artigo, algumas explicações e informações interessantes para você compreender o sentido geral de Senpai e, de quebra, conhecer um pouquinho mais a respeito da riquíssima e milenar cultura nipônica. Boa leitura!

O que é Senpai?

É a transliteração de 先輩, equivalente à noção de tutor ou veterano. Essa palavra é geralmente usada para se dirigir a um indivíduo mais velho e experiente, isto é, um sênior ou mentor.

Pode ser entendido como uma forma de tratar respeitosamente os progenitores, graduados ou alguém que esteja mais avançado que seu interlocutor em relação ao ensino escolar ou acadêmico.

O termo é o resultado da união de “Sen” (cujo ideograma é 先) que transmite o significado de primeiro, antigo, frente, cabeça, precedência e futuro, com “Pai” (cujo ideograma é 輩), transmitindo o significado de pessoa, companheiro e camarada. Em termos mais literais, é um amigo que possui maior experiência.

No Japão, o indivíduo nunca deve chamar a si mesmo pelo termo Senpai e, tampouco, deve perseguir tal título, como as pessoas que, em nosso lado do mundo, buscam obter o título de escoteiro ou veterano. Se tornar um Senpai implica, portanto, na conquista de um importante reconhecimento social.

Os veteranos japoneses também não colocam seus títulos em documentos ou cartões de visita, como os doutores fazem no mundo ocidental, nem obrigam as outras pessoas a chamá-los de Senpai. Tal respeito é conquistado, podendo ser reconhecido apenas por terceiros.

O tratamento de Senpai, portanto, é semelhante ao de Sensei (professor, mestre), porém, está em um nível inferior, à medida que para recebê-lo uma pessoa não necessita ensinar algo a outro.

Senpai

O que é Kouhai?

O termo Kouhai (cujo ideograma é 後輩) é diametralmente oposto ao conceito de Senpai, uma vez que serve para se dirigir às pessoas que chamaríamos de calouros no ocidente.

Seu ideograma comunica o significado de anterior, herdeiro, sucessor, resto, após, atrás etc. A despeito de a palavra possuir, também, o ideograma 輩, a pronúncia, nesse caso, deve ser convertida para “hai”.

Conforme mencionado, Senpai é usado para se dirigir a um indivíduo mais velho e experiente, ou seja, um sênior ou mentor. Kouhai, por sua vez, é um individuo mais jovem, inexperiente ou novato.

Vale mencionar que as pessoas não se sentem constrangidas ou ofendidas quando são chamadas de Kouhai, pelo contrário, há uma relação íntima entre ambos.

Qual é a relação existente entre Kouhai e Senpai?

Se você já conversou ou teve a oportunidade de estabelecer um vínculo de amizade com um veterano, você se tornou, automaticamente, um Kouhai e, portanto, deve tratá-lo por Senpai, como um sinal de respeito.

Não utilizar esse tratamento significa que você não o respeita. Porém, não são todos os veteranos que chamam seus Kouhais mediante esse tratamento, mas pelo nome próprio ou algum apelido.

Cumpre ressaltar que as palavras utilizadas neste artigo são classificadas como sufixos (por exemplo, chan, kun e san) e são empregadas após o nome. Na transliteração para o português convencionou-se separá-los por um hífen.

A diferença é que, no Japão, Kouhai e Senpai são usados como apelido, de modo que não é necessário mencionar previamente o nome da pessoa. Entre esses tratamentos, de geral, não existe uma separação baseada na idade.

Sendo assim, os recém-chegados em uma escola são os Kouhai daqueles que já cursam o segundo e o terceiro ano. Há um forte vínculo de amizade entre Senpai e Kouhai, que pode se estender, inclusive, para depois que saírem da escola ou instituição de ensino.

No mundo profissional, um indivíduo que está há mais tempo que você na empresa é considerado Senpai. Ainda que ela tenha chegado apenas um dia antes, você ainda será o Kouhai. Esse conceito, embora simples, pode se tornar complicado em circunstâncias como desemprego ou reprovação.

Senpai

Os Senpais devem mostrar compaixão, ouvindo ativamente e se colocando no lugar do Kouhai, a fim de explorar seus sentimentos e pensamentos. Muitas pessoas se sentem aliviadas quando encontram alguém para ouvi-los.

Dito de outra forma, os Senpais devem ser capazes de identificar os momentos em que os Kouhais precisam de ajuda, colocando-se à disposição sempre que preciso.

Em clubes esportivos no Japão, principalmente em equipes de beisebol, várias tarefas domésticas são executadas pelos Kouhais, incluindo limpeza e lavagem de roupas. Além disso, os Kouhais não podem participar de todas as ações do clube até que atinjam uma certa experiência.

Nas artes marciais, os Senpais tendem a ser os alunos dos últimos níveis, aqueles que conquistaram uma faixa preta e são selecionados para auxiliar o Sensei com os estudantes menos experientes ou mais jovens.

Se você costuma assistir animes ou doramas, deve ter notado a relação entre eles ou até percebido diversas ocasiões nas quais os alunos se referem aos mais velhos como Senpais. Muitos se sentem satisfeitos e orgulhosos quando se tornam veteranos e dão o máximo de si para ajudar os novatos.

Infelizmente, há muitos casos em que os veteranos não cumprem seus papéis, agindo de forma desprezível e ignorante, ofendendo seus Kouhais e os demais indivíduos considerados de nível inferior, situações em que podem ocorrer bullyingijime. As pessoas que se comportam dessa forma dificilmente são chamadas pelo honorífico ou recebem tratamento especial.

O amor entre Kouhai e Senpai

Não é raro que jovens colegiais se apaixonem por seus Senpais. Isso conferiu um novo significado à palavra, inspirando o surgimento de memes, tais como “notice me Senpai”, frase que pode ser traduzida por note-me ou observe-me, expressão originária de mangas e animes. Ela indica a necessidade de reconhecimento e aprovação que muitos têm de pessoas superiores ou mais velhas.

About the author

yasmin