Língua Portuguesa

Compaixão: o que é, conceito e definição. Saiba mais!

O que significa compaixão

A palavra ‘compaixão’ é originada do latim ‘compassionis’, que significa ‘junção de sentimento’. Ou seja, o termo é utilizado para descrever um dos sentimentos humanos que pode ser conceituado como o ato de se preocupar com a dor alheia.

É um sentimento que se diferencia da empatia, por exemplo, por levar o indivíduo a executar uma ação de amparo ou clemência, e não apenas de tentar de entender o estado alheio.

Veja também – Significado de retificar

Uma pessoa que possui compaixão, é uma pessoa que não sente pena de indivíduo, mas sim respeita a sua dor e age de alguma forma para tentar diminuí-la. Por isso, é um sentimento que está diretamente relacionado a fazer o bem.

A compaixão é algo extremamente importante para um mundo melhor, pois quando olhamos dessa maneira um para os outros, o bem é promovido através de ajuda, caridade e solidariedade.

Em resumo, trata-se de um sentimento que gera muitos outros bons sentimentos que juntos são capazes de fazer muitas ações boas pela sociedade. Um exemplo disso é quando diversas pessoas se unem para ajudar outras que sofreram tristes consequências como fruto de desabamentos, crimes ambientais, incêndios, etc.

Para muitos especialistas, a compaixão é algo essencial para a manutenção da paz e para que menos injustiças aconteçam. Inclusive, é ao redor dela que muitas doutrinas religiosas se mantêm, como por exemplo: espiritismo, protestantismo, budismo, catolicismo, etc.

De acordo com Dalai Lama, o ser humano pode ter desenvolver a compaixão de duas foras:

  • Como fator biológico = Quando mães racionais e irracionais, por instinto, fazem de tudo para alimentar, cuidar e manter bem a saúde de seus filhos. Ou seja, muitos filhos ou filhotes não sobreviveriam sem a ajuda da mãe.
  • Como fator de inteligência humana = Quando através do conhecimento, aprendemos a desenvolver compaixão não apenas para com nossos entes queridos, mas como também para desconhecidos.

Sinônimo de compaixão

São consideradas sinônimos de expressão, as seguintes palavras:

  • Clemencia, benevolência, amparo, ajuda, altruísmo, caridade, complacência, bondade, etc.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica