Geral

Aliança de namoro: significado do anel de compromisso

Uma aliança representa a união e o compromisso entre duas pessoas. A aliança de namoro é um recurso que sinaliza a formalização do amor entre duas pessoas apaixonadas que querem demonstrar a todos sua felicidade e compromisso. O formato circular das alianças remete ao significado de algo eterno pois o anel não possui início e nem final.

Ao contrário do que se pode imaginar, uma aliança de namoro é um símbolo importante que demonstra a evolução e a seriedade do relacionamento. Usar uma aliança de namoro, ou anel de compromisso, significa que a relação é forte e ambos se comprometem em se esforçar para que o amor cresça e traga muita felicidade.

Conheça, agora, um pouco mais sobre o significado sobre este símbolo romântico, como ele deve ser utilizado e acompanhe algumas dicas sobre como escolher o modelo ideal para representar o seu amor e compromisso pela pessoa amada.

Definição e significado

A aliança de namoro representa o compromisso com a pessoa que se ama. Significa que ambos compartilham do mesmo sentimento e querem demonstrar este belo sentimento para ambos e a sociedade.

Originada da expressão em latim “alligare”, a palavra aliança significa união ou algo próximo. Portanto, uma aliança antes de tudo é um acordo, um pacto. Ao passar a usar uma aliança, o casal demonstra que possui um compromisso sério.

Casais de todas as idades, e em todos os tipos de relacionamento, utilizam aliança para simbolizarem sua união e a força do sentimento de ambos. A aliança de namoro, geralmente, é um objeto simples no qual sua maior beleza está em seu significado, porém, o casal pode escolher um modelo mais elaborado para representar a sua união.

Antigamente, a aliança de namoro não era um costume entre os casais brasileiros. O mais comum era começar a usar aliança somente quando da celebração do noivado. Porém, nos últimos anos vem aumentando o número de casais que passaram a utilizar este símbolo para celebrar e sinalizar o seu relacionamento.

Aliança de namoro

História da aliança de namoro

Historiadores afirmam que a aliança de namoro é uma derivação das alianças de noivado e casamento. Durante muito tempo, somente estes casais ostentavam alianças de compromissos nos dedos e com o tempo o costume também passou a ser adotado pelos casais apaixonados.

As alianças de casamento são muito antigas na história da humanidade, sendo que se encontraram evidências deste tipo de símbolo entre culturas ancestrais como os hindus, os romanos, os egípcios, entre outros. Já sobre as alianças de namoro, não se tem a data precisa de seu surgimento, mas o que se sabe é que este é um fenômeno contemporâneo.

A tradição de se usar uma aliança para simbolizar um compromisso amoroso começou na Europa medieval, sendo que inicialmente somente as mulheres utilizavam este símbolo e, depois, com o tempo, virou um costume também entre os homens.

Aliança de namoro: jeito certo de usar e tipos de alianças

A aliança de namoro é feita de prata, podendo conter pedras ou detalhes em outras cores ou materiais. A prata é o metal escolhido por representar algo belo, forte e brilhante, porém, não tão valioso quanto o ouro que é usado nas alianças de noivado e casamento. Isto porque o namoro também é algo bonito e que chama atenção, porém, que ainda não é tão sólido quanto um noivado ou um casamento.

Uma curiosidade sobre a prata na aliança de namoro é quanto a preferência dos jovens, já que para muitos, este metal é tão ou até mais bonito do que o dourado do ouro. É possível encontrar uma grande variedade de lindas alianças feitas em prata.

Apesar de não ser uma convenção, normalmente os casais utilizam a aliança de namoro na mão direita e no dedo anular, da mesma forma que o anel de noivado. Cada casal é livre usar a aliança como quiser, porém, é interessante conhecer um pouco sobre as razões que levam ao uso desta maneira.

Algumas teorias afirmam que sempre se utilizou a aliança de casamento na mão esquerda porque ela ficaria mais próxima do coração. Na mão direita ficaria a aliança que demonstra o amor e o compromisso (namoro ou noivado) e, ao confirmarem o desejo de viverem juntos para sempre (casamento), deveria se mudar o anel para a mão esquerda.

Aliança de namoro

Esta também é uma maneira rápida e prática de saber se uma pessoa é casada, noiva ou está em um relacionamento sério.

Outra teoria interessante diz respeito ao uso da aliança no dedo anelar. Segundo estudiosos, os casais escolhiam este dedo porque antigamente se acreditava que ele possuía uma veia que chegaria diretamente ao coração.

Nas lojas e sites especializados em alianças, é possível encontrar dezenas de modelos diferentes de anéis para simbolizar o namoro. Entre as opções mais comuns estão as alianças feitas em prata com detalhes em ouro, com prata diamantada, prata lumiére, prata silver star, com pequenas pedras, em fosco, lisas ou com entalhes na peça.

Outro detalhe que difere bastante uma aliança de outra é a espessura. O valor da peça e o gosto do casal definirão a melhor opção. É possível encontrar alianças de várias medidas, mas em geral elas costumam ter entre 3 e 7 milímetros.

Como escolher o melhor modelo

Atualmente a grande variedade de opções de alianças de namoro disponíveis costuma confundir e deixar os namorados com muitas dúvidas na hora de escolher o modelo mais adequado para simbolizar o compromisso entre ambos.

Algumas dicas importantes ajudam a tornar a escolha mais fácil e evitar alguns possíveis erros. Além de observar a beleza e a qualidade do material com o qual a aliança foi produzida, também é necessário certificar-se que as duas alianças sejam do mesmo modelo.

Outro cuidado, que evita constrangimentos, é garantir que as medidas de largura são consistentes com o formato do dedo da pessoa que receberá o presente. Se a intenção é causar uma surpresa, procure encontrar um anel que a pessoa utilize pouco e não notará a falta enquanto você prepara o anel de namoro.

About the author

giovanna