Geral Língua Portuguesa

O que é introvertido? Vantagens, desvantagens

O que caracteriza um indivíduo introvertido? Será que ser uma pessoa introvertida é algo ruim? É possível ter sucesso e ser feliz sendo introvertido?

Estas são algumas das dúvidas mais comuns de quem se sente reservado e introspectivo ou que percebe estas características em algum parente ou amigo.

Confundidos com tímidos ou vistos como antissociais, os introvertidos precisam mostrar que são qualificados e valorizam bons relacionamentos. Mas, apesar dos desafios, ser uma pessoa introvertida também possui qualidades que podem ser exploradas.

O que é a introversão?

Traço de personalidade caracterizado pelo maior interesse pelas próprias emoções, reflexões e sensações, a introversão é uma característica de personalidade daquelas pessoas que valorizam mais o mundo interno do que o externo.

Ser introvertido é possuir grande facilidade em observar, refletir, sentir e, ao mesmo tempo, não ter grandes interesses por relações sociais superficiais. Isto faz com que uma pessoa introvertida seja considerada reservada ou até antissocial.

A energia e o interesse da pessoa introvertida se dirigem àqueles estímulos que exigem suas habilidades de introspecção, ponderação e sensibilidade. Ciente de suas dificuldades e, principalmente, de suas qualidades, o introvertido pode ser feliz e bem-sucedido se direcionar seus esforços para atividades em que suas características sejam valorizadas.

Principais características das pessoas introvertidas

Aparentemente seria fácil de se identificar um indivíduo introvertido, porém, esta tarefa não é tão óbvia assim já que muitas pessoas identificadas como extrovertidas são, na verdade, introvertidas.

Também existem os casos de pessoas que são introvertidas e não se percebem desta maneira. Estes equívocos ocorrem porque, de maneira geral, acredita-se que a sociabilidade é o único aspecto que define a introversão.

Entretanto, apesar do convívio social representar um papel importante na personalidade do introvertido, existem outros aspectos que devemos considerar.

Dentre as principais características das pessoas introvertidas, temos:

  • Grande interesse por questões ligadas às emoções, pensamentos e sensações;
  • Impaciência para conversas inúteis;
  • Despreocupação em fazer novas amizades;
  • Sensação de solidão, mesmo estando entre outras pessoas;
  • Se distraem com facilidade;
  • Preferem aprofundar-se em um assunto do que saber apenas superficialmente.

Para o introvertido, questões como fazer networking, participar de eventos sociais ou conhecer novas pessoas são vistas como desinteressantes, cansativas ou perda de tempo. Eles até participam destes encontros, mas não se preocupam em “socializar”.

Por outro lado, pessoas introvertidas são reconhecidas por suas afinidades com atividades introspectivas e reflexivas. Elas adoram artes, literatura, poesia, filosofia, estética e tudo aquilo que pode levar a reflexões mais elaboradas e profundas.

Enquanto que, para muitas pessoas, estar sozinho é um sofrimento, para os introvertidos isto não é problema e eles até apreciam alguns momentos de solidão. Nestes momentos, os introvertidos renovam as energias, avaliam suas ações e planejam os próximos passos.

Apesar de não gostarem de chamar as atenções, o introvertido pode ser bem-sucedido profissionalmente se realizar atividades nas quais possa utilizar suas habilidades e competências.

Diferença entre timidez e introversão

Outro erro muito comum, ao tentar se identificar uma pessoa introvertida, é confundir este traço de personalidade com timidez. Apesar da crença popular, ambas características não são sinônimas.

Falar pouco, gostar de ficar sozinho ou pensar bastante antes de agir são características de um introvertido e podem fazer parte da personalidade de uma pessoa tímida. Porém, nem sempre um introvertido é tímido.

Normalmente, a timidez está relacionada com o medo de se expor ou de ser julgado, enquanto a introversão tem mais a ver com a preferência por ficar sozinho. A timidez pode resultar em situações como ansiedade, nervosismo e até fobia social.

Já o introvertido tem como característica pessoal a facilidade em satisfazer-se com os estímulos do seu próprio mundo interior: lembranças, sentimentos, pensamentos, entre outros. Ao receber um convite para uma festa, o tímido vai evitar ao máximo comparecer, enquanto o introvertido estará presente, mas sem se esforçar em fazer amizades.

Esta postura reservada, observadora e reflexiva faz com que frequentemente o introvertido seja confundido como tímido, porém, isto nem sempre é verdadeiro. Eles não são antissociais, apenas preferem situações conhecidas e tranquilas.

Para o introvertido, as relações sociais não são um esforço ou sofrimento, mas, ao invés de ter muitos contatos, ele prefere manter relacionamentos mais profundos e duradouros.

Desvantagens de ser introvertido

A maior desvantagem que o introvertido sente está relacionada mais com o julgamento dos outros. Por possuir facilidade em ficar sozinha, ser mais introspectiva e reflexiva, a pessoa introvertida é, muitas vezes, julgada como arrogante, estranha, soberba, antissocial, entre outras coisas que definitivamente ela não é.

Em um mundo que valoriza a extroversão, as comunicações e as interações sociais, o introvertido pode sofrer discriminações e perder oportunidades em razão desta sua despreocupação com os relacionamentos sociais.

Não expressar aquilo que pensa, não fazer questão de divulgar suas habilidades e não apreciar a comunicação em público são outros pontos que podem afetar a avaliação que fazem da pessoa introvertida.

Vantagens de ser introvertido

Engana-se quem pensa que ser introvertido somente traz desvantagens nos dias atuais e enxerga este traço de personalidade até como algo pejorativo. Diversas pesquisas e livros têm sido publicados ressaltando as características e também as virtudes da personalidade introvertida.

Apesar da despreocupação com os relacionamentos sociais, os indivíduos introvertidos possuem várias outras características que são positivas para a sociabilidade e também para o desempenho profissional.

O primeiro traço de personalidade que se destaca entre os introvertidos é a capacidade de introspecção. Esta característica faz com que eles sejam pessoas que possuem maior capacidade de reconhecer as próprias emoções e entrar em contato consigo.

A postura reservada e o poder de concentração e observação, aliados à grande capacidade de reflexão, são outros atributos importantes para o sucesso profissional. Pessoas introvertidas normalmente possuem facilidade em trabalhar em grupo e também apresentam bom desempenho quando precisam atuar isoladamente.

Outras qualidades que se destacam são a inteligência emocional, a facilidade em criar articulações, a criatividade e o fato de serem bons ouvintes.

Ao aprender mais sobre suas características, o introvertido pode usar seus recursos a seu favor, a fim de compensar sua dificuldade de relacionamentos com suas várias capacidades ligadas à sensibilidade, introspecção e reflexão.

Ser reservado também pode trazer um ar de mistério e intelectualidade, tudo depende de como usamos nossas características de personalidade.