Siglas

DDD é a sigla para Discagem Direta a Distância. Saiba mais!

O que significa DDD

DDD é a sigla utilizada para ‘Discagem Direta a Distância’. Trata-se daqueles dois primeiros dígitos que antecedem o número telefônico. Esses dois dígitos correspondentes ao DDD são os responsáveis pela identificação da cidade de onde está falando ou da cidade para onde a ligação está sendo feita.

Os dígitos DDD não são utilizados apenas no Brasil, mas sim em todo o mundo (cada país tem o seu). No entanto, apesar de não ser um termo incomum, muitas pessoas ainda desconhecem o seu significado e nem mesmo sabem para que serve ou como usá-lo. Então, se você faz parte do grupo que ainda desconhece a real função do DDD, confira a seguir:

Veja também – Significado de dissidente

Para que possamos nos comunicar com uma outra pessoa pelo telefone ou pelo celular, precisaremos, obviamente, do telefone dessa pessoa, certo? Pois essa é a única maneira de ter essa ligação completada para a pessoa e da maneira correta. No entanto, se você está em outra cidade e gostaria de ligar para a sua casa, por exemplo, antes de fazer a ligação você terá que colocar o código numérico que representa a sua cidade, pois caso você não realize esse processo, a sua ligação poderá falhar ou poderá ser direcionada para uma outra pessoa da cidade de onde você estar.

Para ficar mais claro, imaginemos que você mora em Brasília, mas precisou realizar uma viagem para a cidade de Goiânia e agora gostaria de fazer uma ligação para a sua mãe para confortá-la e informar a ela que chegou bem. Nesse caso, não basta apenas digitar o número dela, como costumamos fazer na cidade onde vivemos, se você não colocar o DDD da cidade, que no caso de Brasília é 61, a sua ligação não será completada ou terá o risco de uma pessoa completamente estranha atender o telefone e dizer que você ligou no número errado.

Quando isso acontece, muitas pessoas acham que o telefone foi roubado ou que o chip foi clonado, mas não! Você apenas esqueceu de informar o DDD na chamada.

Conseguiu entender a importância do DDD?

Confira o DDD de cada estado abaixo:

DDD

DDD significado

De uma forma resumida, o DDD é um sistema de discagem automática que te permite realizar uma ligação sem que alguém tenha que intermediá-la. Esse sistema é composto por dois dígitos que representa a cidade ou o estado de onde um determinado número telefone pertence.

Como dito, cada local possui o seu próprio DDD, e ele é imprescindível para ligações de um estado para o outro ou de um município para outro.

Diferença entre DDI e DDD

Como dito acima, o DDD é o código utilizado para Discagens Diretas a Distância, ou seja, ligações para dentro do país.

Já o DDI, sigla para ‘Discagem Direta Internacional’, é, como o próprio nome diz, o sistema de chamada utilizado para ligações feitas de um país para o outro.

Artigos relacionados:

 

About the author

Jessica