Língua Portuguesa

O que significa eficácia: conceitos e definições. Saiba mais!

O que significa eficácia

A palavra eficácia vem do latim ‘efficacia’ e significa a proatividade em alcançar o que foi desejado, imposto ou esperado por algo ou alguém.

Eficacia é considerada uma palavra designada para qualificar positivamente ações ou o comportamento de alguém. Dessa forma, o termo é muito utilizado em grandes empresas e em corporações para avaliar empregados ou funcionários que possuem cargos de chefia, diretoria, superintendência ou gerência.

Veja também – Significado de subestimar

É determinado como eficaz todo aquele profissional que possua as melhores e mais completas qualificações necessárias para um empregado e, principalmente, para o cargo. Podemos pegar como exemplo, pessoas proativas, organizadas, interessadas, com espírito de liderança e de produtividade.

Dizer que completou uma tarefa com eficacia é o mesmo que dizer que completou com êxito e sucesso. Ou seja, é dizer que conseguiu não apenas entregar o que foi pedido, mas entregar conforme o que havia sido pretendido ou até mesmo superando o esperado.

Sinônimo de eficácia

Podemos entender como sinônimo de eficácia as seguintes palavras:

  • Êxito, rendimento, competência, produtividade, efetividade, valência, capacidade, operativo, capaz, etc.

Frases com eficácia

  • Fulana completa todas as tarefas com máxima eficácia.
  • Aquele funcionário sempre supera o esperado. De todos aqui ele é quem possui mais eficácia.
  • Esse remédio possui eficácia para combater qualquer doença.
  • O projeto foi entregue com total eficácia.

Eficácia e eficiência

Apesar de serem muito confundidas, essas duas palavras possuem conceitos diferentes.

Como dito acima, eficácia possui o conceito de fazer as coisas de acordo ou até mesmo superando as expectativas. Eficiência, por sua vez, pode ser conceituada como a ação referente a entregar ou fazer algo correto cumprindo um determinado tempo.

Dessa forma, algo pode ser eficiente sem ser eficaz. Podemos pegar como exemplo um caso onde um projeto foi entregue dentro do tempo estipulado, mas sem alcançar as expectativas esperadas.

Eficácia contida

Eficácia contida é um temo jurídico utilizado para caracterizar normas constitucionais que não precisam de lei para garantir seu efeito. Ou seja, possuem aplicações imediatas e diretas.

No entanto, essas normas podem ser limitadas por ação de uma outra norma da constituição, por uma lei infraconstitucional ou até mesmo pela moral e os bons costumes.

Eficácia Limitada

Assim como a eficácia contida, a eficácia limitada é uma classificação de normas constitucionais.

No entanto, no caso da eficácia limitada as normas possuem necessidade de uma lei para determinar sua aplicação, sendo, dessa forma, de aplicação mediata e indireta.

Resumindo, a eficácia limitada precisa de uma regulamentação para que gere efeitos, pois caso contrário, terá apenas os efeitos que toda norma constitucional possui.

Eficácia da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo usado em casos de emergência e que possui sua eficácia garantida, desde que tenha sido consumida em até 72h após o coito.

Essa pílula não pode ser tomada sempre, pois é um remédio extremamente forte e que pode causar sérios danos ao útero e à saúde da mulher. Assim sendo, ela deve ser usada apenas em casos de extrema urgência.

É importante ressaltar que a pílula do dia seguinte não possui efeitos abortivos. Então, se o espermatozoide já tiver fecundado o óvulo, ela não terá eficácia.

Eficácia do anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é a pílula usada por quem não quer engravidar. Ela é um método contraceptivo que funciona a base de hormônios que impedem a ovulação.

Com uso perfeito, sua eficácia chega a 99%, ou seja, apenas 1% de chance de engravidar.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica