Religião

Significado de Armageddon: entenda o conceito dessa palavra

O que é?

Armageddon significa “juízo final”, “fim dos tempos” ou “batalha final entre as forças do bem e do mal” registrado na Bíblia.

Definição:

  • Origem: Do grego “armageddon”, que foi traduzido do hebraico “har megiddo”. Em português, a palavra é escrita como “Armagedom”.
  • Sinônimos: Apocalipse, batalha final, cataclismo, combate decisivo, catástrofe, armagedão, calamidade, hecatombe, desastre.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Saiba mais sobre o que significa Armageddon

Armageddon, escrito em inglês, e Armagedom, em português, refere-se dentro do cunho religioso como uma guerra final entre o bem e o mal, como descrito em passagens na Bíblia. A origem dessa palavra grega veio do vocábulo hebraico “har megiddo”, que quer dizer “Monte de Megido”.

Este se trata de um lugar situado a, em média, 30 quilômetros a sul de Nazaré. Para você ter uma ideia, é neste monte que ocorreram inúmeras batalhas importantes para a história do povo hebraico. Apesar de estar diretamente ligada à Bíblia, a palavra Armageddon só aparece nos escritos sagrados uma única vez, no livro de Apocalipse 16:16, que diz o seguinte: “Então, os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado de Armageddon”.

Segundo a escritura cristã, é neste local onde ocorrerá o conflito final entre Deus e os espíritos malignos, saídos da boca do dragão, de um falso profeta e da besta, que terão a missão na Terra de disseminar o mal e enganar governantes do mundo inteiro, induzindo-os a participar da batalha final. Além disso, alguns autores ainda acreditam que a passagem no livro de Jeremias 46:10 é uma referência ao Armageddon, o que os leva a pensar que esse local fica próximo ao rio Eufrates.

Além disso, para muitos cristãos, a palavra Armageddon está ligada ao temido “fim dos tempos”, que diz respeito a uma batalha final de destruição total do planeta e da humanidade. Fora da religião, o termo armageddon é utilizado para descrever um importante e grande conflito, muitas vezes definitivo, sendo esta a razão principal de ele ser comumente visto em séries, seriados e filmes, como é o caso do longa norte-americano “Armageddon”, do diretor Michael Bay, lançado em 1998.

E aí? Gostou de saber o significado de Armageddon? Então, não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas que se interessam pelo assunto também o vejam…

Até a próxima!

Leave a Comment