Geral

Significado de imparcial: descubra o que quer dizer essa palavra

O que é?

Imparcial é o nome dado a quem é desprovido de imparcialidade, isto é, não é parcial. Refere-se a alguém que não toma partido, é justo, neutro, equitativo, etc., em alguns ou todos os assuntos e situações.

Definição

  • Origem: Do latim “impartialis.e”.
  • Sinônimos: Neutro, reto, isento, equânime, justo, apartidário, desapaixonado, neutral.
  • Antônimos: Parcial, unilateral, partidário, sectarista, injusto.
  • Classe gramatical: Adjetivo de dois gêneros.

Entenda melhor o significado de imparcial

Significado de imparcial

significado de imparcial está relacionado a alguém que não pratica a parcialidade, ou seja, é não-parcial. Isto quer dizer que um indivíduo ou algo que é imparcial (como um veículo jornalístico, por exemplo) não toma partido, é neutro e justo em suas decisões, seja qual for o tipo de assunto.

No âmbito judicial, por exemplo, um juiz deve seguir o princípio da imparcialidade, já que, em um julgamento, qualquer réu precisa ser julgado de forma imparcial, ou seja, não deve ser favorecido e nem prejudicado por conta de situações externas ou pessoais dessa autoridade.

Resumindo, um juiz não pode ter preferência por nenhuma das partes dentro de um processo judicial, para que, assim, haja justiça. Além disso, o significado de imparcial pode ser ainda mais amplo, abrangendo outras áreas da vida, coisas e pessoas.

Dentro do jornalismo, um profissional também precisa noticiar apenas fatos verdadeiros e relevantes para o público. Para isso, o jornalista deve seguir critérios editoriais bem definidos e sem formar uma opinião sobre as pautas/assuntos que chegam para apuração.

Um jornalista que espalha as chamadas “fake news”, por exemplo, não está sendo imparcial, já que está tomando partido de alguma situação, assunto, pessoa ou empresa. Por fim, o significado de imparcial também está ligado ao conceito de dignidade e igualdade, estando relacionado ao tratamento igual entre pessoas, ou mesmo na divisão equitativa de bens. Por exemplo: “O meu pai nem tentou ser imparcial. Em seu testamento, deixou todos os seus bens para o meu irmão”.

E aí? Conseguiu entender direitinho o significado de imparcial? Compartilhe!

Até a próxima!

Veja também:

About the author