Geral

Significado de ironia: veja a definição e conceito dessa palavra

O que é?

Ironia refere-se à forma de utilizar palavras que significam o sentido oposto ao seu conceito literal. Isto é, diz respeito ao contrário daquilo que se quer dizer ou pensar de verdade.

Definição:

  • Origem: Derivado do grego eironeia, que significa “dissimulação”.
  • Sinônimos: Caçoada, deboche, asteísmo, chacota, sátira, sarcasmo, escárnio, zombaria, troça.
  • Antônimos: Verdade, autenticidade, realidade, veracidade, veridicidade, certeza, rigor, exatidão, certeza, precisão, fidedignidade.
  • Classe gramatical: Substantivo feminino.

Entenda melhor o significado de ironia

Um ato irônico refere-se ao uso de palavras que manifestam sentido oposto ao seu significado literal. Sendo assim, pode-se dizer que ela é utilizada por alguém que quer afirmar algo contrário daquilo que se quer dizer ou do que pensa, em uma ocasião em que haja intenção de denunciar, gozar ou criticar outra pessoa ou, ainda, de censurar algo ou alguma coisa.

De maneira mais sucinta, ironia diz respeito ao ato de procurar valorizar algo ou alguém quando, na verdade, quer desvalorizar, o que pode ser feito não somente através de palavras, mas também de timbre de voz para detalhar ou caracterizar ainda mais o ato.

A ironia pode se apresentar em diferentes tipos: oral, quando é dito algo ou alguma coisa quando se deseja expressar outra; dramática (também chamada de satírica), que acontece quando uma ação ou palavra coloca uma situação em jogo. Um bom exemplo é no teatro, quando a plateia entende o sentido da ironia, mas o personagem não.

Existe também a ironia de situação, quando a disparidade existente entre propósito e resultado da ação. Já a ironia cósmica ou infinita refere-se a diferença entre as vontades humanas e as realidades do mundo externo. Por último, a ironia antífrase, que acontece a partir do engrandecimento de ideias erradas, isto é, quando há a utilização carinhosa de termos ofensivos.

Qual é a diferença entre ironia e sarcasmo?

Apesar de muitas pessoas confundirem os dois termos, ironia e sarcasmo são palavras com significados distintos. Enquanto a ironia, como você já leu nesse artigo, se trata do desejo de expressar algo que não significa necessariamente aquilo que a pessoa diz ou pensa, o sarcasmo refere-se a um tipo de ironia mais grave, por ser mais insultosa.

A ideia deste último é de humilhar e zombar de alguém ou alguma coisa, enquanto a ironia não tem essa obrigação de provocar comédia ou humilhar.

E aí? Entendeu direitinho o que quer dizer a palavra ironia? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Até a próxima…

Leave a Comment