Geral Religião

Significado de limbo: descubra a real definição dessa palavra

O que é?

Limbo quer dizer margemorlafranjadebrum. Dentro do catolicismo, o termo serve para definir indivíduos que vivem “à margem” da presença de Deus. Já no ramo de astronomia, limbo refere-se à parte exterior de um corpo celeste, no qual a sua margem é visível, como por exemplo, “limbo da lua” ou “limbo do sol”.

Definição:

  • Origem: A palavra limbo deriva do latim “limbus”, que significa “beira”, “margem”, “orla” ou “borda”.
  • Sinônimos: Borda, margem, orla, rebordo, contorno, incerteza, indecisão, beira, fímbria, extremidade, dúvida, imprecisão, insegurança, irresolução.
  • Antônimos: Recordação, lembrança, reminiscência, presente, anamnese, memorandum, memória, rememoração, memorial, relembrança.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Saiba mais sobre o significado de limbo

A palavra limbo pode ter vários significados diferentes, o que vai variar de acordo com o assunto que está sendo tratado. De forma geral, o conceito de limbo está diretamente relacionado aos seus sinônimos: margem, borda, beira, orla, etc., e que pode ser aplicado de maneira semelhante em situações diferentes.

Na astronomia, por exemplo, o termo diz respeito à parte exterior de um corpo celeste, em que a sua margem é visível: limbo da lua, limbo do sol, entre outros. Enquanto isso, no ramo de botânica, o conceito de limbo está relacionado à parte mais larga de uma folha ou do segmento do cálice.

Já no sentido religioso, limbo serve para definir indivíduos que vivem “à margem” da presença de Deus. No catolicismo, por exemplo, a palavra também é usada para referir-se a um lugar para onde iam as crianças que morriam pagãs, isto é, sem terem sido batizadas.

Segundo a antiga doutrina católica, que passou a usar o termo limbo a partir do século XIII, estas crianças não poderiam ir para o céu porque não possuíam graça batismal. Porém, de igual modo, estas também não poderiam ir para o Inferno, já que não tinham pecado pessoal.

Mesmo que o termo limbo tenha começado a ser utilizado a partir do século XIII dentro do catolicismo, reza a lenda que algumas figuras conhecidas dentro da doutrina, como é o caso do famoso Santo Agostinho, já afirmavam que tais crianças iam para o inferno.

É por esta razão que, na Idade Média, a expressão “limbus infantum” era utilizada para se referir às crianças, enquanto o termo “limbus patrum” dizia respeito aos santos que haviam nascido antes de Cristo.

Além disso, apesar de nunca ter virado um dogma da Igreja Católica, de fato, a palavra limbo foi abolida em 2007. Atualmente, o catolicismo possui uma posição semelhante à religiões evangélicas protestantes, que afirmam que as crianças que morrem antes de chegarem à idade da razão vão direto para o céu.

Por último, limbo também assume o significado de um lugar onde coisas sem valor são deixadas e esquecidas. Portanto, o termo pode ser usada em frases como “Ela nunca mais me ligou. Parece até que eu caí no limbo”.

Entendeu direitinho? Então, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais?!

Até a próxima!

Leave a Comment