Língua Portuguesa Geral

O que significa pitel? Descubra a definição e aplicação da gíria

Pitel é uma expressão que denota dois significados. Na culinária, a palavra significa um tira gosto, um aperitivo; já no dialeto informal do brasileiro, partindo do seu significado no ramo culinário, pitel quer dizer uma pessoa muito atraente, de boa aparência, sendo ela homem ou mulher.

Significado de pitel

Na culinária, a grafia da palavra é diferente, escreve-se pitéu, e quer dizer um prato de tira-gosto, uma comida apetitosa, um petisco, e, segundo o dicionário, “uma iguaria apetitosa”.

pitel

O que é uma pessoa “pitel”?

Por outro lado, pitel, como é dito na maneira informal, quer dizer uma pessoa de aparência muito chamativa e atraente. Há outra variação para a palavra, o “pitelzinho”, que significa a mesma coisa, porém usada de uma forma um pouco mais carinhosa.

Veja também – Significado de subestimar

Desse modo, pitel é uma forma de elogio bastante explorada nas redes sociais, principalmente pelos jovens.

Exemplos do uso do pitel

  • “Nossa, olha que pitelzinho
  • “Ele é um pitel, olha essa foto!”
  • “O pitéu da tia Rosa ficou uma delícia!”

Pitel ou Pitéu

Não há uma regra clara que dita o uso correto da palavra. Mas, para se referir à comida, é mais comum fazer o uso da palavra grafada com o “u” no final; e, para o uso informal da mesma, a grafia é feita com o “l”. A explicação é que não há muita importância quanto a forma gramatical correta de escrever a palavra, já que das duas formas podemos ler do mesmo jeito.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice