Expressões em inglês

YOLO: You Only Live Once; entenda a origem e significado da gíria

A gíria, que se popularizou nas redes (e também fora delas) nos últimos anos, significa “Você só vive uma vez”, tradução do acrônimo original do inglês, que significa “You only live once”.

A ideia que a sigla traz é a de simplesmente aproveitar cada momento da vida ao máximo, e agarrar as oportunidades, sem muito medo das consequências, pois tudo acontece apenas uma vez, a vida é única. 

YOLO como um lema

O YOLO carrega uma ideologia semelhante à do Carpe Diem, que é uma expressão latina usada para dizer “aproveite o dia”, e significa aproveitar ao máximo os momentos, o presente, como se fossem únicos.

Veja também – Despacito: tradução e significado

Como muitos levam Carpe Diem como um lema de vida, muitos jovens da nova geração também utilizam o YOLO do mesmo modo, a fim de aproveitar todas as chances que a vida oferece, sem arrependimentos, pois nenhum momento é permanente e você só tem apenas uma chance para viver. 

Por ser algo mais usual entre os jovens, a gíria é bastante utilizada na linguagem da internet. Também, por causa de seu significado, é comum encontrar estampas de camisetas e posters carregando as quatro letrinhas, muitos até as tatuam. 

yolo

Da onde surgiu o YOLO?

Diferente do Carpe Diem, que é uma expressão latina de 65 a.C, o YOLO é mais uma gíria, uma sigla que na verdade significa uma expressão.

O rapper norte americano, Drake, foi quem popularizou o YOLO como sigla, em sua música “The Motto”, lançada em 2011. Com o fluxo de pessoas aumentando nas redes sociais e nas plataformas musicais na época, esse foi considerado o ponto inicial da popularização da sigla.

Contudo, bem antes de Drake, em 2004, um participante do reality The Average Joe,  fez o uso da sigla. Além disso, há quem alegue que a expressão já era utilizada desde os anos 90, com uma marca que possuía a mesma sigla.

Veja também

About the author

Vitória Alice