Expressões em Espanhol

O que é despacito? Tradução e significado: veja aqui

Despacito: você com certeza já ouviu esse termo antes, mas será que você sabe o que ele significa?

Ele está presente no hit que bombou nas rádios. Talvez você não aguente mais ouvi-lo, ou talvez você seja daqueles que sempre toca Despacito nas festas. Uma coisa é certa: Despacito se consagrou como uma das músicas mais tocadas nos últimos tempos. Sua popularidade alçou patamares inimagináveis até mesmo para os envolvidos com sua produção. O fenômeno fez inúmeras pessoas cantarem em coro e dançarem ao som do seu ritmo envolvente. Mas você sabe o que está cantando quando grita “despacito” a plenos pulmões?

Despacito, o hit mundial

Daddy Yankee e Luis Fonsi. Você com certeza já ouviu esses nomes antes. A dupla atingiu o reconhecimento apresentando a fórmula para um reggaeton de sucesso.

O reggaeton é um gênero musical oriundo de raízes latinas, europeias e caribenhas. O ritmo leva esse nome devido à cadência de reggae no idioma espanhol do Panamá.

Luis Fonsi e Daddy Yankee, ambos porto-riquenhos, quebraram barreiras e recordes ao alcançar as paradas de sucesso.  Após o estouro de Macarena, em 1996, Despacito foi a primeira música latina a ganhar o mercado de música europeu e americano. Afinal, o cenário da música latina em outros países é muitas vezes restrito pelo idioma ou pela xenofobia

O que significa despacito?

Ainda que o idioma espanhol tenha similaridades com o português do Brasil, muitos podem cometer confusões nessa falsa simetria. Isso pode ser chamado de “parônimo”. Os parônimos são palavras parecidas com significados distintos.

Muitos ouvintes brasileiros, que não dominam o idioma espanhol, interpretaram “despacito” como “dez passinhos”. Apesar de parecer plausível, o significado não poderia ser mais opostos.

Quando Daddy Yankee e Luis Fonsi cantam “despacito”, eles não estão pedindo para que a musa da canção dê dez passos. “Despacito”, em espanhol, significa “devagarzinho”, “vagarosamente” ou ainda “lentamente”. Sendo assim, é acertado dizer que a letra sugere calma na execução do que propõe.

Os temas recorrentes do reggaeton, considerado um ritmo caliente, são as declarações arrebatadas. Os sentimentos retratados podem apresentar paixão ou febres e anseios carnais. Em “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, o “eu-lírico” corteja seu objeto de paixão e desejo com flertes e galanteios.

Para demonstrar seu apetite, sexual e romântico, o sujeito expressa suas vontades de sentir sua musa, tocando, beijando, provocando e cheirando “despacito”. Isto é, o sujeito demonstra sua vontade insaciável por aproveitar sua paixão lentamente, sem pressa, devagarzinho.

A declaração da dupla insinua o contato carnal através de convites, segundas intenções, jogos de sedução e danças provocativas. A letra visa apimentar o relacionamento, a fim de obter prazeres e recompensas sexuais.

Despacito nas paradas de sucesso

Que Despacito é o primeiro hit latino a ganhar o mundo após duas décadas de Macarena, você já sabe. O que talvez você não saiba é que o clipe conquistou seu lugar na lista de mais vistos no mundo. O sucesso universal de Despacito ultrapassou o número de cinco bilhões de visualizações. Isso o classifica como o clipe mais assistido da história da música moderna! A viralização permitiu à música ultrapassar o número de outros hits passados, como See You Again, do Wiz Khalifa, e Gangnam Style, do coreano Psy. 

Além disso, a música, que foi lançada em janeiro do ano passado, foi a considerada a música mais tocada em sites e aplicativos de streaming. Ao todo, a música soma quase 10 bilhões de reproduções. Nos programas de streaming, a música ultrapassou o hit “Sorry”, de Justin Bieber, superando a marca do canadense.

A rapidez do trabalho também colaborou para disseminar o termo. Enquanto o sucesso de Wiz Khalifa demorou mais de um ano para alcançar seus números, Luis Fonsi bateu record em pouco mais de meio ano.

O hit bombástico alcançou a marca do primeiro lugar nas paradas de sucesso por, pelo menos, uma semana. Esse fenômeno se estendeu por quase todos os países do mundo, expressando a relevância do ritmo para quem não domina o idioma.

O sucesso foi tão significativo para a dupla Daddy Yankee e Luis Fonsi que Justin Bieber, cantor canadense, gravou uma versão remix do hit mundial. A participação de Bieber popularizou ainda mais o termo “despacito”, levando-o a ser cantado até mesmo por aqueles que desconheciam seu significado.

A canção de Daddy Yankee e Luis Fonsi recebeu certificação em platina, ouro e até mesmo diamante. Esse alvoroço e hype em torno da música empoderou seu refrão, consagrando-o como uma das palavras mais procuradas em sites de busca.

No idioma espanhol, “despacito” é equivalente ao português “devagarzinho”, “vagarosamente”. Já no idioma castelhano, despacito é um diminutivo derivado da palavra despacio, que significa lento, devagar, arrastado.

Normalmente, esta palavra costuma ser usada entre os nativos do idioma espanhol para representar a ideia de algo que é feito com calma, com tranquilidade e aos poucos, sem pressa.

Como surgiu o termo “despacito”?

O termo despacito é comum no idioma latino. Sua popularização, entretanto, aconteceu quando o hit Despacito bombou no mundo inteiro. O refrão caiu no gosto popular e o termo se tornou familiar para fluentes e não-fluentes no idioma latino.

A canção foi lançada no ano de 2017, pelo rapper Daddy Yankee e o porto-riquenho Luis Fonsi, tornando-se um sucesso instantâneo e absoluto. A autoria da música é creditada a Luis Fonsi, mas, ao contrário do que alguns acreditam, o termo não foi inventado por ele.

Em contrapartida, devido ao emprego do termo na música, “despacito” se tornou um meme viral na internet. A expressão é usada nas redes sociais no intuito de passar a ideia de “pegar leve”, “ficar sussa”, “ir com calma”, “não se apressar”.

Na canção, a dupla Luis Fonsi e Daddy Yankee utiliza o termo para compor o ritmo reggaeton, adicionando vagarosidade ao pronunciar o refrão.

Sinônimos de despacito

Tardo, demorado, prolongado, tardio, lento, vagaroso, devagar, lentamente, lerdo, vagarosamente, moroso, arrastado, longo, duradouro, espaçado, compassado, pausado, remansoso, descansado, mole, preguiçoso, brando.

Antônimos de despacito

Rápido, ligeiro, ágil, agilmente, rapidamente, ligeiramente, apressado, frenético, veloz, vertiginoso, acelerado, lesto, prontamente, célere, repentino, passageiro, imediato, depressa, velozmente, expresso, corrido, urgente.

Considerações finais

Agora você pode cantar Despacito com propriedade. Afinal, embora o termo não tenha sido criado pelo hit, é inegável que tenha se popularizado através dele.