Língua Portuguesa Ciência

Aglutinação: significado, definição e exemplos. Confira!

O que é aglutinação?

O termo aglutinação significa união, mistura, combinação ou fusão e seu uso pode ser feito para expressar a união de objetos, palavras, pessoas e etc. Em outras palavras, segundo o dicionário, “maneira através da qual coisas diferentes se juntam e se completam, resultando em algo inteiro em que não se consegue identificar os componentes iniciais”.

A palavra possui significados tanto em estudos da Língua Portuguesa quanto para estudos da Biologia.

Veja também – Substantivo é a classe gramatical designada para nomear seres. Entenda!

Aglutinação na Linguística

No estudo da língua portuguesa, o termo quer dizer um processo de formação de palavras. Nesse processo de composição, ocorre a junção de duas ou mais palavras que dão origem a um novo termo.

As palavras que são formadas por aglutinação são as chamadas palavras compostas, e podem ser formadas também por justaposição.

Aglutinação e justaposição

A aglutinação consiste em um processo de junção de duas ou mais palavras, com o objetivo de formar uma terceira. As palavras formadas por aglutinação sofrem alteração em seus elementos formadores e em seu sentido.

São exemplos de aglutinação:

  • Boca + Aberta = boquiaberta (neste caso o substantivo boca perdeu a sílaba –CA e o adjetivo aberta ficou intacto). Por uma questão de acomodação na hora da fala, a sílaba que ficou perdida ao longo do tempo foi substituída por outra: –QUI.
  • Em + boa + hora = Embora;
  • Desta + Arte = Destarte
  • Plano + Alto = Planalto;

Por outro lado, o processo de justaposição também tem a finalidade de formar uma terceira palavra a partir de outras duas, no entanto as palavras justapostas são apenas alocadas lado a lado, sem perder algum item formador da palavra.

São exemplos de justaposição:

  • Couve + flor = couve-flor;
  • Beija + flor = beija-flor;
  • Ponta + pé = pontapé;
  • Passa + tempo = passatempo;

Aglutinação na Biologia

No âmbito biológico, o termo quer dizer uma reação que ocorre no organismo. Acontece uma reação nos glóbulos vermelhos (hemácias) quando a aglutinina, anticorpo presente no plasma sanguíneo, entra em contato com antígenos ou aglutinogênios (moléculas presentes no organismo).

O anticorpo liga-se, então, ao antígeno, modificando seu estado inicial e seu aspecto. A aglutinação pode acontecer de diferentes maneiras, conforme o tipo de antígeno (aglutinogênio) que entra em contato com os anticorpos.

Esse processo é utilizado para identificar, por exemplo, qual o tipo de bactéria ou fungo presente no organismo de uma pessoa. Também pode ser usado para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH de um indivíduo.

Sinônimos de Aglutinação

  • União
  • Ligação
  • Junção

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice