Geral

Bemol: 3 de seus significados mais comuns

Bemol, substantivo masculino. Seu plural é bemóis. Bemol é comumente conhecido como um símbolo musical. Vemos tal sinal em uma partitura, e até mesmo em tatuagens. Entretanto, esse não é o seu único significado. Aqui você entenderá com facilidade outras possibilidades de usar o termo bemol.

Bemol na música

Nas partituras, o bemol é uma notação para reduzir meio tom. Faz parte de uma série de outros símbolos que indicam como deve ser seguida a música.

A nomenclatura deriva do italiano, e significa um B fraco. Na música, o símbolo B representa a nota si. Ou seja, é um b fraco, mais baixo.

Veja também:

Está presente no jazz, pois este é um estilo musical pautado na improvisação e com variações a todo momento pelos músicos. Em inglês o termo é conhecido como flap.

A ordem dos bemóis nas notas musicais é: si-mi-la-ré-sol-dó-fá. Um músico deve decorar tal escala. Essa ordem significa que se uma partitura tiver um bemol, isso significa que começará em si. Caso tenha dois bemóis, começará em mi, e assim por diante.

Para facilitar, quando há dois bemóis, chamamos de bemol dobrado.

Os bemóis aparecerão, normalmente, ao lado da clave em uma partitura. Estarão na armadura de clave, que é composta por esses símbolos que modificam o tom das notas.

Caso esteja aprendendo a teoria musical agora, não se assuste. Com o tempo tal contagem e nomenclatura ficarão naturais para você.

O bemol não é a única característica que você terá de saber. Um tom também pode variar em relação à altura, podendo ser um si bemol maior.

Se você é um aprendiz de violão e está se aventurando nas cifras, também não há motivo de pânico quando vir uma letra com um bemol. Quando você vir em uma cifra um Db, significa um ré bemol. Ou seja, deverá fazer o acorde de ré meio tom a baixo.

O oposto do bemol é o sustenido. Significa que a nota deve ser tocada meio tom acima. E seu símbolo é um jogo da velha (#) e também pode estar ao lado das letras que representam os acordes.

Assim, caso você já tenha tocado algum instrumento, ou lido uma partitura ou cifra, já percebeu a relação entre o sustenido e o bemol.

Veja também: Definição e significado de concerto (e diferença para conserto)

No caso de um ré bemol, como no exemplo que usamos acima, a sua formação de acorde em um violão será a mesma de um dó sustenido. Essas são conhecidas como notas enarmônicas: é a mesma nota com nomes diferentes.

Isso ocorre com as seguintes notas:

  • Ré bemol = dó sustenido;
  • Mi bemol = ré sustenido;
  • Sol bemol = fá sustenido;
  • Lá bemol = sol sustenido;
  • Si bemol = lá sustenido.

Bemol

Por isso, sempre decore as escalas musicais, pois isso te auxiliará a identificar rapidamente como o acorde é composto.

Fique atento pois nem todas as notas possuem meio tom. Portanto, não terão o bemol. Caso ele apareça, pode ser um erro de digitação. As notas que possuem bemol estão na lista acima com seus respectivos sustenidos.

Conhecer bem as notas e suas variações em tons é fundamental para tocar piano, teclado e violão.

Caso possua um desses instrumentos, treine seu ouvido escutando suas variações. Para o caso de instrumentos de corda, isso é importante para quando for afiná-lo.

Recorde-se também que é possível afinar o seu violão meio tom acima ou abaixo para que o vocalista de sua banda, caso tenha, possa executar melhor as notas.

Caso tenha o ouvido sensível para música, observe que as diferentes execuções de uma harmonia em um concerto podem ser diferentes com a mudança de meio tom.

Na música, a palavra também nomeou e nomeia estabelecimentos. Um dos locais mais famosos é um estúdio musical localizado em Belo Horizonte, tendo gravado artistas mineiros e outros de expressão nacional.

A loja Bemol

Localizada na região norte do Brasil, a loja Bemol foi fundada na década de 1940. Seu nome não deriva do símbolo musical, mas do sobrenome dos irmãos que a fundaram: Benchimol.

As lojas vendem eletrônicos, móveis, malas, eletroportáteis e outros itens e estão localizadas em quatro estados na região norte do país. A rede possui polos de distribuição no Acre, Rondônia e Roraima. Com o sucesso nas vendas, a loja também realiza vendas online.

Quando a loja começou, também trabalhava com a distribuição de gás. Hoje continua no ramo, sendo possível comprar botijões pelo próprio site da loja.

A loja ganhou os noticiários em dezembro de 2018. Na ocasião, Manaus foi acometida por um incêndio. A loja de departamento resolveu ajudar as pessoas que perderam tudo. Doaram todos os colchões que tinham para diminuir o sofrimento de várias famílias.

Para quem perdeu tudo no fogo, a loja desconsiderou as dívidas essas pessoas tinham com a loja. Assim, a loja, além de proporcionar mais de 2000 empregos na região norte, é uma importante auxiliadora social.

Bemol

As loterias Bemol

Serviço disponível em 5 estados da região norte. É um serviço filiado à caixa e pertencente às lojas que acabamos de citar no tópico anterior. Faz desde recargas de celulares, recebimento de contas de outros bancos e da Caixa Econômica Federal, a saques de contas correntes e poupança do Banco do Brasil e Caixa.

Nas loterias, você também poderá fazer saque do seu benefício do governo, como o Bolsa Família e Seguro Desemprego caso possua o Cartão Cidadão.

Conclusão e confusões

A palavra não possui muitos significados. Entretanto, caso você more na região norte do país, fique atento com brand target, ou seja, quando uma marca vira um produto.

Assim, a aplicação do termo na frase pode trazer outros sentidos. Como: “ir à bemol”, refere-se à loja e não à inscrição musical. O mesmo acontece com outras marcas, como o Bombril que substitui no linguajar comum o termo “palha de aço”.

Caso seja músico, tenha sempre atenção aos bemóis para não errar na execução da partitura e da cifra. E aprecie como a simples modificação de meio tom modifica totalmente a sonoridade de uma música.

Se apreciar música clássica, poderá escutar as diferentes execuções, como as sinfonias de Ludwing van Beethoven que por vezes são tocadas em um tom bemol ou sustenido.

About the author

yasmin