Língua Portuguesa

Colombo e seus significados e relações mais comuns

Colombo é uma palavra que pode muitas vezes acabar passando despercebida, mas faz parte da rotina de muitas pessoas no Brasil.

Utilizada para dar nome a cidades, escolas, comércios, e outros tipos de estabelecimentos, o nome do descobridor da América é lembrado com frequência com os mais diversos fins.

Veja a seguir alguns exemplos de utilização da palavra Colombo e veja como ela está inserida de diversas formas no mundo atual.

Veja também – Significado de amianto

Significado de colombo

O nome Colombo pode ter dois significados, dependendo da forma como é utilizado.

É um termo utilizado para indicar a pessoa que preza o convívio em paz com as demais pessoas ao seu redor, mesmo que para isso tenha que deixar de lado seus objetivos para não interferir na harmonia do ambiente.

Também pode ser utilizado para identificar os pombos-domésticos que estão espalhados por inúmeras cidades do mundo todo.

Essas aves pertencem a família dos columbidae, e tem origem na África e regiões da Europa, sendo trazida para o Brasil durante a colonização portuguesa.

Cristóvão Colombo

Nascido na cidade italiana de Genova, Cristóvão Colombo foi um dos mais importantes navegadores de todos os tempos.

Conhecido principalmente por ter descoberto a América, Colombo também teve um papel importante na mudança de paradigmas sobre as navegações da época, assim como na forma como todos enxergam o planeta.

Cristóvão Colombo foi o primeiro a comprovar que o planeta Terra possui um formato esférico, e não a forma achatada que se acreditava até o século XIV e XV.

Até esse período, acreditava-se que a Terra tinha um formato achatado semelhante ao de um prato, e, portanto, quem se aventurasse a navegar para grandes distâncias no oceano acabaria caindo pela sua borda, para algum lugar misterioso, sem chance de retornar.

Colombo, e outros navegadores, imaginavam que seria possível navegar para o oriente, ou seja, para o leste, navegando na direção oposta.

Diferente do que é reproduzido em muitos lugares, Cristóvão Colombo não “descobriu” a América, já que existiam cerca de nove milhões de habitantes no continente quando ele e suas caravelas chegaram à região do Caribe.

Mesmo tendo acontecido por acaso, já que o objetivo da viagem de Cristóvão Colombo era chegar ao oriente navegando para o oeste, e dele achar que estava na Índia quando chegou ao Caribe, não é um erro afirmar que a América foi descoberta neste momento.

Na Europa não se imaginava que pudesse haver outros povos além dos que já eram conhecidos, como Índia e China, que inclusive tinham relações comerciais com os países europeus.

Da mesma forma, no novo território não se fazia ideia da existência de terras que poderiam ser alcançadas pelas águas. Era como se existissem dois planetas completamente diferentes, e Colombo foi o responsável por construir a ligação entre esses mundos.

Por isso, Colombo acabou ficando muito conhecido como o descobridor do Novo Mundo, o que fez de sua descoberta um dos fatos mais importantes da história da humanidade.

Mesmo depois de ter descoberto o Novo Mundo, Cristóvão Colombo continuou suas viagens de colonização, sempre com o objetivo de chegar ao oriente navegando pelo oeste e morreu sem atingir seu objetivo, em 1506.

Colombo

 

Camisaria Colombo

Uma das empresas mais antigas do Brasil, com 102 anos de vida, a Camisaria Colombo é a principal referência para quem procura roupas e acessórios masculinos de qualidade para o uso no trabalho ou no lazer.

A loja iniciou suas atividades em 1917, e hoje conta com dezenas de lojas espalhadas por todo o Brasil, que mantém a sua identidade, que com o passar dos anos se tornou conhecida por oferecer peças básicas de grande qualidade por um preço acessível.

A empresa também conta com uma loja virtual onde clientes de todo o país podem fazer suas compras no conforto de casa e aguardar a chegada dos pedidos sem ter de se deslocar até a loja mais próxima.

Colombo (Sri Lanka)

A cidade de Colombo é considerada o coração da economia do Sri Lanka, escolhida para abrigar as principais empresas nacionais e internacionais que desenvolvem suas atividades dentro do país.

Considerada uma das regiões mais prósperas do sul da Ásia, a região metropolitana de Colombo tem um PIB de cerca de 35 bilhões de dólares, com uma renda per capita na região de cerca de US$ 5.000.

O clima na cidade é considerado moderado ao longo do ano, oscilando entre os 22º C e os 31º C, e sua área urbana é cortada por vários canais que vão desaguar em mares da região.

Colombo possui um porto natural há séculos, que já era conhecido por diversos gregos, romanos, persas, chineses e árabes há mais de dois milênios.

Por ser uma rota importante de passagem para a Índia, os mouros muçulmanos desenvolveram um grande interesse comercial pela região, que fez com que muitos desses mouros começassem a se estabelecer pela região.

Os descendentes desses que foram os primeiros mouros muçulmanos hoje formam a comunidade muçulmana do Sri Lanka.

Lojas Colombo

A rede de lojas de eletrodomésticos criada na cidade gaúcha de Farroupilha foi fundada em 1959 pelos sócios Dyonisio Balthazar Maggioni e Adelino Raymundo Colombo.

Com presença forte principalmente na região sul do Brasil, a rede conta atualmente com 250 lojas espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O abastecimento de toda a rede é feito através de dois centros de distribuição instalados em Curitiba e Porto Alegre, que contam com uma frota própria de caminhões de cerca de 150 veículos que realizam em média mil entregas diariamente.

Com essa estrutura, a rede gaúcha de varejo ocupa a quarta posição no segmento em todo o país, ficando atrás dos concorrentes Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar e Máquina de vendas (Ricardo Eletro).

Colombo

Conclusão

Lojas, cidades e outros tipos de estabelecimento constantemente são batizados com o sobrenome do responsável por mostrar ao continente europeu que havia vida do outro lado do oceano, onde até então não se imaginava que houvesse tanto um pedaço de terra quanto pessoas habitando esse território.

Você conhece outros lugares que utilizam o nome Colombo? Compartilhe aqui embaixo nos comentários.

About the author

yasmin