Tecnologia

Drone: o que é, quais os mais famosos e como podem ser utilizados

Ligado diretamente ao aeromodelismo, o drone surgiu na década de 40, graças a uma adaptação feita pela marinha americana. Desde então, esse tipo de aeronave vem ganhando cada vez mais os céus das grande cidades. Recentemente inclusive, começou a ser utilizado em entregas delivery.

Considerada uma mini aeronave, recebeu esse nome pelos militares da marinha americana. Sua função principal era de servir como alvo móvel para os testes militares.

Essa palavra drone também serve para designar os veículos aéreos não tripulados, chamados também de VANT, que tinham funções exclusivamente militares. Esta mini aeronave é guiada por controle remoto, que pode ser via rádio ou até aplicativos próprios que podem ser instalados diretamente no celular.

Os formatos são bem diferentes dos aviões, se assemelhando muito mais aos quadricópteros.

Existe no mercado hoje em dia, dezenas de modelos, marcas, tamanhos e capacidades.

O que é o drone?

O drone é um veículo aéreo não tripulado que vem se tornando muito comum em diferentes regiões do mundo. Atualmente, existem diferentes formas de uso para essa aeronave.

A maioria possui aparelhos multirrotores elétricos que são controlados com controle remoto. Geralmente quatro hélices compõem a aeronave, tornando-se um quadricóptero.

Existem alguns modelos compostos por até seis hélices, com muito mais potência de carga e deslocamento. A comunicação do controle remoto se dá através do wifi ou por rádio.

É muito comum hoje em dia, graças ao avanço tecnológico, que existam a conexão dos controles com tablets e celulares que facilitam muito a visualização das imagens recebidas. Existem inclusive aplicativos próprios que facilitam a captura das imagens.

Drone

A cada ano esse tipo de aeronave vem ganhando cada vez mais espaço, pois a tecnologia implantada em cada produto tem a função de deixa-lo mais resistente a trabalhos pesados e ambientes muitas vezes hostis.

A ideia inicial de se construir este tipo de aeronave foi de poder fazer trabalhos que muitas vezes seriam arriscados para o ser humano.

Se você ainda está na dúvida do que é um drone, é fácil entender, imagina um helicóptero de controle remoto. Então, é mais ou menos isso, só que com 4 hélices.

Os drones militares são diferentes dos drones vendidos na internet por exemplo, então não pense que você terá um parecido com o da marinha.

Como os drones podem ser utilizados?

Assim que você entende de fato o que é um drone fica mais fácil entender para que ele pode ser utilizado.

Atualmente existem os drones que possuem hélices que giram na horizontal e que podem ser de diferentes tamanhos. Existem os bem pequenos, com cerca de 2 a 3 centímetros e os gigantescos, quase do tamanho de um helicóptero real.

Os drones que são utilizados para recreação, considerados de brinquedo, pesam em torno de 200 a 300 gramas. Esses geralmente não possuem uma estabilidade quando estão no ar. O tempo de voo também é bem curto, dura apenas de 3 a 7 minutos.

Já os drones mais profissionais, são mais pesados e os voos podem durar até 30 minutos dependendo da bateria. Essas aeronaves podem ser utilizadas para o lazer, como também para a captura de imagens profissionais como casamentos, batizados, entre outros assuntos. O peso desses tipos varia entre 700 gramas a 2 quilos.

Hoje em dia existem diferentes tipos e marcas, os mais potentes possuem câmeras que filmam e fotografam em altíssima qualidade. Para garantir a estabilidade no ar, podem utilizar a tecnologia GPS e até mesmo GLONASS e outros diversos tipos de sensores que conseguem transmitir informações ao vivo para o piloto.

Se você pretende ter algum drone, então já se prepare, pois existem leis do espaço aéreo brasileiro que determinam a regulamentação deste veículo, mesmo para quem quer curtir o “brinquedo” apenas como um hobby.

4 utilidades importantes do drone

Listamos apenas 4 utilidades que um drone é capaz de fazer, leia e se quiser comprar um, calma porque tem muita informação ainda que você precisa saber.

1 – Entregas de delivery

Essa é uma das tarefas mais legais que um drone pode ter. A Amazon foi a primeira empresa que começou a utilizar esse sistema de entrega.

Essa alternativa vem sendo testada há muito tempo, justamente para acelerar as entregas que ficam paradas muitas vezes. Ainda existem muitos ajustes que devem ser feitos, principalmente aqui no Brasil em termos de segurança e confirmação de entrega do pedido.

Daqui há alguns anos, a entrega com drone será uma realidade e que ninguém mais conseguirá fugir.

2 – Fotos e filmagens profissionais ou não

O drone pode ser utilizado para fazer filmagens ou fotos para trabalhos profissionais ou não. Dependendo do modelo, a câmera tem um alcance muito grande. Este tipo de aeronave permite a captura de imagens de locais nunca antes visitado.

Empresas especializadas nesse tipo de filmagem estão em alta.

Drone

3 – Uso para missões militares

A Força Aérea foi a primeira a utilizar drones em suas missões. Até o momento isso ainda não tinha mudado. Os drones ainda são utilizados em missões militares, principalmente para fazer o monitoramento de áreas inacessíveis, declaradas como sendo territórios de guerra ou até mesmo para a guerra propriamente dita.

Aqui no Brasil, os drones são utilizados em operações nas favelas do Rio de Janeiro.

4 – Festas, shows e entretenimentos

Existem alguns modelos de drones com preços mais acessíveis, isso permitiu que eles fossem utilizados inclusive no mercado do entretenimento.

É muito comum hoje em dia você ver drones em shows, e até em estradas para o registro de imagens de algum artista por exemplo.

Quais são os drones mais famosos?

Quem está afim de comprar um drone deve conhecer primeiro as diferentes marcas e modelos que existem.

Abaixo, fizemos uma lista com os melhores que existem no mercado. Veja abaixo e escolha já o seu:

Smart drone ou 3DR Solo

Esse é um dos modelos que vem sendo mais vendido ultimamente. Ele possui uma câmera GoPro e funções importantes como a de perceber possíveis colisões e desviar a tempo.

DJI Phantom 3 e 4

O DJI Phantom 3 e 4 é considerado o melhor drone do mercado. Ele é utilizado principalmente para fins profissionais, mas também pode ser usado para atividades de lazer.

Comentar