Expressões em inglês

Significado de hobby: entenda o que quer dizer essa expressão em inglês

O que é?

Hobby significa “passatempo”, no sentido de uma atividade que um indivíduo pratica por prazer no seu tempo livre, e não por obrigação.

Definição:

  • Origem: Do termo inglês “hobby”, que no século XVI era “hobyn”, referente a um “pequeno cavalo” ou “pônei”. Mais tarde, virou a expressão “hobby horse”, que era usada para nomear um cavalo feito de madeira usado para a diversão de crianças. Atualmente, o termo passou a ter o seu significado ligado a lazer.
  • Sinônimos: Passatempo, diversão, divertimento, distração, recreação, entretenimento.
  • Antônimos: Compromisso, obrigação, trabalho.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Saiba mais sobre o que significa hobby

hobby é um passatempo, ou seja, atividade feita de forma individual ou coletiva nas horas de lazer para divertimento e distração, e não por obrigação. Ou seja, um hobby não é um trabalho ou compromisso e nem mesmo algo que ocupa o tempo inteiro, como as atividades desempenhadas em um emprego.

Ao contrário disso, as atividades dentro de um hobby possuem o único objetivo de relaxar ou divertir uma pessoa, como forma de entretenimento. Dentre elas, podemos citar as atividades práticas (esportes, dança, pintura, culinária, modelagem, artesanatos, jardinagem, decoração, entre outras) e, também, as atividades intelectuais (ler, escrever, filosofar, jogar, etc.).

Em geral, um hobby não deve demandar vantagem financeira para a pessoa em questão. No entanto, isso não quer dizer que ele não possa se transformar em uma tarefa que resulta em benefício financeiro para o praticante consequentemente. Um indivíduo que tem a pintura como um passatempo, por exemplo, pode vender um dos seus quadros, se assim quiser, e ter um retorno financeiro.

Uma pessoa que pratica um hobby é chamada de hobbyist em inglês, que não tem uma tradução exata em português, mas quer dizer algo como “amador”. Neste caso, o termo refere-se a alguém que desenvolver quase as mesmas habilidades de um profissional, mas receber pagamento por isso. É claro que, neste sentido, o hobbyist jamais alcança o nível de excelência do profissional, apenas exerce as atividades por prazer.

No entanto, muitas vezes, a prática de certos hobbies (plural de hobby, em inglês) acaba sendo fundamental para o desenvolvimento de algumas áreas profissionais. No setor da programação de computadores, por exemplo, para quem não sabe, a invenção do sistema operacional Linux começou como o hobby de um aluno. Enquanto isso, no ramo da astronomia, vários corpos celestiais já foram descobertos por hobby dos chamados “astrônomos amadores”.

Hobby ou hobbie: como se escreve corretamente?

Essa é uma dúvida muito comum entre várias pessoas. Mas a grafia correta da palavra é hobby. O plural é hobbies, o que quer dizer que o termo escrito como “hobbie”, sem o “S”, não existe.

Gostou desse artigo? Então, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam!

Até a próxima…