Expressões em inglês

Duty free são lojas que comercializam produtos isentos de impostos. Entenda!

O que é duty free

Duty free é uma expressão em inglês que quando traduzida para português significa “sem taxas” ou “isento de impostos”. Apesar disso, o termo é muito utilizado para descrever vendas ou lojas de varejo que comercializam mercadorias por valores muito mais em conta do que encontramos normalmente.

Isso acontece porque essas lojas, também conhecidas por ‘free shop’, são, geralmente, localizadas em áreas internacionais, tais como: portos, estações de trem (como os da Europa), aeroportos, etc. Logo, são isentas ou possuem certas reduções de impostos e taxas estipuladas pelos estados e países.

Veja também – Significado de xoxo

Contudo, apesar de terem suas comercializações nos locais mencionados acima, produtos na forma ‘duty free’ também são comumente vendidos em aeronaves ou em navios que possuem como destino outras nações.

Esse tipo de comércio possui como principal característica a atividade em zonas internacionais, pelo único motivo de que para uma mercadoria ser vendida como um ‘duty free’, ela precisa ser adquirida e logo em seguida ser levada para outro país. Por isso, na maior parte das vezes, a venda desse tipo de produto só acontece quando o cartão de embarque de uma pessoa já foi escaneado.

Uma curiosidade é que apesar de uma dos preceitos de uma loja duty free seja a compra e retirada imediata de um produto para outro país (por isso possuem localização nas zonas de embarque), alguns países quebram esse protocolo e fixam as lojas nas zonas de chegada, tais como: Austrália, Argentina, Nova Zelândia, Chile, Brasil, Turquia, Jamaica, Colômbia, etc.

O que vende em uma duty free?

Quanto aos produtos comercializados por esses tipos de lojas, tudo variará de acordo com a legislação de cada Estado. Todavia, no geral, uma infinidade de produtos podem ser encontrados nesse tipo de comércio, por exemplo: joias, eletrônicos, alguns eletrodomésticos, roupas, sapatos, perfumes, acessórios, comidas, bebidas, etc.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica