Geral

Eu te amo: o que significa, de verdade? Por que as pessoas dizem sem pensar?

Eu te amo

Hoje em dia ficou muito fácil e até corriqueiro dizer eu te amo para outra pessoa, mas será que é de verdade esse sentimento? Será que as pessoas sabem o que estão falando? Vamos entender seu verdadeiro significado e qual o impacto que essa frase tem em nossas vidas.

Todo o ser humano já nasceu sabendo o que é amar e faz da sua existência uma busca incansável por esse sentimento tão nobre. Mas, será que todos sabem o que é amar? Será que não ficou muito banalizado dizer eu te amo para alguém?

Antigamente você dizia para uma pessoa que a amava, quando realmente esse sentimento era verdadeiro, hoje em dia, em muitas ocasiões, dizer para outra pessoa que a ama, não significa exatamente isso necessariamente. Ganhar um chocolate e retribuir com um eu te amo, é muito comum, por exemplo, e o seu significado é apenas, obrigado por esse chocolate.

Lógico que existem casais que se amam e que quando trocam esse tipo de frase, a tendência é ser verdadeira, cheia de afeto e carregada de amor verdadeiro.

Mas, o que significa eu te amo na verdade?

De acordo com algumas filosofias e gurus especialistas nesse tema, a partir do momento que interagimos com o outro, fazendo parte dele e sentindo tudo o que ele sente, o amor se faz presente.

Essa interação com o outro é amor, quando nos esforçamos para compreender tudo o que o outro tem, isso se chama amor.

Muitas vezes, a frase eu te amo pode soar um pouco egoísta, pois geralmente a pessoa enxerga apenas o sentimento que ela sente. É importante observarmos e percebermos que ninguém pode sobreviver sozinho. Até a mais pura flor, só se tornou uma flor por causa de diferentes elementos encontrados fora dela, como o sol, a clorofila e a água.

Assim somos nós, não conseguimos vivenciar e sentir o amor de verdade se não houver troca com o outro, seja ele humano ou não. Você percebe a sua interação com o outro quando começa a perceber que os mesmos sentimentos que surgem nele, surgem em você também. Enxergando o amor assim, a tendência de surgir o sofrimento é bem menor.

Eu te amo

Quando surge a vontade de dizer eu te amo?

Essa frase eu te amo se torna muito mais significativa para uma pessoa quando ela se encontra totalmente unida a outra.

E quando falamos desse sentimento de amor, não estamos nos referindo apenas aos casais apaixonados que ultrapassaram o estágio da paixão, estamos falando de qualquer pessoa que sente uma integração com outra, na qual a dor e a felicidade de uma, surge na outra instantaneamente.

Quando compreendemos nossos próprios sentimentos, fica muito mais fácil compreender os sentimentos da pessoa que amamos. Essa compreensão te ajuda no alívio deles e contribui para que o ser amado sofra bem menos.

A vontade de dizer eu te amo surge quando a pessoa sente a necessidade de verbalizar o seu sentimento de carinho e afeto pela pessoa que sentiu amor. Esse surgimento aparece de maneira totalmente natural e quando forçado pode indicar um sentimento não tão verdadeiro assim.

Por isso, é importante que você não tenha pressa, pois um sentimento de carinho em um casal pode demorar anos para se transformar em amor.

Como descobrir quando o eu te amo é de verdade?

A frase eu te amo pode ser dita por diferentes pessoas, desde amigos até familiares. Analisar o sentimento da pessoa e principalmente o seu, são fundamentais para você obter a resposta necessária para a sua pergunta.

Lembra que o sentimento de amor verdadeiro surge quando sentimos a integração com outra pessoa? Então, você sente o que o outro sente? Se a resposta for sim, então a probabilidade de ser um amor verdadeiro é bem grande.

Agora se você não sente nenhuma integração com a outra pessoa, então a resposta já está praticamente dada. Esse amor tende a não ser tão verdadeiro assim.

6 situações em que o eu te amo não é verdadeiro

Selecionamos a seguir algumas situações em que o eu te amo, não expressa um sentimento tão verdadeiro assim. Confira:

Eu te amo

1 – Deu um pedaço de pizza

Você está no seu trabalho e ofereceu um pedaço de pizza para o seu colega de trabalho que te retribuiu com um sonoro eu te amo. Provavelmente o que ele quis dizer foi obrigado por esse pedaço de pizza que você me deu.

2 – Seu cabelo ficou ótimo

Depois de meses a sua cabeleireira conseguiu fazer um corte maravilhoso, exatamente o que você queria no seu cabelo. A sua vontade é de ir até ela, dar um abraço bem forte e dizer eu te amo. Pare e pense, é um amor verdadeiro? Provavelmente não, o que você quis com essa frase foi de retribuir o carinho que a profissional teve com o seu cabelo.

3 – Seu time foi campeão

Seu time acabou de ser campeão e você encontrou o seu jogador preferido andando na praia, corre até ele e fala que o ama. O que você tem por ele é um carinho muito grande, mas não um amor verdadeiro.

4 – Encontrou seu artista

Igual a situação anterior, você corre e diz pra ele que o ama. Será que isso é amor de verdade? Provavelmente não! Isso é carinho, admiração, mas você não sente as mesmas sensações que esse artista.

5 – Ganhou desconto

Foi na loja fazer compras e ganhou um desconto daqueles, abraçou a vendedora e disse que a amava. Nem preciso terminar né? Já deu pra entender que isso não é um amor de verdade, daqueles que arrebata o coração.

6 – Encontrou uma amiga falsa

Foi passear e encontrou uma daquelas amigas que tem a fama de falsa, inclusive com você. Ela vem na sua direção, te dá um super abraço e diz que te ama. A probabilidade desse amor ser falso é enorme. Fique atenta para não cair numa cilada e acreditar em um sentimento que não é verdadeiro.

Aliás, esse é um dos principais motivos que levam as pessoas a acreditarem em um sentimento que não é verdadeiro. Infelizmente, a carência faz as pessoas amarem muito mais do que serem amadas de verdade. Fique atenta!