Geral

Gummy Bear: personagem internacional multilíngue

O Gummy Bear, Ursinho Gummy ou Gummibär, como também é conhecido é um verdadeiro fenômeno. Este personagem multilíngue internacional já vem há algum tempo conquistando crianças no mundo inteiro.

O dito artista virtual é um grande urso gomoso verde com uma mordida em uma das orelhas. Ele usa cueca laranja e um par de tênis branco. Ele tem a sua marca registrada na memória por conta de uma gama de músicas lançadas. Todas elas se relacionam com o doce – ou bala, por assim dizer – que leva o mesmo nome.

Como surgiu o fenômeno Gummy Bear

Entre essas músicas, as mais conhecidas são “La La Love to Dance” e “I Am Your Gummy Bear”. Seu “estouro” se deu por conta do clipe dessa última música. A canção foi criada originalmente na Hungria, mas devido ao sucesso, foi editada para diversos outros idiomas.

I Am Your Gummy Bear” foi apresentada ao público pela sua primeira vez no Youtube. A Internet é que foi o palco do seu sucesso. Através também do Yahoo, a melodia infantil “chiclete” rapidamente alcançou o topo de listagem de vendas.

Os quatro cantos do mundo puderam conhecer o Gummy Bear, o que o fez se tornar um grande sucesso entre os pequenos.

Gummy e sua música

O primeiro CD do artista, intitulado “I Am Your Gummy Bear” foi colocado à venda em várias lojas dos Estados Unidos em Novembro de 2006. O fenômeno causou um furor que impulsionou o lançamento de amis músicas e vídeos.

A música – composição de um alemão de nome Christian Schneider – esteve no topo das paradas de ringtones por oito meses na Hungria. Seu álbum ficou entre os 20 melhores em paradas musicais internacionais depois de sua estreia.

Já no ano de 2012 foi a vez do DVD com um especial natalino surgir. Nele, Gummibär e seus amigos peculiares ficam ansiosos para receber presentes na manhã de Natal.

No entanto, a turminha acaba descobrindo através da televisão que o pobre Papai Noel está desaparecido. É então que eles decidem voar para o Polo Norte na intenção de descobrir tudo o que aconteceu com o bom velhinho.

Gummibär fica sabendo que o Papai Noel foi, na verdade, sequestrado por um alienígena que adora dançar. Para salvar o Natal, o urso e os seus amigos devem ir à ilha onde o alienígena mantém o Noel em cativeiro e derrotar o carinha de outro planeta em um concurso de dança.

A composição do trabalho

Como um sucesso mundial, pode-se dizer que o Gummy Bear tem a popularidade bem parecida com a do Crazy Frog. As letras de suas canções caracterizam-se pela contínua repetição e pelas melodias bastante cativantes.

Algumas variações da principal música do encantador personagem tiveram o lançamento feito em cerca de 25 idiomas. Entre eles estavam o português, o inglês, o espanhol, o alemão, o francês, o sueco, o húngaro e o polonês.

Gummy Bear

A popularização da marca e lançamento de outros produtos

Os produtos da marca são todos comercializados pela Gummybear International Inc. Localizada nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Jersey, ela é a responsável pelas:

  • Criações;
  • Desenvolvimento:
  • Animações;
  • Produção musical;
  • Conteúdo exclusivo do Gummibär.

É possível encontrar produtos audiovisuais (DVDs, CDs, ringtones e downloads) e videogames.

Em meados de junho do ano de 2012, a Gummybear International concedeu a licença e fez acordo com a Jumbo. Esta é uma fabricante búlgara, com sede na Grécia, especializada em brinquedos.

Em agosto – também de 2012 -, a Gummybear assinou o contrato com a Som Livre. A gravadora passou então a ter o licenciamento para poder divulgar e comercializar os produtos da marca em variados formatos.

Os vídeos do Gummy Bear

Quando a versão húngara da música “I Am A Gummy Bear” foi lançada na Internet, em 2006, estourou em questão de pouquíssimo tempo. O vídeo de 30 segundos, original, chamado “Itt Van A Gumimaci“, tornou-se viral e ganhou milhares e milhares de visualizações.

A canção chamativa fez com que a popularidade, a graça e o carisma do personagem Gummy aumentasse significativamente. Outra versão de 30 segundos, só que no idioma inglês, também foi criada. Isso também contribuiu bastante com a viralização dos clipes.

A versão estendida de 2:30 foi divulgada em 2007, e desde então, vem aumentando o número de visualizações a cada dia. Os vídeos chegaram a ser vistos diariamente por cerca de 1 milhão de repetidas vezes.

No mês de junho do ano de 2016, estreou no Youtube a série que ganhou o nome de “Gummibär & Friends: The Gummy Bear Show”. Foi criado um canal oficial para o artista.

Para comemorar seus 10 anos de existência, uma versão, também estendida de “Gummy Bear Song”, foi lançada a cada semana de 2017 em uma língua diferente. Para os fãs, foi uma ótima comemoração.

Gummy Bear

Um nome que gera muita confusão por significar outras coisas

O termo gummy bear vem do inglês. É uma expressão que significa literalmente “urso de goma”. Essa bala é feita com uma base gelatinosa em forma de urso, com diversos sabores e cores que agradam os olhos e o paladar, não só da criançada, mas de alguns adultos também.

A jujuba em forma de ursinho foi criada em 1922 por uma empresa alemã chamada Haribo. No entanto, não se assemelham em quase nada com o que são agora, mas foi a primeira inspiração surgida.

Na língua inglesa, gum é um substantivo que se refere a uma substância de aparência viscosa, a um chiclete ou a uma consistência gelatinosa. Já bear quer dizer urso.

Existiram também, na década de 80, aqui no Brasil, outros “Gummi Bears”, ou como eram chamados, “Ursinhos Gummi”. Esta foi uma animação bastante popular que contava a história de ursos bem inteligentes.

Eles viviam uma grande aventura com a incumbência de zelar pela proteção do Reino de Dunwyn. Os animais do desenho bebiam sucos de frutas que aumentavam seus atributos físicos, quase como os super-heróis.

Com tantos significados fica fácil confundir o artista fenômeno em visualizações no YouTube “Gummy Bear”.

About the author

yasmin