Geral

Horóscopo é um diagrama que representa as posições dos planetas e dos signos do zodíaco. Saiba mais!

O que é horóscopo?

O horóscopo é uma espécie de mapa que reflete as posições exatas dos planetas do zodíaco em um determinado momento. A partir dele, podem ser feitos diversos tipos de análises, que fornecem informações sobre a personalidade, acontecimentos e tendências na vida de uma pessoa.

O termo tem origem grega e significa “ver a hora” ou “espelho da hora”.

É importante lembrar que não há nenhuma comprovação científica acerca da eficácia da influência da posição dos planetas sobre a vida das pessoas.

Veja também – Mapa conceitual: o que é, tipos e como fazer. Confira!

Origem

Na Antiguidade, as civilizações existentes costumavam olhar para o céu, buscando correlações entre os acontecimentos celestes e terrestres. A partir da observação regular do movimento dos astros e estrelas, fizeram importantes descobertas como as estações do ano, o calendário, o tamanho da Terra, entre outras.

Os mesopotâmicos foram os primeiros a acreditar que os astros poderiam também prever o tempo em que ocorreriam determinados eventos na Terra, relacionados à vida do ser humano, como início e fim de guerras e nascimentos importantes.

A partir disso, tornou-se comum a construção do horóscopo, que é o Mapa da Hora. Inicialmente, ele era feito somente para reis, mas logo os gregos começaram a comercializá-lo.

No século XVIII, os jornais britânicos popularizaram esse conhecimento, fazendo os horóscopos de jornal, como são conhecidos hoje.

Como funciona o horóscopo?

Quando uma pessoas nasce, os astros ocupam uma determinada posição no céu. Esse retrato do céu é registrado no Mapa Astral de nascimento, uma das principais ferramentas astrológicas.

Contudo, os planetas prosseguem seu movimento, girando constantemente ao redor do Sol. Esse movimento cíclico faz com que eles formem aspectos no Mapa Astral de nascimento de uma pessoa, originando os chamados ciclos ou trânsitos astrológicos.

O horóscopo é a comparação entre a posição dos planetas do Mapa Astral de uma pessoa com o céu do dia analisado, também conhecido como Mapa do Céu.

Tipos de Horóscopos

A astrologia foi interpretada de maneira diferente em cada civilização e cultura, desse modo, cada uma desenvolveu o seu horóscopo próprio, são eles:

  • Horóscopo Ocidental: O que nós conhecemos, que possui os 12 signos do zodíaco que representam elementos da natureza, como Água, Fogo, Terra e Ar.
  • Horóscopo Asteca: É baseado nas posições do Sol e da Lua. Possui 20 signos que são representados por animais, vegetais e símbolos sagrados.
  • Horóscopo Egípcio: é baseado no calendário egípcio, é composto por 12 signos e cada um deles corresponde a um mês do ano, regido por um deus específico.
  • Horóscopo Chinês: É baseado no calendário lunar chinês, é composto por 12 signos representados por animais e equivalentes a cada um dos meses do ano.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice