Língua Portuguesa Geral

Manipulação: Significado e exemplos, entenda!

O que é manipulação?

O termo manipulação refere-se ao ato de manipular, isto é, de tocar, pegar ou moldar com as mãos. Manipulação, desse modo, é o verbo que diz respeito ao ato de manejar algo.

Contudo, o termo também pode ser usado em um contexto pejorativo, quando significa a falsificação da realidade, a qual busca induzir alguém a pensar de determinada forma ou modificar algo, ou seja, “manipular” o pensamento de alguém ou manipular, por exemplo, os resultados de uma eleição.

Além disso, é um termo usado no âmbito farmacêutico e significa uma prática manual de preparação de medicamentos, fórmulas farmacêuticas, produtos e substâncias químicas etc. Existem certos remédios que são feitos somente por meio de manipulação.

Veja também – Imoral: o que é, conceito e definições. Entenda!

O que é manipular as pessoas?

Falando de maneira figurativa, manipular uma pessoa diz respeito à convencê-la do seu ponto de vista, ou induzi-la a pensar como você e agir da forma desejada.

Contudo, manipular uma pessoa não é um termo correto a se usar, visto que a manipulação é um ato feito com as mãos, onde o resultado é moldado e sai conforme o desejado. Afirmar que alguém está sendo manipulado significa afirmar que esta pessoa não tem nenhuma espécie de razão e está agindo com uma marionete ou um robô, isto é, sob comandos.

Pode-se usar, em casos assim, o termo influenciado, já que, na prática, é praticamente impossível manipular uma pessoa.

O que significa ser uma pessoa manipulada?

Uma pessoa manipulada, ou influenciada (como foi explicado no tópico acima), é alguém que está agindo de acordo com os desejos de uma terceira pessoa, mesmo que inconscientemente, ela está se deixando influenciar por algo ou alguém, e são inúmeras as razões.

Tipos de manipulação

A manipulação psicológica é uma tática usada com intuito de exercer influência sobre a percepção ou comportamento de outra pessoa. Embora seja um ato velado, esse tipo de abuso deixa marcas profundas que podem ir desde a grandes perdas materiais até mesmo ao adoecimento físico e psíquico.

Existem 6 tipos de manipulação psicológica (Gaslighting, Alienação, Cavalo de Troia, Abuso de Gratidão, Perspecticidio, Tratamento de Silêncio), onde, na maior parte o manipulador coloca a vítima contra si mesma e a induz pensar que ele é uma boa pessoa. Além disso, o manipulador afasta a vítima de suas relações comuns, para não existir interferências. Ele tenta, de muitas formas, influenciá-la de acordo com seus desejos. Identificar uma possível manipulação é a forma mais clara de identificar um relacionamento abusivo, por exemplo.

Sinônimos de manipulação

  • Manejo
  • Falsificação
  • Manuseio

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice