Língua Portuguesa

Imoral: o que é, conceito e definições. Entenda!

O que significa imoral

Imoral é o termo originado do latim ‘immoralis’, que significa algo ou alguém que se comporta sem moralidade. Ou seja, que é contrário a alguma moral.

Uma pessoa considerada imoral é uma pessoa que se porta de uma forma contrária a sociedade, ao pensamento de um grupo ou de uma pessoa, por exemplo. O que nos leva a compreender que o termo pode mudar de acordo com pontos de vista. Ou seja, uma coisa pode ser considerada imoral para uma pessoa, mas não necessariamente para outra, e vice-versa.

Veja também – Significado de energúmeno

Mas no geral, uma pessoa é considerada assim por se portar com indecência, por ter falas, atos, pensamentos imorais ou obscenos. Além disso, a falta de caráter, de bom senso e de educação estão diretamente relacionadas a esse adjetivo.

Estruturalmente, as palavras que começam com ‘i’ antes de um subjetivo significam algo contrário, como negação e, dessa forma, acabam mudando o conceito original do subjetivo, tais como: impossível, indesejado, imoral, inadequado, etc.

Porém, como dito anteriormente, a imoralidade, algumas vezes, pode depender de pontos de vista. Sendo assim, algo imoral não necessariamente pode ser considerado ilegal, por exemplo:

  • Uma namorada que trai o seu namorado constantemente, apesar de sei imoral, não é ilegal.
  • Já uma pessoa que desvia verbas de uma ONG é imoral e o ato ilegal.

Em outras palavras, a imoralidade pode ter a ver com as regras sociais, com as leis que garantem a ordem do Estado ou ambas.

Sinônimo de imoral

  • Indecência, detestável, devasso, deplorável, imoralidade, abominável, etc.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica