Língua Portuguesa

O que é resenha? Saiba todas as definições e como fazer

Resenha é um gênero textual bastante explorado em meios acadêmicos e escolares. A resenha é usada para analisar e descrever, de forma crítica ou descritiva, alguma obra já terminada, sendo ela cinematográfica, literária ou visual. Lembre-se, resenha é diferente de resumo!

Além do significado formal, existe ainda, no meio informal, um significado diferente para a palavra. Como gíria, resenha significa uma brincadeira, coisa engraçada, e afins.

Quais as diferenças entre resenha e resumo?

Os termos resenha e resumo muitas vezes podem ser confundidos. No entanto, embora possuam objetivos parecidos, existem algumas diferenças na confecção e na finalidade desses textos.

Veja também – O que é onomatopeia?

O resumo apresenta uma visão geral de certo material já produzido, e compila as informações mais relevantes. Apresenta os dados de identificação, e uma breve descrição sobre o que a obra aborda, de maneira bem geral e mais concisa. É um texto para explanar de forma curta uma ideia ou assunto.

Já a resenha é algo mais elaborado e que exige um teor mais crítico. É um texto que apresenta todas as características do resumo, mas vai além disso. A resenha demanda uma visão ampla do autor acima dos temas tratados na obra que está sendo resenhada, pois é um texto que exige uma opinião.

Por um lado, temos o resumo que é um texto mais informativo e sucinto, e por outro, a resenha, que além de possuir conteúdos informativos, compila argumentos, informações e opiniões.

resenha

Tipos de resenha

Para produzir a resenha, é preciso ter um pensamento crítico, é uma produção que demanda isso, e também é uma ótima forma de exercitá-lo.

Existem dois tipos de resenhas, sendo eles a resenha descritiva e a resenha opinativa.

Resenha descritiva

É um texto geralmente mais demandado em ambientes acadêmicos, pois não exige muito da opinião do autor, e sim a descrição minuciosa acima da obra que está sendo analisada. A resenha descritiva apresenta características do resumo, só que bem mais detalhadas. É importante abster as opiniões, e apresentar apenas as descrições mais detalhadas sobre a obra. É bastante comum no meio literário e cinematográfico.

Resenha crítica

É o texto que demanda a visão crítica do autor acerca do tema que a obra foco da análise apresenta. Possui uma estrutura bem mais ampla, e além dos elementos descritivos, nesta mais resumidos, as críticas e opiniões do autor também são levadas em conta. É importante atentar-se ao uso da primeira pessoa durante a produção de uma resenha crítica, a opinião deve ser expressada, porém de maneira impessoal.

resenha

Como fazer uma resenha crítica

Caso você nunca tenha produzido uma resenha crítica, existem cinco passos básicos e essenciais que irão de ajudar a escrever uma. São eles:

  • Análise da obra: Antes de tudo, é preciso que você veja a obra foco da resenha com bastante atenção.
  • Revisão: Caso você não tenha entendido, ou tenha deixado passar algum detalhe da obra, não exite em voltar e rever ou reler de novo. Antes de escrever a resenha, você precisa ter entendido completamente o foco da sua análise.
  • Introdução: Todo texto bem escrito precisa de uma introdução para situar o leitor do que se trata. Na resenha não é diferente. Faça uma pequena introdução, apresentando todos os aspectos que irão ser revistos em seu texto, e descreva um pouco da obra que você está analisando.
  • Apresentação: Como já foi dito, a resenha crítica apresenta elementos descritivos. Então, no início do texto, é importante apresentar a obra e identificá-la minuciosamente. Apresente desde o nome do autor, até o enredo e o número de capítulos, não poupe os detalhes, isso é importante na produção de uma resenha crítica.
  • Crítica: Agora sim, depois de apresentar a obra por completo, é hora de expor sua impressão acerca do que foi analisado. Lembre-se de manter tudo impessoal, para isso você pode fazer citações de autores que possuam a mesma visão que você, ou até exemplos fáticos. O importante é manter o texto impessoal, para não deixar o leitor desconfortável, e para não parecer uma defesa ou ataque à obra.

O que quer dizer a gíria resenha?

Resenha também virou uma palavra presente na linguagem informal de muitos jovens. No nordeste, é muito comum usar “resenha” para se referir a algo engraçado, uma brincadeira, uma zoação.

Já no Rio de Janeiro, é usada para se referir a alguma atividade de lazer que propõe diversão, como por exemplo uma festa na casa de algum amigo.

resenha

Exemplo do uso de resenha

  • “A Maria é muito resenha, adoro ela”
  • “Vai rolar uma resenha hoje na casa do Joãozinho, vamos?”

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice