Expressões em inglês

O que é touch screen? Como funciona? Como surgiu?

Recentemente tem sido possível presenciar a popularização de aparelhos que contam com uma tela touch screen em sua composição, caracterizando praticamente uma revolução entre os dispositivos portáteis. Hoje em dia, é praticamente impossível considerar adquirir um celular que não tenha essa tecnologia, até mesmo porque ela já está disponível em preço bastante acessíveis para a população

Dessa forma, temos contato com ela todos os dias, tanto com nossos próprios aparelhos, quanto de bancos, lojas e outras instituições. Se você quiser saber um pouco mais sobre os tipos de touch screen, e como ela é usada, continue lendo esse conteúdo.

O que é touch screen?

Touch screen ou Tela sensível ao toque é um display que possibilita interagir com o sistema operacional de um aparelho apenas ao tocar em na tela. Seu uso se tornou muito comum ultimamente e praticamente todos os smartphones são fabricados com essa tecnologia por conta de sua experiência mais dinâmica, prática e intuitiva do que com o uso de equipamentos externos como teclados e mouses.

Apesar de seu sucesso ser mais recente, a tecnologia foi implementada pela primeira vez em um dispositivo a 46 anos atrás pelos engenheiros Frank Beck e Bent Stumpe, na Europa. Desde então, passou por várias evoluções e incrementações até que se popularizou muito com o lançamentos do iphone em 2007.

Saiba mais sobre:

No entanto, por mais que seja comum rotulá-la apenas como touch screen, ela se divide em tipos diferentes de tecnologia que tem a mesma funcionalidade, mas trabalham de formas distintas. Assim, vão existir algumas que acabam sendo melhores do que outras dependendo com o que serão usadas, e isso pode influenciar na hora de escolher um aparelho. Veja os tipos de touch screen no mercado:

Tipos de touch screen e como funcionam

Eles todos irão funcionar no toque do seu dedo, mas a partir de princípios tecnológicos diferentes que refletem na qualidade desse equipamento. Todos nós gostamos de saber um pouco mais sobre aquilo que estamos comprando, certo? Portanto, veja como cada um dos tipos de touch screen funciona e suas vantagens:

Resistivos

Duas camadas de material são colocadas em cima da superfície da tela do aparelho: uma condutara, e outra resistiva. Elas são separadas por uma distância milimétrica e quando entram em contado geram uma informação para o dispositivo que calcula onde foi que elas se tocaram. Ou seja, basicamente quando seu dedo ou alguma outra coisa encosta na tela, é reconhecida pelo sistema e provoca uma resposta nele. Sendo assim, ela:

  • É o tipo mais primitivo e barato do mercado
  • Bloqueia parte da luz emitida pela tela
  • É mais facilmente danificada
  • Precisa de manutenção
  • Detecta toque de qualquer material, mas não dois simultâneos

Capacitivos

Esse tipo tem o mesmo princípio do primeiro, mas conta apenas com uma camada de material condutivo e o papel da segunda camada é feita pelo próprio usuário. Isso porque nosso corpo conduz energia, então o sistema é capaz de detectar um toque no aparelho contanto que seja feito com o dedo ou outro material condutor, como uma caneta. Ou seja:

  • Libera muito mais luz da tela do dispositivo
  • Precisa ser usado com os dedos ou com outro material condutor (caneta especial e etc.)
  • Detecta dois toques simultâneos
  • Os dedos e a tela precisam estar limpos para funcionar direito

Infravermelho

Um pouco mais moderna, essa técnica se difere das outras duas porque não usa materiais condutores, mas sim leds que são dispostos ao redor da tela e emitem essa luz infravermelho pela sua superfície. Quando um raio de luz é interrompido, o sistema detecta um toque.

  • Qualquer interrupção no infravermelho registra um toque, então funciona em qualquer material;
  • Permite a emissão completa da luz da tela;
  • Consome menos energia;
  • Multitoque;
  • Alta detecção.

Surface acoustic wave

Através de sensores dispostos ao redor do aparelho, o sistema é capaz de captar com bastante precisão vibrações feitas na superfície da tela através dos toques. Isso resulta:

  • Num aparelho com alta detecção (salvo quando o toque é feito com objetos muito pequenos)
  • Funciona perfeitamente mesmo com a tela ou os dedos sujos
  • Só detecta toques em movimento

Sensores óticos

Aparelhos com esse tipo de touch screen possuirão sensores de luz atrás da tela do aparelho. Dessa forma, ao toca-lá, serão detectadas as sombras feitas pelo objeto que dirão a localização exata desse contato.

  • Alta precisão
  • Independe dos dedos e da tela não estarem gordurosos
  • Menor preço
  • Não funciona no escuro

O que é possível fazer com o touch screen?

Hoje em dia usamos essa tecnologia mais amplamente nos smartphones, onde podemos usar o sistema operacional do aparelho de forma interativa, além de fazer downloads de outros aplicativos que nunca poderiam ter sido pensados sem a existência do touch screen. Muitos deles são jogos, como o Dynamix que exige muita agilidade e toques simultâneos, a única forma de jogar sua versão difícil com um mouse seria se você fosse excepcionalmente veloz e ágil.

Saiba mais sobre:

E isso é um fato, pesquisas indicam que , no Brasil, existem mais smartphones do que pessoas, mas provavelmente se você leu o intertítulo anterior deve ter percebido que nem todos esses tipos de touch screen funciona nesses dispositivos.

Isso porque existe uma grande variedade de aparelhos que usam dessa tecnologia hoje em dia, como os caixas de banco, aparelhos para pegar fichas em hospitais, comprar ingresso no cinema, entre outras coisas. E cada tipo de touch funciona melhor para determinado tipo de fim. Por exemplo, um celular com sensor ótico não seria muito útil se fosse usado dentro do quarto com a luz apagada a noite, não é mesmo? mas seria muito útil para ser usado num caixa de branco.

Por fim, fizemos esse texto para falar sobre a tecnologia touch screen que conquistou os consumidores, que agora não se imaginam sem ele. Esperamos que tenha aprendido essa definição e tirado suas dúvidas, nós escrevemos pensando em ajudar os leitores que estejam procurando conceitos e buscamos passar por todos os pontos que possam ser interessantes. Se você gostou desse texto, não deixe de conferir significados de outras palavras e compartilhar com seus amigos!