Língua Portuguesa

O que é onipotente? Veja o que significa

Deve-se ao texto bíblico, ao conjunto de livros mais lidos e distribuídos da história, a biblioteca sagrada, a bíblia, a popularização, o emprego de determinados termos que só vemos com mais frequência nas escrituras, como iniquidade, varão e onipotente.

Ouvir essa palavra logo lhe faz te lembrar de suas irmãs que quase sempre acompanham a primeira no relato bíblico, o trio de ouro onipotente, onisciência e onipresença.

Esses termos geralmente são empregados para qualificar, descrever atributos, qualidades do Deus das principais religiões, cristianismo, judaísmo e muçulmana.

Veja também – Significado de ergonomia

E seu uso constante indica que seu significado é precioso, é algo excepcional, fora do comum, afinal, ao que parece é um adjetivo para se definir, qualificar, uma entidade divina, Deus.

E o que vem ser “onipotente”? O que significa e quais os atributos para se tornar um? E também não poderíamos deixar de fora uma breve explicação sobre os termos “coirmãos” de onipotente, que quase sempre estão acompanhados do primeiro e também são adjetivos especiais, usados para se referir, se dirigir, qualificar entidades divinas. Que são eles: onisciente e onipresença.

Se ficou interessado em conhecer mais, em ficar por dentro do significado de onipotente, o que exatamente descreve, se refere, porque é usado frequentemente na bíblia para se referir a Deus, leia os tópicos abaixo a seguir.

Prossiga na leitura!

A origem do termo

Onipotente é formado, deriva-se da fusão de duas palavras do idioma latino, mãe de todas as línguas, “omni” e “potens”.

Esses termos significam, respectivamente, “pleno”, “todo”, “completo” enquanto que o outro significa “poderoso”.

Ou seja, se reunirmos o significado das palavras em português verá que o que se forma, não só em termos de grafia, mas de significado, a palavra onipotente ou “Todo-poderoso”.

E qual seria a dimensão desse poder? Que abrangência e condições pode alcançar ou se limitar? Seria capaz de abrir os mares, transformar cajado em cobra, mandar uma chuva de gafanhotos, provocar um dilúvio homérico e reconstruir todo um planeta?  Seria capaz de construir um do zero e todos os seres que o habitam?

Bem, onipotente, consultando os dicionários significa um ser que é capaz de fazer tudo, cujo poder não tem limites, um ser ou entidade autossuficiente que não precisa da ajuda de ninguém, é a afirmação de que é poderoso em todos os sentidos.

Ou seja, além de todas as façanhas, os milagres citados acima, que segundo os registros bíblicos de fato ocorreram, ainda seria capaz de resolver o trânsito de São Paulo, o desemprego no Brasil, a reforma da previdência e a seca de títulos do SPFC, ou seja, não há limites para alguém onipotente. Mas isso significa, pegando o exemplo do Deus bíblico, que, uma vez sendo onipotente, Deus seria capaz de fazer qualquer coisa? E por que não faz?

Isso é tema que vale um tópico inteirinho dedicado a ele, que o receberá logo adiante,  mas por ora vamos nos debruçar sobre o significado bíblico da palavra onipotente, sob qual contexto é empregada, para entendermos essa questão sobre os limites, a ação ou omissão da entidade divina.

onipotente

Onipotente na bíblia

Curiosamente na bíblia a palavra onipotente não é encontrada uma única vez sequer nos relatos, no entanto, o seu significado é aparente em várias passagens e a palavra melhor empregada para descrever o conteúdo de alguns termos em hebraico, uma das línguas originais em que a bíblia foi escrita, é exatamente onipotente.

Um desses termos que é substituído por onipotência em nosso idioma é o El Shaddai, que significa Deus das montanhas, em referência a imponência, majestade, grandeza da montanha, mas que no nosso idioma foi traduzida como “Deus Todo-poderoso”.

Outra expressão que marca a qualidade de poder sem limites e inconteste de Deus são os termos “Yahweh” e “Elohe Seba’ot” que seria o equivalente a “Senhor dos Exércitos”.

Ou seja, onipotente na bíblia é a designação da majestade, do poder divino e ilimitado do Deus vivente, “Governador de Tudo”, de poder absoluto e sem contraposição, sem equivalência no universo.

Analisando o texto bíblico, apreciando que em nenhum momento é dito claramente o tamanho da magnanimidade divina, é apenas sugerida, subentendida por meio de seus atos, entendemos a dimensão de sua grandiosidade e que também não há outro ser que pareça portar poder semelhante. Com isso, é possível concluir de que não há ninguém que se assemelhe em poder ao criador e por isso ninguém mais pode ser chamado, classificado, qualificado como onipotente, é um título exclusivo de Deus.

O poder ilimitado de Deus

Agora podemos nos debruçar sobe aquela questão de poder e obrigações. Se o Deus cristão, judeu ou muçulmano tem poder ilimitado, nada fica de fora de seu alcance, significa que ele pode fazer o que bem entender?

Não é bem assim, porque uma coisa é ser onipotente, ter condições de realizar alguma proeza, ter poder para tanto, outra coisa é a vontade de fazer o que bem entende. E Deus não pode entrar em contradição, ir contra a sua própria natureza. Deus não pode mentir, ir de encontro a sua própria palavra.

Onisciência

E o que significa aqueles termos que vem sempre acompanhando a onipotente nos textos bíblicos? Por serem parecidos são sempre temas de confusão, mas para evitar tal erro, basta fixar:

Onipotente: que é Todo-Poderoso, autossuficiente, que não precisa da ajuda de terceiros, capaz de fazer tudo;

Agora onisciência é a qualidade daquele ou aquela que tem todo o conhecimento do mundo, que está a par de todos os ângulos possíveis, que não lhe escapa informação, segredo.

onipotente

Onipresença

Talvez seja a mais popular e empregada com mais frequência, a onipresença. É o poder de se está presente em todos os lugares, em toda a parte.

Então reveja a lista:

  • Onipotente: poder sem limites;
  • Onisciência: conhecimento absoluto, capaz de enxergar todos os ângulos;
  • Onipresença: capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Sem dúvida características que somente um deus seria capaz de carregar.

Gostou desse conteúdo sobre onipotente?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nossa sessão de religião.

About the author

yasmin