Língua Portuguesa

O que significa possessivo? Por que é prejudicial? Veja aqui!

Existem pessoas que o consideram amoroso, outras o veem como ciumento e existem aquelas que acreditam que são apenas demonstrações de afeto. Ser classificado como um possessivo não é tão legal assim e dependendo das manifestações que apresentam, são considerados prejudiciais muitas vezes. Entenda de uma vez o que significa essa palavra e porque é tão prejudicial ter atitudes possessivas.

Alguns valores na sociedade hoje em dia estão completamente trocados e o ter se tornou muito mais importante do que o ser.

Veja também – Significado de sugar baby

Quanto mais você tem, mais importante você se torna em relação as pessoas e a sociedade de maneira geral. Acontece que esse sentimento de posse começou a existir em relação a pessoas.

O possessivo é aquele que tem um sentimento de posse tanto em relação a bens materiais como em relação a pessoas.

Muitas vezes esse sentimento é confundido com os ciúmes, aliás um não vive sem o outro, pois é muito difícil um ciumento não ser possessivo.

O que significa ser possessivo?

Assim como a maioria das palavras do nosso vocabulário, a palavra possessivo tem origem no latim possessivus. Basicamente o seu significado quer dizer, aquela pessoa que tem um sentimento mal resolvido de posse ou desejo por pessoas ou coisas materiais.

Esse adjetivo masculino em inglês é chamado de possessive e em espanhol é chamado de posesivo.

Um indivíduo que é considerado possessivo, significa basicamente que possui uma tendência a querer ter a posse de algo ou alguém. Esse sentimento começa a se tornar perigoso quando a liberdade de outra pessoa começa a ficar limitada.

Na língua portuguesa existem os pronomes possessivos, todos eles conseguem descrever perfeitamente o que significa de verdade essa palavra. Variações como minha e meu, são utilizadas com frequência por quem tem comportamento possessivo.

Frases como “minha mulher”, “meu carro”, são comuns em quem enxerga as coisas como uma posse. Neste tipo de comportamento, não existem diferenças entre o bem material e a mulher por exemplo.

Geralmente, esse sentimento não está ligado a algo positivo e saudável e sim a coisas negativas.

É muito importante ficar atento a todos os comportamentos de uma pessoa que apresenta esse tipo de característica, pois ela pode agir de maneira completamente prejudicial às pessoas com as quais convive.

possessivo

O que é um ciúme possessivo?

Os ciúmes em si, já é um sentimento péssimo e totalmente negativo, quando se transforma em possessivo então, nem se fala.

A pessoa que apresenta o ciúme possessivo começa a manifestar sentimentos de posse em relação a pessoa com quem se relaciona de maneira doentia. A pessoa é tratada como um objeto de posse de outrem.

Atualmente, episódios com esse tipo de comportamento possessivo e doentio vem sendo retratado cada vez mais nas mídias.

Muitas vezes, esse sentimento de posse vem acompanhado de episódios de agressão, tanto verbal quanto física.

Um exemplo clássico de frase dita por um homem com esse tipo de ciúmes, veja: “A minha mulher não vai sair com essa saia, porque é muito curta!”. Essa frase demonstra um sentimento de posse, porque o agressor está tirando a liberdade da outra pessoa. Ou melhor, ele acredita que pode fazendo-a acreditar que não sair com essa saia é melhor para ela, pois alguns outros homens vão olhar e ele vai ficar com ciúmes.

Por que é prejudicial ser possessivo?

O sentimento possessivo geralmente está ligado a algo negativo, de privação dos desejos daquela pessoa ou algo que você acha que possui.

Engana-se aquele que acha que pode ter esse sentimento e transformá-lo em coisa positiva.

Quando um relacionamento está ligado a sentimentos de posse, as brigas são frequentes e o clima de tensão surge sem motivos muito fortes. Qualquer coisa vira motivo de ciúmes por exemplo, e consequentemente a possessividade aparece.

Quando você cresce em uma família muito manipuladora, infelizmente tais sentimentos podem continuar na sua vida e você acaba refletindo-o na sua vida adulta, pois esse modelo foi aprendido desde pequeno.

É importante ressaltar, que tanto a pessoa possessiva quanto a pessoa que está sofrendo esse tolhimento da liberdade estão sofrendo e precisam de ajuda. Impor limites a pessoa que está te sufocando é um dos principais caminhos que você deve seguir. Você não pode ceder às pressões que está sofrendo e acha-las normais para evitar possíveis brigas, no final você verá que está alimentando a posse do outro.

possessivo

Conheça 5 sintomas de um relacionamento possessivo

Existem diversos sintomas que caracterizam um relacionamento possessivo, listamos apenas 8 para você conhecer. Acompanhe:

1 – Excesso de controle

As pessoas que apresentam esse sentimento de posse são altamente controladoras. Eles querem controlar absolutamente tudo a sua volta.

Fazer perguntas, uma verdadeira sessão de interrogatório é normal, saber os mínimos detalhes são fundamentais para o possessivo.

Se você convive com pessoas que sofrem com esses sintomas, se prepare, pois ele fará perguntas constantes, ele vai checar todos os seus passos.

2 – Muita carência

O excesso de carência é uma das marcas da pessoa que tem esse sentimento de posse, ela vai querer a sua atenção em tempo integral e os programas propostos para vocês fazerem nunca envolverá outras pessoas.

3 – Atitudes chantagistas

A chantagem emocional é comum, principalmente se você não fizer aquilo que a pessoa quer que você faça.

Frequentemente algumas situações serão jogadas na sua cara, principalmente os carinhos e a dedicação que você não está retribuindo.

Enfim, todas as culpas do relacionamento não estar bom serão sua.

4 – Ciúmes possessivo

O ciúme possessivo faz parte de um relacionamento desse tipo, como já dissemos anteriormente.

Esse é considerado um dos ciúmes mais prejudiciais de um relacionamento, com o passar do tempo ele vai se transformando em algo doentio, com manifestações de violência inclusive.

5 – Atenção exclusiva

Se você está se relacionando com uma pessoa possessiva, a atenção deverá ser exclusivamente dele.

Dividir você com outra pessoa é totalmente inviável.

Ele sempre acha que os seus amigos não são bons para você, sua família também não te faz bem e os colegas do seu trabalho então, nem se fala.

About the author

yasmin