Língua Portuguesa

Precoce: o que significa? Qual a definição?

A palavra precoce remete àquilo que está adiantado. É utilizada em vários contextos. Aqui, apresentaremos como aplicar a palavra em uma frase e quais são suas definições.

A gramática da palavra

Precoce é uma palavra que tem como sua origem o latim, de praecox. É um adjetivo comum de dois gêneros. Ou seja, ele não tem flexão para o masculino e para o feminino. Vejamos alguns exemplos:

  • Ela é muito mais inteligente que a média da turma. Ela é muito precoce;
  • Ele emite uma opinião sem ao menos escutar o que temos a dizer. Seu discurso é sempre precoce.

A palavra também possui outras variações. Pode também ser utilizada como um advérbio enquanto “precocemente”, ou seja, alguma coisa ou alguma situação que ocorre de maneira precoce.

Podemos destacar como seus sinônimos:

  • Adiantado;
  • Prematuro;
  • Rápido.

E seus antônimos:

  • Tardio;
  • Demorado;
  • Atrasado;
  • Retardado.

Significados de precoce e aplicações em frases

Um dos significados mais comuns da palavra precoce é algo que acontece antes do esperado como, por exemplo, o nascimento de uma criança. Caso ela seja prematura, podemos dizer que seu nascimento foi precoce, ou seja, a gestação não durou os 9 meses.

Veja também – Significado de abrupto

Os outros usos da palavra estão relacionados a este. Qualquer coisa que aconteça com antecedência pode ser considerado precoce.

Assim, se alguém tem o costume de chegar antes em seus compromissos, podemos dizer que uma das características dessa pessoa é ser precoce.

Precoce

Vejamos algumas aplicações em frases para facilitar o entendimento da palavra:

  • Ela é uma ótima atriz. É precoce! Começou muito cedo na televisão e hoje já está nos cinemas fazendo sucesso;
  • Os jogadores de futebol têm de se desenvolver de maneira precoce para que possam chegar mais rápido às categorias de profissionais;
  • O cachorrinho, logo que nasceu, já abriu os olhos. Seu desenvolvimento foi muito precoce;
  • Com 3 anos, eu já sabia ler e escrever. Com o estímulo de meus pais, acabei sendo uma criança precoce.

Assim, como vemos nessas utilizações, a palavra pode ser tanto usada para adjetivar alguém ou uma situação de maneira positiva ou negativa.

Nem sempre é bom ser precoce em alguma coisa, pois o desenvolvimento prematuro pode levar a algumas situações tanto constrangedoras como danosas à saúde.

Por conta disso, o termo precoce também é muito utilizado pelos médicos para designar alguns distúrbios e avanços inexplicáveis de doenças. Veremos algumas situações a seguir de como é usado o termo na medicina.

Demência precoce

Uma doença comum e que pode acometer as pessoas mais novas é a demência precoce. Ela foi estudada há mais de um século por Emil Kraepelin. Anos mais tarde foi nomeada de esquizofrenia.

Uma demência precoce é diagnosticada por meio de seus sintomas. O médico deve observar se a pessoa tem dificuldade em suas relações afetivas, se tem momento de excitação extrema, alucinações, ideias nada comuns e até mesmo desvios constantes de atenção.

Entretanto, como destacava Kraepelin, não era possível fazer o diagnóstico em uma análise do cérebro. Diferente de doenças como o Mal de Alzheimer, a demência precoce não causava modificações fisiológicas no órgão.

Ou seja, só por meio da observação torna-se é possível fazer esse diagnóstico. Portanto, é sempre bom consultar mais de um especialista para que se tenha mais de uma leitura sobre o que acontece com uma pessoa.

Essa doença só seria redefinida anos mais tarde com Eugen Beuler, que a identificou como uma demência de fato. Assim, a nomeou de esquizofrenia.

Hoje, o termo na demência precoce ainda continua em uso. Mas, também já é relacionado a outras doenças, como o Mal de Alzheimer, identificando assim as pessoas que acabando tendo esse distúrbio quando são muito novas. Comumente, os idosos são acometidos por ela.

O seu tratamento é variado e depende de cada paciente, bem como sua prevenção, em que não há muita exatidão de como ela pode ocorrer. Permanece sendo uma discussão fértil para a área da medicina.

Precoce

Ejaculação precoce

Um outro distúrbio em que essa palavra é utilizada refere-se à ejaculação masculina.

Comumente é visto como um tabu para ser comentada e alguns homens até mesmo têm preconceito sobre isso.

A ejaculação precoce ocorre quando o homem tem um orgasmo logo após começar a relação sexual. Esse distúrbio acomete inúmeros homens e  possivelmente irá acometer todos em algum momento de suas vidas.

O problema não é se isso ocorre uma vez ou outra, mas, sim, se vira algo constante. Caso isso aconteça, é fundamental procurar um médico o quanto antes para facilitar o tratamento.

As suas causas são inúmeras, podendo ser até mesmo psicológicas. Por isso, é preciso consultar um médico para ver o que acontece.

Mesmo que não seja de natureza psicológica, a ejaculação precoce tende a abalar fortemente o emocional de muitos homens e pode acometer indivíduos de várias idades.

Uma de suas maiores causas é a ansiedade e não existe qualquer estudo que comprove que a ejaculação precoce ocorre por questões físicas, mas algumas doenças relacionadas ao cérebro também podem fazer com que ela aconteça.

Ou seja, o seu acontecimento pode ser apenas um sintoma de uma outra doença mais grave.

Com a incompreensão do que está acontecendo e devido a uma certa pressão da sociedade para que ele nunca demonstre fraqueza, acaba tendendo a ter alguma outra doença como a depressão.

Portanto, esse distúrbio acaba atingindo outras pessoas. Não somente pela questão sexual, mas por afetar o próprio comportamento do homem.

Por isso, é preciso que se trate sempre da maneira mais leve possível deste assunto. E é preciso, também, incentivar cada vez mais os homens para que busquem ajuda e possam melhorar a sua qualidade de vida.

Considerações finais

A palavra vista neste artigo possui muitas significações, nem todas elas com cunho positivo.

Tenha atenção principalmente aos seus usos pela medicina. A palavra pode se referir a doenças ou distúrbio graves que podem acometer qualquer um.

Agora que já aprendeu mais sobre a palavra precoce, não deixe de utilizá-la. Enriqueça o seu vocabulário e o das pessoas ao seu redor.

About the author

yasmin