Língua Portuguesa Meio Ambiente

Significado de sazonal: entenda o que quer dizer (com exemplos)

Apesar de um termo muito utilizado no decorrer de um ano, a palavra sazonal ainda apresenta muitas dúvidas sobre seu significado e também o seu emprego, até mesmo em sua área mais comum: a econômica.

Isso porque o fator da sazonalidade nos mercados atinge os empresários e compromete a produção de inúmeras empresas, mesmo que tudo isso ainda represente novas oportunidades. Então, como poderíamos definir o vocábulo sazonal? Esse impacto na economia é positivo ou negativo? Isso tudo é o que podemos descobrir jutos a partir de agora!

O significado

Ao analisarmos o termo “sazonal” dentro do nosso contexto didático, nos dicionários da língua portuguesa o vocábulo é um adjetivo e apresenta relação direta com os seguintes significados:

  • Ocorre sempre numa determinada época do ano;
  • Faz referência às estações;
  • Faz tarefas sempre num mesmo período do ano;
  • Próprio de uma estação.

Ainda pela sua etimologia, vale lembra que o termo “sazonal” temem tem origem da palavra em latim satio, com derivação do verbo serere, que significa “semear” ou “plantar”. Agora, sim, ficou mais fácil de entender sua relação com a economia e as estações do ano. Isso porque, nas épocas antigas, a estação do plantio era associada ao termo, o que deu o significado definitivo do vocábulo.

O fator da sazonalidade

Como você observou, período sazonal é todo evento, comportamento ou ocorrência cíclica que surge sempre em determinadas épocas seguindo intervalos determinado e conhecidos, isso significa que esse período apresenta sempre um padrão de repetição.

Para quem vive do campo, por exemplo, existe a sazonalidade para plantio e colheita, pois cada alimento e espécie tem sua própria reação ao clima e são cultivados no seu melhor período. E esse ciclo sazonal também vale para produtos como sorvete e cerveja, que apresentam muita demanda nas estações de temperaturas elevadas e geram maior consumo consequentemente.

O mesmo podemos dizer sobre a produção e venda de chocolates em datas como a Páscoa, onde os tradicionais ovos são consumidos em larga escala como presentes de gratidão e uma forma de celebração religiosa. Como dá para notar, a sazonalidade tem impacto profundo e direto na geração de riqueza e nos negócios.

Outro fator fundamental em todo período sazonal são os espaços distintos de tempo em que eles ocorrem. Conforme você poderá conferir no tópico abaixo, as sazonalidades podem ser anuais, mensais, semanais e diárias, mesmo que ainda existam alguns poucos eventos aleatórios.

Ciclos comuns de sazonalidade

Em relação ao emprego mais comum nas áreas de mercado, produtos e economia, é possível classificar cada fase sazonal analisando o intervalo temporal de sua ocorrência. Observe abaixo esses períodos mais utilizados no cotidiano.

Sazonal anual

Toda estação do ano é um dos melhores exemplos para demonstrarmos como a sazonalidade anual tem grande influência sobre nosso consumo e até mesmo etilo de vida. Dos extremos e opostos inverno e verão, as demais estações também deixam sua marca quando o assunto é a produção, o consumo e o comportamento dentro da cadeia produtiva.

Sazonal mensal

Este ciclo sazonal é mais comum em redes de varejo, como supermercados e shoppings. Tudo porque a demanda de serviços e produtos é maior em datas relacionadas ao pagamento dos salários dos trabalhadores, ocasionando um aumento nas vendas nessas épocas.

Sazonal semanal

Em determinadas áreas da economia, esse período sazonal costuma incidir em diferentes dias da semana. É o caso das segundas-feiras, pois elas costumam ser próprias para as pessoas começarem a malhar em academias. Já para o ramo dos clubes, boates e bares, são os fins de semana que geram maior consumo devido ao grande número de pessoas que procuram relaxar com lazer e descanso.

Sazonal diário

Pode não parecer, mas ao longo de um único dia os comportamentos variam muito em relação ao consumo. Como um exemplo clássico e habito de milhões de pessoas, são inúmeras as padarias que apresentam pico de vendas nas primeiras horas do dia e começo de noite.

Para dar mais um exemplo sobre o impacto de um período sazonal em nossas vidas, a rotina diária de todo restaurante apresenta alto giro de clientes nos horários de almoço e janta, ainda mais se a localização do comércio estiver atrelada à presença próxima de muitas empresas e indústrias e seus inúmeros executivos e funcionários que precisam se alimentar.

As datas sazonais mais importantes

Dentro de um calendário sazonal bem planejado, existem uma série de datas com importância quase que vital para os diferentes setores da economia e, claro, para nossas vidas. Entre as melhores épocas em que essa sazonalidade apresenta sua força, listamos abaixo algumas das mais valiosas épocas para nosso varejo. Confira se você percebe alguma influência direta no seu cotidiano.

Natal

Esta é a maior e melhor data sazonal para o varejo em diversos países, inclusive o Brasil, devido ao forte consumo das famílias de diferentes classes sociais e econômicas. Pelas questões religiosas ou mesmo elo apelo emocional das trocas de presente, a geração de negócios ainda é potencializada pela ampla diversidade nas categorias de produtos que são comercializados.

Dia das mães

Uma das maiores e mais importantes datas do varejo, a fase sazonal do Dia das Mães garante altos índices de vendas numa vasta gama de produtos relacionados às mulheres, como:

  • Vestuário;
  • Cosméticos;
  • Eletrônicos;
  • Sapatos e bolsas;
  • Acessórios;
  • Eletrodomésticos.

Carnaval

Uma das maiores festas populares do mundo não poderia ficar de fora de um calendário sazonal estratégico. Isso porque, apenas o nosso carnaval, gera a produção, a venda e o consumo de uma infinidade de serviços e produtos de diversas áreas e setores econômicos, como:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Fantasias;
  • Transporte;
  • Preservativos;
  • Turismo;
  • Decoração;
  • Cosméticos.

Dia dos pais

Outra importante data comemorativa sazonal, o Dia dos Pais também tem importância vital para aquecer as áreas do varejo. Para reforçar esse fato, a lista de produtos consumidos aqui são direcionados a um público específico, mas a cada ano sempre garantem um alto giro nas vendas, como os exemplos abaixo:

  • Eletrônicos;
  • Calçados;
  • Roupas.

Dia das crianças

Aqui a data sazonal é tão importante que não fica apenas localizada num único dia, pois o comércio no Dia das Crianças já está atingindo quase o mês todo. Como ponto forte, claro, é a venda de todo e qualquer produto infantil, com forte presença dos eletrônicos e brinquedos.

Volta às aulas

Falando ainda sobre num público que move quase todo período sazonal, a cada começo de ano há uma grande procura pelos materiais escolares, como livros, cadernos e canetas. Até mesmo serviços como os de transporte voltam para a aquecer a rotina de escolas Brasil afora.