Expressões em inglês

Self service: entenda o conceito e o significado

Existem diversas expressões que ouvimos e até falamos em nosso dia a dia, mas que nunca paramos para pensar no que elas verdadeiramente significam. Além dos termos da língua portuguesa que são diferentes e de pouco uso, nós também costumamos utilizar termos em outras línguas, principalmente em inglês, em diversas situações. Um desses termos é self service, sobre o qual falaremos hoje. Entenda aqui seu conceito, significado e como ele é utilizada por nós no dia a dia.

O que é self service?

O termo self service refere-se a qualquer tipo de serviço prestados por algum estabelecimento em que o cliente realiza determinadas tarefas que normalmente são feitos por funcionários do próprio local. É uma prática muito comum e popular em diversos países no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Separamos alguns exemplos para que isso fique mais claro para você.

Um posto de gasolina onde o próprio motorista do carro utiliza a mangueira para realizar o serviço, é um tipo de self service.

Um restaurante onde a pessoa pega seu prato e os alimentos que deseja ingerir naquela refeição, também é um exemplo de self service. Essa, inclusive, é uma das formas mais tradicionais de utilizar esse serviço no Brasil.

Em um mercado onde você utiliza um caixa automático para realizar o pagamento dos produtos também pode ser considerado um self service.

O próprio caixa eletrônico de um banco também é considerado self service, já que lá você efetua diversas tarefas que poderiam ser feitas por um funcionário de dentro do estabelecimento.

Em resumo, podemos definir self service como um estabelecimento, seja loja, restaurante, posto de gasolina ou banco, em que o próprio cliente faz o serviço, ou pelo menos parte dele.

Origem do termo

O termo self service tem suas origens na língua inglesa, que significa nada mais nada menos do que “serviço para si mesmo, uma espécie de “faça você mesmo”. O termo designa exatamente o que é o conceito desse tipo de serviço, que já explicamos anteriormente.

Ele é bastante utilizado no Brasil pela grande influência cultural estadunidense que o país sofreu durante o último século, fazendo com que não apenas esse, mas diversos outros termos fossem adotados em diversas situações comuns no dia a dia e também nas relações profissionais.

Alguns sinônimos do termo self service são autoatendimento, serviço próprio, autosserviço ou buffet e comida por quilo, quando falamos em restaurantes que adotam esse tipo de serviço.

Por que se usa o self service?

Que o self service é uma prática bastante popular no mundo inteiro já ficou claro. Porém, é necessário saber também por que isso ocorre e quais são as vantagens de se utilizar esse conceito de serviço. Algumas delas são:

  • Maior eficiência nos serviços oferecidos
  • Maior aproveitamento de funcionários
  • Redução de custos
  • Redução de tempo

Vamos falar sobre cada uma dessas vantagens e mostrar por que o self service fica cada vez mais popular no mundo.

Maior eficiência nos serviços oferecidos

Quando o cliente realiza parte do serviço que normalmente é feito por um funcionário, como o serviço de um garçom comum em um restaurante, por exemplo, ele faz isso da forma que achar melhor e mais agradável para ele. Isso faz com que cada cliente possa escolher exatamente a quantidade de cada tipo de alimento que quer e até qual pedaço da comida quer escolher, retomando o exemplo do restaurante. Essa liberdade acaba fazendo com que o serviço seja personalizado pelo próprio cliente, o que, inevitavelmente, também aumenta a eficiência do estabelecimento.

Maior aproveitamento dos funcionários

Quando os próprios clientes realizam parte do trabalho, o chefe de um estabelecimento pode organizar os funcionários para que eles realizem funções específicas e que possam melhorar a qualidade do atendimento. Nesse caso, pode existir até mesmo um funcionário que auxilie os clientes a utilizar as máquinas para pagamento, por exemplo.

Redução de custos

É inegável também que quando você adota o conceito de self service, você também acaba reduzindo custos, pois a folha de pagamento do estabelecimento também diminui. Vale lembrar que, em muitos casos, o investimento inicial pode ser grande, pois pode exigir a obtenção de máquinas e acessórios, mas, a longo prazo, isso acaba reduzindo bastante os gastos que o estabelecimento possui.

Redução de tempo

Outra grande vantagem que explica por que esse tipo de serviço é adotado cada vez mais é a redução do tempo de atendimento dos estabelecimentos. Além de fazer com que as pessoas escolham exatamente aquilo que elas querem e da forma que elas querem, o processo é todo agilizado e faz com que as filas nos supermercados diminuam, por exemplo. E com essa redução de tempo, é inevitável que haja também uma elevação na eficiência do estabelecimento em si.

Exemplos do uso do termo self service

Para mostrarmos o quando o uso desse termo se tornou comum e corriqueiro em nosso dia a dia, separamos alguns exemplos de falas que demonstram exatamente isso, além de também se encaixarem em situações diferentes.

“Hoje eu prefiro comer naquele restaurante self service. ”

“O mercado que abriu essa semana no meu bairro é self service e muitas pessoas estão animadas com essa novidade. ”

“O dono do restaurante decidiu que, a partir de agora, ele seria self service para reduzir os custos mensais. ”

“Desde que a loja se tornou self service, o tempo de espera para pagamento caiu pela metade”.

“Eu gosto de variar na minha escolha de restaurantes, às vezes gosto de ser atendido por garçons, mas também gosto dos self services em que posso escolher exatamente o que quero. ”

Considerações finais

Por mais complexa e cheia de termos que seja a língua portuguesa, nós também precisamos estudar termos em outras línguas para viver no mundo globalizado de hoje em dia. E a utilização desse tipo de palavra mostra não só que ela já faz parte da nossa cultura, mas também como é importante sabermos o que ela significa e qual é seu conceito. Portanto, exercite seu conhecimento sobre todas as palavras que você considerar importante.